Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Colorindo a saída de sala de aula

 

Equipe:
Alexandre M Vieira - xandinhovieira@hotmail.com
Fernanda Stukart - fernandastukart@hotmail.com

Grupo social:
Professora Gláucia Carvalho - INES Instituto Nacional de educação para Surdos
R. das Laranjeiras 232
Laranjeiras - Rio de Janeiro
22240-001

Trabalhamos no Jardim I do INES com a professora Gláucia Carvalho, que trabalha no ensino fundamental de crianças com deficiência auditiva de quatro a seis anos. Gláucia acredita na perfeita adaptação entre os deficientes auditivos com a sociedade. A partir da identificação do universo vocabular da professora reconhecemos seu objetivo:

É ótimo quando a turma volta do passeio e entende.

Trabalhamos com o objetivo de levar as crianças para fora da sala de aula. A professora já organizava passeios mensais. Construímos um material que pelo seu tamanho favorece as crianças a brincar fora da sala de aula. Usamos como gincana pois o material que possibilita várias formas de uso. O material utilizado para a construção do objeto foi o EVA, por sua leveza e sua praticidade em limpar e guardar. Seis (6) tapetes circulares de 1m de diâmetro cabendo três crianças sobre cada um, servem de base para a brincadeira, embalagens de EVA armazenam as fichas que marcam os pontos. Coletes coloridos nas cores vermelho, verde e amarelo com o objetivo de identificar os times nas gincanas.

A embalagem do jogo foi feita com material e as cores do conteúdo.

Este conjunto de objetos está sendo usado como atrativo para propor a saída das crianças da sala de aula e com isso estimular o aprendizado dos sinais através da brincadeira.

Aprendemos a acreditar na simplicidade das coisas e em nós mesmos. Adquirimos alem da experiência, paciência e perseverança. Aprendemos a Ter olhos de aprendiz e curiosidade de criança para ser capaz de dividir suas alegrias.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AC e 1 AD
Professores: Ana Branco e Renata Eyer de Araújo

voltar



Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version