Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Conectores coloridos para nadar sem medo

 

Equipe:
Bruna Snaiderman- brusnaid@alternex.com.br
Nicolas Eberienos - nicos_picole@ig.com.br

Grupo social:
Professora Fabiana Tomé de Paula - Clube Campestre da Guanabara
Rua Alberto Rangel, 71
Leblon. Rio de Janeiro
CEP: 22450-160

Nosso projeto foi desenvolvido com a professora Fabiana Tomé de Paula, com crianças de 3 a 5 anos de idade, na natação infantil do Clube Campestre. Durante as aulas ocorrem muitas atividades e brincadeiras, como pique-pega, mergulho pra procurar bichinhos e passar pelos bambolês e "minhocas". Fabiana acredita que estas atividades permitam que as crianças aprendam a nadar, perdendo o medo inicial da água.

Através do universo vocabular definimos o objetivo do projeto: "Usar arco-íris para nadar sem medo com noção do corpo". Todos os exercício dados por Fabiana tem como objetivo desenvolver a noção de corpo e espaço através dos comandos (pular, abrir, fechar, bater), com o uso de materiais ("minhoca" de piscina, tapete flutuante, argolas, bambolês e pranchas).

Fizemos conectores que possibilitam a união de materiais e também de partes do corpo, como pé e mão. Os conectores foram feitos com tubinhos de plástico de sete cores (azul, roxo, verde, vermelho, amarelo, rosa e branco) e de três tamanhos (80, 40 e 20 cm) que passam por um ilhós fixado em fitas-cadarço preta (de 30 ou 15 cm de comprimento e 5 cm de largura) copm velcro costurado.

Fabiana usa os conectores de várias maneiras: Conectando duas minhocas para as crianças brincarem e passarem por baixo dos conectores, mergulhando; conectando a minhoca com bambolês pedindo que as crianças o ultrapassem; ligando as mãos das crianças para que nadem com elas conectadas.

Com a experiência do projeto aprendemos a ser "mente aberta", a desmontar idéias pré-concebidas e, desta forma, estar aberto a informações trazidas pela Fabiana e pelo meio. Descobrimos que com coisas simples podemos, através de experimentos, desenvolver um projeto. Essa experiência serviu pra aprendermos que um projeto é um processo que vai sendo construído diariamente na convivência com o intercessor e com o cumpromento das etapas.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AC e 1 AD
Professores: Ana Branco e Renata Mattos

voltar


foto - clique para ampliar

Clique na foto para ampliá-la


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version