Biombo da Palavra

majununesmaju@gmail.com

Cristiane da Silva Mourão dos Santos
crimourao@ig.com.br

Escola Municipal República da Colômbia Rua Rosalinda Brand, 200 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22631-260

Realizamos nosso projeto com a Professora Cristiane Mourão, que leciona em uma turma de 6° Ano Experimental, na Escola Municipal República da Colômbia. Ela leciona todo o conteúdo do sexto ano, se utilizando materiais didáticos gerados e disponibilizados pela SME (Secretaria Municipal de Educação). Cristiane acredita que a possibilidade estar estudando e ter acesso a esses e outros livros e materiais didáticos pode ser considerada uma oportunidade para criar mudanças nos mundos particular e coletivo porém, qualquer transformação depende acima de tudo da atitude que os alunos assumem diante dessas e outras oportunidades que lhes aparecem diariamente. É dessa maneira que o fazer da nossa intercessora se relaciona com a frase objetivo.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Cristiane reconhecemos como tema para o projeto: “Atitude é oportunidade de criar mudanças no mundo”. Partindo das primeiras ideias, definiu-se que o objetivo do projeto seria projetar um suporte que estimulasse a comunicação entre alunos e professora e expusesse o material produzido diariamente pelos alunos.

Baseando-nos nas técnicas de origami, desenvolvemos um biombo de lona de algodão engomada, fortificado com placas de MDF. Cada face do biombo recebe uma pasta de acetato onde ficam alojados os trabalhos dos alunos.

A intercessora utiliza o suporte ao final das aula, quando propõe uma atividade que gera o material a ser exposto.

Conclusão Júlia Pinho Sartori
A experiência do Projeto foi realmente inesquecível. Esse semestre atípico me causou muito estresse, porém fez com que eu amadurecesse bastante. Eu havia sempre que encarar as situações com um olhar positivo, mesmo estando chateada e tensa, e isso me gerou um sentimento de que eu poderia fazer qualquer coisa se eu me esforçasse de verdade. Agradeço à Cristiane por estar sempre tão tranquila, mesmo em situações tensas. Isso gerou em mim que o pensamento de querer ficar tensa e nervosa não me ajudaria a resolver os problemas. Com sua atitude, Cristiane me ensinou a encarar a vida de outra forma. Agradeço à Maju por ser sempre tão alegre e carinhosa. Quando ela cantarolava e batucava ritmos brasileiros comigo, me sentia bem, como se nada pudesse me abater. Isso gerou em mim um sentimento de que eu poderia me superar cada vez mais, renascendo a cada dia e me tornando uma pessoa mais forte.

Conclusão Maria Júlia Nunes
Ao optar por fazer projeto com a Ana Branco e o Vicente não imaginava que ia me deparar com tantos obstáculos. Na última se- mana, eu e a Júlia, minha dupla, nos pegamos em um momento de desespero no seguinte diálogo:
“-Maju, isso não vai dar certo. Vamos ter que falar com eles e dar outro jeito.
-Pois é, mas é melhor já fazermos logo de outros jeitos e chegar lá com os problemas resolvidos. É verdade... Olha só, quem diria! Já estamos pensando como eles! Ainda bem né, antes tarde do que nunca!”.

No meio desse momento tragicômico foi que me dei conta que a experiência vivida nesse projeto me fez crescer, provavelmente em muitos sentidos outros do que aqueles percebidos por mim nesse momento. De imediato sou muito grata pela transformação do ouvir, do pensar e do fazer, regada pelo aprendizado semanal da vida (e quanta vida!) na barraca: de ser mais leve, de acreditar nos outros e em mim e acima de tudo de achar graça.

Agradeço à Cristiane pelo fato de acreditar que as oportunidades estão nas pequenas coisas que nos acontecem diariamente, que gerou em mim o aprendizado de ver em todos os momentos uma chance de crescer. Agradeço à Júlia por ter compartilhado comigo integralmente a experiência desse projeto, me provando que é possível realizar um trabalho em dupla em que ambas as partes estão igualmente envolvidas com o trabalho.

Avaliação da Intercessora
O período em que estive com Maria Júlia e Júlia em minha sala de aula foi muito gratificante, tendo em vista que elas sempre procuraram interagir com o que se estava trabalhando. Além disso, nos trouxeram vários experimentos que contribuíram e enriqueceram nossas aulas. O esforço delas em encontrar o experimento que tivesse melhor aproveitamento foi incansável, por isso concluo que os momentos de troca valeram a pena.

Professores: Ana Branco, Luis Vicente, Luciana Grether, Maria do Socorro Calhau

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br