|
Tubos flutuantes que respeitam o tempo de cada criança
Equipe: Grupo social: O trabalho foi desenvolvido na Escola de Natação Infantil da Academia Estação do Corpo, com a Professora Patrícia Marafelli. Patrícia acredita nos conceitos da psicomotricidade para, através de brincadeiras e jogos, desenvolver na criança a consciência de seu corpo. Segundo ela, o esporte, no caso a natação, permite fornecer a seus alunos uma sólida estrutura para uma vida adulta saudável e feliz. A partir da identificação do universo vocabular da professora, chegou-se ao objetivo do projeto: "Para formar campeões da vida, uma educação com psicomotricidade, esporte, de forma lúdica, com um beijo no amigo e na amiga, respeitando o tempo de cada um." No primeiro contato do grupo com o local de trabalho, percebeu-se que Patrícia utilizava muitas brincadeiras e objetos em suas aulas. O grupo desenvolveu um conjunto de 6 tubos de espuma expandida, que funcionam como flutuadores, com 40 cm. de comprimento e 5 cm. de diâmetro, nas cores amarela, azul e rosa. O conjunto contém, como elementos complementares, 5 conectores (mangueiras flexíveis), 12 tampas de PVC e um guarda-chuva colorido, guardado dentro de um dos tubos, como "surpresa". Os objetos são embalados em uma bolsa de tela branca, que favorece a evaporação. Patrícia utiliza os tubos de várias maneiras: cheios ou vazios, como apoio para o pescoço no nado de costas, para as mãos no nado de peito, entre as pernas como "poolbuoy", como cabo de guarda-chuva para treinar flutuação, entre outras. Ao unir os tubos, Patrícia montou um cabo, em que as crianças passam por baixo ou por cima, são puxadas, brincam de barco, jangada e ponte. O projeto permitiu ao grupo descobrir a riqueza a partir da simplicidade, pois tendo como base um tubo, possibilitou o desenvolvimento de vários exercícios, de forma lúdica. O processo foi um exercício de observação, escuta e de não interferência no trabalho da Patrícia, mostrando ao grupo sua importância para a realização dos objetivos. Aprendeu-se também que os desejos e emoções da professora, revelados por meio de palavras, músicas e expressões são a base central do processo, e prevalecem à lógica racional. A experiência também mostrou o valor da investigação, não limitada apenas aos materiais e modelos encontrados no mercado, mas favorecendo a criação de novos objetos ou a adaptação de produtos já existentes, para o alcance de seus objetivos. Disciplina: Art1031 Turma: 1 AC e 1 AD Professores: Ana Branco e Renata Eyer de Araújo |
Clique na foto para ampliá-la |
|||
e-mail: ana.branco@uol.com.br |
english version |