Compor e decompor o Humano na graça de aprender a ler

Dafne Rozencwaig de Faria e Souza
dafnerfs@gmail.com
Rodrigo Cagnani
rodrigocagnani@gmail.com

Ester Valente
evalente08@hotmail.com

Escola Municipal Dr. Cícero Penna
Av. Atlântica, 1976 - Copacabana

Realizamos o Projeto II na Escola Municipal Dr. Cícero Penna, em Copacabana, com a intercessora Ester Valente, professora de Núcleo Básico. Ao longo dos encontros, observamos e registramos suas falas na sala de aula. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Ester, determinamos a frase-objetivo para o projeto: “Faça chuva, faça sol brincar com os livros é a graça de aprender a ler”. O ponto crucial dessa frase são as últimas palavras que destacam a importância do aprendizado da leitura. Observamos que em todas as manhãs Ester estimula as crianças a ler, nos primeiros trinta minutos de aula, ela deixa os alunos livres para pegar algum livro na estante ou para desenhar. Por meio dos experimentos elaborados e relacionados na sanfona, definimos o Partido Adotado para o trabalho desenvolvido pela professora: Compor e decompor o Humano e as formas da prece com legendas. Essa definição mostrou-nos que o corpo humano seria nosso grande livro aberto às mais diversas interpretações. Como protótipo final, construímos um boneco de 1,45 m de altura feito com espuma e coberto por visco lycra azul, carpete e bolsos para enfiar as mãos. Como atividades complementares ao boneco, produzimos saquinhos com velcro, acrilon, plástico e malha, além de mini órgãos realizados com malha e silicone. O protótipo apresenta como objetivo auxiliar na aula de Ciências, com o formato do corpo e a utilização dos órgãos e na aula de Língua Portuguesa, criando figuras e palavras para serem colocadas nos saquinhos. Tal atividade estimula a oralidade, a criatividade e o modo de se expressar de cada criança.

Dafne Rozencwaig

Agradeço a Ester pelo fato de trazer a brincadeira para dentro da sala de aula e por creer no ato de educar, sendo uma mãezona para as crianças, que gerou em mim a inspiração de trabalhar com o que acredito e de depositar muito amor em cada ato. Agradeço ao Rodrigo pelo fato de ser companheiro ao longo de todo o projeto, sempre se preocupando comigo e com o andamento das etapas, apesar de ter obrigações fora, fez questão de estar presente em todos os momentos ao meu lado. Me surpreendi em todos os sentidos por conhecer um menino doce e cheio de histórias para contar, sua determinação me cativa a cada dia.

Rodrigo Cagnani

Agradeço a Ester pelo fato de desde o começo do semestre ter nos ajudado com ideias, criticas e por sempre tentar extrair de nós o melhor ao dizer “enchi o saco de vocês, por que essas crianças merecem os melhores instrumentos para auxiliar no aprendizado delas”, isso gerou em mim tamanho orgulho pela minha parceira, meus professores, amigos de turma e por ela própria e aprendi que é enfrentando os obstáculos que aparecem diariamente nas nossas vidas que faz dessa jornada ser mais gratificante. Agradeço a Dafne pelo fato de ser bem rígida ao exigir as suas demandas. Sua força de vontade me inspirou a dar o meu melhor nesse projeto, seu carisma me inspirou a sorrir nos momentos mais difíceis e a sua amizade me inspirou a ser mais leal as suas ideias. É com imensa admiração que eu termino esse período ao lado dela e será de grande prazer trabalhar com as suas ideias em qualquer outra etapa dessa vida.

Ester Valente

Dafne e Rodrigo nos conheceram e puderam estar conosco em momentos verdadeiros em que estivemos como somos. Achei muito legal o interesse demonstrado por nós, a atenção com as crianças, percebendo o que seria relevante para facilitar a aprendizagem deles de uma forma lúdica. Gostei de vê-los interagir com os experimentos e até os momentos de bagunça pela interação. O fato de ter o Zé, cheio de buracos divertidos, com assuntos pertinentes as aulas e que podem ser substituídos por outros, quando se esgotar o que está proposto ali. Pena que acabou!