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Situação de Projeto
Para viabilizar a realização do exercício proposto pela disciplina de projeto 1, utilizando a metodologia do Design Participativo, é necessário que o aluno encontre uma determinada situação de trabalho com a qual vai conviver durante o desenvolvimento do projeto. A proposta é que o aluno procure
Gente que:
trabalha com gente: É necessário que o intercessor trabalhe com um grupo de pessoas, propondo atividades para esse grupo, para que o aluno de projeto possa observar as relações, as atividades propostas, as palavras usadas por ele no dia a dia do seu trabalho. O fato do intercessor trabalhar com um grupo de pessoas exige que suas intenções sejam externadas e, portanto, possam ser observadas. A quantidade de pessoas do grupo com o qual trabalha o intercessor facilita a inserção do aluno de projeto, de modo que sua presença possa ser diluída, integrada ao grupo.
realiza um trabalho que tem uma continuidade de tempo; É necessário que a atividade do intercessor tenha uma periodicidade que permita ao aluno um acompanhamento com ritmo de 2 encontros por semana, inseridos nos intervalos entre as aulas de projeto. É importante estar atento para verificar se a atividade escolhida não será interrompida durante o decorrer do semestre acadêmico.
faz uma atividade com a qual o aluno não tem intimidade; É proposto ao aluno que busque uma situação onde possa chegar com olhar de aprendiz. Quanto menos ele conhecer o assunto mais fácil será realizar o exercício da disciplina, ou seja , reconhecer o outro na sua singularidade, no seu modo próprio de agir e pensar. Por isso é importante também escolher uma pessoa com a qual não se tenha qualquer vínculo, seja de parentesco ou amizade.
realiza seu trabalho com entusiasmo; A escolha do intercessor deve ser pautada principalmente por esse fator, quer dizer, alguém que acredita no que faz, que realiza seu trabalho com paixão, com metas , intençõe e que acredita na possibilidade de estabelecer essa parceria com o aluno da universidade
É proposto ao aluno, então, sair do ambiente da Universidade para buscar grupos em atividade e escolher uma pessoa deste contexto com a qual irá realizar o projeto. É a busca de um encontro, definido quando se acha uma situação onde, tanto o aluno como o co-elaborador, se percebem interessados um pela proposta do outro. O grupo escolhido deve estar em plena atividade, ou seja, não deve depender da presença do aluno ou da proposta deste projeto. O que se pretende é que o aluno encontre em um grupo uma pessoa que exerce uma atividade com entusiasmo, que tem uma relação de aprendizagem, alguém apaixonado pelo próprio fazer. O aluno, através do seu trabalho voluntário, oferece seu semestre em encontros frequentes onde exercita o seu olhar, aprendendo a escutar, a fazer um trabalho mantendo a curiosidade, se envolvendo com as pessoas, procurando encontrar nas atividades que esta observando as motivações que orientam o caminho daquela pessoa com a qual está trabalhando.
É
importante ressaltar que a busca do outro não se dá aqui com uma intenção
funcionalista, onde se buscaria suprir falhas ou necessidades, muito
pelo contrário, ao invés de corrigir, melhorar, consertar ou facilitar,
busca-se perceber, compreender nas práticas que está observando/participando
as motivações da pessoa com quem se está projetando. Como ela faz cada
coisa? Pra que ? A serviço de que idéias? Para, procurando se inteirar
da situação com a qual está convivendo, tentar caminhar junto, na mesma
direção. O exercício proposto pressupõe um processo criativo interativo,
onde os elementos da criação não estão apenas no designer, mas principalmente
na sua capacidade de observar e de se envolver, trocar, interagir,
dialogar. É o entusiasmo do outro que se quer compartilhar,
é preciso um tempo de convivência com as atividades dessa outra pessoa
para começar a entender a graça, o brilho do seu trabalho e então poder
se tornar um parceiro. |
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e-mail: ana.branco@uol.com.br |
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