Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Universo Vocabular - Jogo de Palavras - Identificação do Objetivo

 

É o conjunto de palavras utilizado pelo intercessor no cotidiano durante as atividades que ele propõe. As falas escutadas vão constituir uma lista de palavras que chamamos de "Universo Vocabular".

Essa lista é copiada, palavra por palavra, em papéis separados, formando uma espécie de baralho, com aproximadamente duzentas palavras. Essas "cartas" são oferecidas de volta ao interlocutor com a indicação de que deve arrumá-las.

O intercessor as arruma graficamente, espalhando, agrupando, selecionando, organizando, ou mesmo se valendo do acaso. Esse arranjo gráfico é trazido pelo aluno para a sala de aula e apresentado à turma, acompanhado da descrição da situação da arrumação, ou seja, os alunos contam qual palavra ele pegou primeiro, em que momentos teve dúvida, quais os comentários que foram feitos durante a arrumação, que palavras ele quis acrescentar e como ficou afinal.

Quando o interlocutor arruma as palavras, o aluno redimensiona a significação delas e se aproxima um pouco mais do universo do intercessor com o qual está convivendo. Interpretando essa organização, o aluno, a turma os professores, ousam identificar possíveis objetivos daquele grupo contidos naquela organização gráfica de palavras. Todos os alunos são convidados a participar e tentar reconhecer a intenção contida em cada universo vocabular. São formadas diversas possibilidades, frases, para cada "jogo" de palavras, utilizando apenas as palavras contidas nos jogos de palavras. Essas frases são reencaminhadas para o interlocutor e ele, pensando e refletindo sobre seu fazer, define em conjunto com o aluno uma frase final que sintetiza sua proposta.

 

voltar



Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version