Cenários que ajudam a falar




Equipe:
Antonio Duarte
antoniodsn@gmail.com

Maria Miranda
mirandabmaria@gmail.com

Grupo social:

Amália Maria Araújo
amaliamaria@gmail.com

CIEP Presidente Agostinho Neto
Rua Visconde de Silva, Humaitá

O projeto foi realizado no CIEP Presidente Agostinho Neto, localizado no Humaitá. A intercessora foi Amália Araújo, responsável pela Oficina de Leitura e Informática do Ensino Fundamental. Durante suas aulas ocorrem atividades com música, origami e principalmente contação de histórias. A professora acredita que estimulando a criatividade e a fala dos alunos, eles terão vontade de estudar assuntos que ultrapassam os limites da escola. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Amália reconhecemos como tema para o projeto: “Turminha gosta de música, livro, filme e origami que ajuda a falar e a não desistir.” Essa frase reflete as atividades realizadas em sala de aula como o momento em que a professora abre espaço para todos os alunos darem suas opiniões e ideias sobre as histórias contadas. A partir das primeiras experimentações percebemos que a intercessora queria estimular as crianças a interagirem mais com as histórias, dando liberdade para elas recontarem da maneira como interpretaram. Dessa forma, construímos cenários para ajudar os alunos a falarem, montando suas histórias. Desenvolvemos um suporte em origami na forma triangular, feito de acetato transparente. Junto dele, desenvolvemos um conector do mesmo material na forma retangular. Para criarem as narrativas, foram feitas ilustrações dos personagens do folclore brasileiro, tema recorrente na maioria das aulas da intercessora, e dos alunos da escola, para as crianças se identificarem nas histórias. Além disso, foram entregues cartões em branco para serem desenhados completando as imagens que faltarem durante a atividade.

Conclusão Antonio Duarte

Agradeço a experiência de viver projeto, pois mostrou que a criatividade não tem limites. Ser desafiado a questionar cada detalhe e agradecer todos os dias por um aprendizado novo gerou em mim ter fé de que sou capaz de me tornar não somente um bom profissional mas também um ser humano melhor. Assim como os alunos da minha intercessora, termino esse semestre feliz, pois aprendi a falar e a não desistir. Agradeço a Maria por confiar em mim durante todo o processo. Trabalhar com uma pessoa que acreditou no meu potencial de maneira tão fiel gerou em mim conhecer o verdadeiro significado da amizade. Agradeço a Amália por acreditar que através da educação as pessoas são capazes de melhorar. Isso gerou em mim ter vontade de ajudar mais o próximo e abrir meu coração para novas realidades, pois elas podem transmitir grandes aprendizados.

Conclusão Maria Miranda

Essa experiência serviu para perceber a importância do agradecimento diário, pois nos ensina a valorizar cada ensinamento que é concebido a cada dia por diversas pessoas. Além disso, aprendi a ser mais planejada ao fazer minhas tarefas. Agradeço o Antonio por sempre me puxar para cima e me ajudar em minhas fraquezas, pois isso me ensinou que ele é mais do que um parceiro de projeto: um grande amigo. Ao mesmo tempo, gostaria de parabeniza-lo pelo o grande desenvolvimento pessoal que teve, visível ao longo do semestre. Agradeço a Amália, por ter sido extremamente atenciosa, e sempre querer nos ajudar em nosso projeto. Agradeço também os valiosos ensinamentos sobre origamis e sobre a educação pública, me dando mais noções sobre a realidade brasileira.

Conclusão e Avaliação de Amália Araújo

A dupla de estagiários deste ano, Maria e Antonio, se mostraram muito dedicados e sensibilizados com o trabalho desenvolvido na Sala de Leitura. A disponibilidade e relação deles com os alunos foi muito interessante. Os alunos ficaram bem curiosos com os experimentos propostos. Fiquei bem impressionada com o material final apresentado. Eles capitaram bem a necessidade do trabalho com contaçâo de historias e aliaram ao origami, inclusive na estrutura do material. Volto a confirmar a minha apreciação ao projeto de vocês nas escolas para desenvolver produtos. Fico feliz de participar e ver surgirem produtos personalizados destinados a educação.

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version