Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

Redação e Agenda/Diário

 

Para acompanhar o processo de desenvolvimento de projeto o aluno utiliza um caderno/agenda que funciona como um diário de bordo de um processo com muitas idas e vindas. Nele são relatadas as situações vividas em cada encontro, suas impressões, sentimentos e aprendizagens. O importante em cada redação é o registro dos modos de fazer com os quais o aluno está convivendo, a arte da pessoa com a qual ele está compartilhando seu tempo, seu olhar; a (com) vivência, quando for o caso, com a sua dupla. No diário fica registrado, portanto, o que ele viu, o fato que vivenciou e as perguntas que passou a se fazer em função da sua experiência. O aluno deve ficar atento às atividades propostas pelo intercessor, e partir delas se perguntar: Quais foram? Como foram propostas? Com que palavras? Em que situações ele teve que interceder com o grupo ou com alguém do grupo? Quando o intercessor ficou contente durante a execução da proposta? Em função de qual acontecimento? Que explicações ele deu durante a atividade? Que dúvidas ou perguntas foram feitas pelo grupo ou pelo aluno de projeto?

As gratidões de cada dia também são colocadas no caderno, podendo estar inseridas na redação ou destacadas. É importante que os adjetivos sejam evitados, porque eles escondem a riqueza do fato vivido que vai ser descrito e ocultam, também, o aprendizado que acontece nessa rica relação entre os alunos de projeto e os demais participantes do trabalho. A escrita é, pois, um preTEXTO para que possamos (re)ver, (re)pensar, (re)dimensionar e, acima de tudo, (re)viver o que aconteceu em cada encontro com o intercessor e os demais participantes do processo.

O mais importante é reconhecer na escrita uma aliada no desenvolvimento do trabalho e não o contrário. Desta forma, tudo o que foi vivido com prazer e compromisso, e escrito como a “sua verdade”, vai ficar guardado “de cor” (de coração!) por todas as pessoas envolvidas no processo.

Os diários são recolhidos 3 vezes, pelos Professores Orientadores, durante o semestre para acompanhamento e avaliação. Mas as redações e gratidões serão revisadas pelo Professor(a) Colaborador(a) de Escrita, diariamente, precisando ser enviadas por email assim que forem produzidas.

 

voltar




Visite o site da PUC-Rio

Visite o site da PUC-Rio


e-mail: ana.branco@uol.com.br


english version