Salvar o Planeta

Neuza Maria Bastos das Neves
neuza-neves@ig.com.br

Escola Municipal Almeida Garrett
Av. General Guedes da Fontoura, 470, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - 22620-032

Fizemos o projeto na Escola Municipal Almeida Garrett, na Barra da Tijuca, com a Neuza Maria Bastos das Neves, professora de núcleo comum do quarto ano.

Suas aulas são como conversas com os alunos: enquanto usa os livros didáticos e o quadro-negro como suporte, Neuza divide experiências pessoais e estimula seus alunos a fazerem o mesmo.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Neuza reconhecemos como tema para o projeto: “Fazer uma tempestade de ideias para ajudar a salvar o planeta”. As aulas da intercessora frisavam, com frequência, a importância de se deixar o planeta mais saudável e o incentivo à criatividade dos alunos se encaixa perfeitamente com isso.

Partindo da frase, construímos experimentos, alternativas e, por fim, protótipos que atendessem aos requisitos do partido adotado. Ou seja, que demonstrassem processos de preservação que dialogassem com o dia a dia das crianças e com o conceito dos três “R” aprendido em sala (reciclar, reduzir e reaproveitar). Como resultado, fizemos mais de 50 pranchas em A4 que ilustravam cada um dos três “R”. Em seguida, foram cobertas com acetato e costuradas com elástico. Para guardar todo esse material, usou-se carpete verde para se costurar bolsas sob medida.

Conclusão Lucca:

Nestes dois períodos trabalhando na Barraca aprendi demais. Os riquíssimos e inesquecíveis ensinamentos que captei vão desde técnicas de fabricação a lições de vida. Sou grato pela ajuda dos professores, dos monitores sempre muito ativos e dos oficineiros, que sempre aparecem com coisas novas e surpreendentes. O projeto 2 me fez um futuro designer mais versátil, prático e, sem dúvidas, sustentável. Digo que, como resultado da convivência com Neuza e com a família da Ana Branco e do Vicente, passei a ver o lixo com um valor imenso. Nunca em minha vida pude imaginar o quanto lutaria por um pedaço de papelão, uma garrafa vazia ou um papel Paraná usado pela metade. Peguei o usado, trabalhei com ele, fiz outros usarem e usei também. É esse o legado maior do meu projeto 2. Reutilizar.

Agradeço à Neuza por mergulhar de cabeça junto comigo nesta empreitada. Mesmo vendo que na primeira vez não havia dado certo, ela não hesitou em continuar trabalhando comigo. Como professora, certamente cumpriu o seu dever. Isto é, ensinou-me muito. Percebi que matéria não tem idade. Não importa se esquecemos das aulas de ciências do quarto ano ou de alguns ensinamentos de geografia do terceiro, relembrar é como aprender conteúdo novo. E tudo é importante, pois, em algum momento, veremos essa matéria ser cobrada de novo na prova da vida.

Agradeço à Luísa por ter conquistado a minha confiança sem ao menos ter percebido. Para quem já havia tido problemas com dupla, aceitar um novo companheiro no projeto não foi fácil. Foi se demonstrando apta, dedicada e habilidosa, que ela me deixou seguro o suficiente para dividir o meu projeto com ela, tornando-o nosso, finalmente. Surpreendi-me demais. Era confortante ver em Luísa que ela estava ciente da importância do nosso trabalho e, portanto, agiu sempre com seriedade e vontade. A ela, devo meus parabéns e um grande obrigado.

Luísa:
A experiência do projeto foi, sem dúvida, marcante. Aprendi a lidar melhor com minhas escolhas, a arcar com consequências e a manter a calma quando necessário. Ver o desenvolvimento de outras pessoas da turma também me ensinou muito sobre perseverança. Meus colegas foram, sem dúvida, heróis. Algo que não esperava foram os impactos de todas as pesquisas para desenvolver o conteúdo do protótipo em minha vida pessoal. Meus hábitos mudaram: reduzi meus gastos com certos produtos, procuro saber a origem de tudo o que uso para não contribuir com a exploração de certas matérias-primas e passei a enxergar o “lixo” de outra forma e a utilizá-lo até o fim. Continuo buscando maneiras de mudá-los ainda mais e, quem sabe, fazer outras pessoas entenderem essa necessidade.

Agradeço à Neuza por ter nos acolhido em seu ambiente de trabalho e por ter se esforçado para nos ajudar. Agradeço também por ter aceitado todo o trabalho extra que demos a ela. Isso gerou em mim ser mais tolerante com as pessoas e ouvir o que elas têm a me propor. Afinal, talvez possamos nos ajudar.

Agradeço ao Lucca por ser minha dupla no que sei que foi um grande desafio para ele. Espero, ao menos na maior parte do tempo, ter sido a dupla de que ele precisava. Agradeço por sua gentileza e penso que poderia ter sido mais gentil com ele. Agradeço por logo termos encontrado um bom ritmo e entrosamento, o que fez toda a diferença para conseguirmos chegar ao final. Isso gerou em mim entender que, num trabalho em grupo, deve-se dar valor ao que todos produzem e, mais do que isso, ao que cada um pode oferecer. Aprendi muito com o “Tio Grandão”, e agradeço por isso.

Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br