|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
Redação e Agenda/Diário Para acompanhar o processo de desenvolvimento de projeto o
aluno utiliza um caderno/agenda que funciona como um diário de bordo de um
processo com muitas idas e vindas. Nele são relatadas as situações vividas em
cada encontro, suas impressões, sentimentos e aprendizagens. O importante em
cada redação é o registro dos modos de fazer com os quais o aluno está
convivendo, a arte da pessoa com a qual ele está compartilhando seu tempo,
seu olhar; a (com) vivência, quando for o caso, com a sua dupla. No diário
fica registrado, portanto, o que ele viu, o fato que vivenciou e as perguntas
que passou a se fazer em função da sua experiência. O aluno deve ficar atento
às atividades propostas pelo intercessor, e partir delas se perguntar: Quais
foram? Como foram propostas? Com que palavras? Em que situações ele teve que
interceder com o grupo ou com alguém do grupo? Quando o intercessor ficou
contente durante a execução da proposta? Em função de qual acontecimento? Que
explicações ele deu durante a atividade? Que dúvidas ou perguntas foram
feitas pelo grupo ou pelo aluno de projeto? As gratidões de cada dia também são colocadas no caderno,
podendo estar inseridas na redação ou destacadas. É importante que os
adjetivos sejam evitados, porque eles escondem a riqueza do fato vivido que
vai ser descrito e ocultam, também, o aprendizado que acontece nessa rica
relação entre os alunos de projeto e os demais participantes do trabalho. A
escrita é, pois, um preTEXTO para que possamos (re)ver, (re)pensar, (re)dimensionar
e, acima de tudo, (re)viver o que aconteceu em cada encontro com o
intercessor e os demais participantes do processo. O mais importante é reconhecer na escrita uma aliada no
desenvolvimento do trabalho e não o contrário. Desta forma, tudo o que foi
vivido com prazer e compromisso, e escrito como a “sua verdade”, vai ficar
guardado “de cor” (de coração!) por todas as pessoas envolvidas no processo. Os diários são recolhidos 3
vezes, pelos Professores Orientadores, durante o semestre para acompanhamento
e avaliação. Mas as redações e gratidões serão revisadas pelo Professor(a)
Colaborador(a) de Escrita, diariamente, precisando ser enviadas por email
assim que forem produzidas.
|
|
|
|||
|
|
||||
|