O Aprender do Cotidiano

vpca73@gmail.com

Escola Municipal Marília de Dirceu
Rua Jangadeiros, 39, Ipanema

Começamos o semestre buscando escolas e professores que concordassem e quisessem participar conosco do projeto, com o fim de criar um objeto que fosse usado como material didático e conseguisse prender a atenção dos alunos e ajudá-los a aprender. Na busca acabamos escolhendo a Escola Municipal Marília de Dirceu (Rua Jangadeiros, 39, Ipanema) na turma de primeiro ano do ensino fundamental da professora Verônica Paiva. Escolhemos desenvolver o projeto lá porque queríamos um lugar que nunca tivesse recebido esse tido de projeto e nos encantamos pela turma e pela maneira da professora de ensinar os alunos de uma forma mais dinâmica. Ao longo dos primeiros quatro encontros, na qual a professora trabalhou todos os dias o calendário — primeiro assunto da aula — a matemática e o português, sempre usando das palavras do calendário ou o nome dos alunos, percebemos também que Verônica era rigorosa e carinhosa ao mesmo tempo, ela ajudava os alunos ao mesmo tempo que queria que eles se esforçassem para aprenderem sozinhos, e não deixava ninguém para trás, sempre cuidava para que todos os alunos participassem de todas as brincadeiras. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Verônica reconhecemos como tema para o projeto: “Atenção aqui: pensar e arriscar ajuda a aprender!”. A partir dessa frase construímos diversos objetos para a experimentação e chegamos até o nosso Partido Adotado, focando cada vez mais em conseguir fazer um objeto que pudesse ser usado por todos eles e que fosse parte da rotina das crianças - pois como disse a intercessora, “se eles fizerem um pouquinho a cada dia, daqui a pouco eles estão fazendo sozinhos” e como ela mesma mostrava, queria sempre que os alunos se arriscassem e não deixava eles até tentarem, pelo menos. Procuramos então juntar o calendário, a matemática e o português (escrita). Depois de uma série de experimentações chegamos ao nosso objeto final, um calendário interativo (148.0 x 88.5 cm), que mistura o calendário, a matemática e o português, feito de carpete que possuia uma malha quadriculada de 10 por 4 quadrados (15.0 x 15.o cm) de carpete costurados em velcro e cobertos por plástico, para anexar os dias do mês, o ano e os dias da semana, para a contagem haviam pequenos quadrados coloridos que eram grudados no calendário - cada cor representava um número de 1 a 10. A intercessora usou o Protótipo Final no início da aula para relembrar os dias que do mês de julho que já haviam passado perguntando, primeiramente, em que dia da semana havia começado o mês. Chamando um aluno por vez, pediu que colocassem o dias da semana na ordem e, depois, que pusessem os números dos dias do mês até a data presente. Verônica em seguida explicou para que serviam os quadrados coloridos e o valor que cada cor representava.

ISABEL GUIA

O projeto me serviu para passar melhor por essa fase de mudanças que ainda estavam acontecendo na minha vida. Como eu ainda estava insegura sobre morar no Rio, o projeto me fez perceber a importância de se arriscar e o benefício que isso traz - tanto pelos professores Ana e Vicente, que propunham coisas diferentes e me fizeram perceber que eu preciso me virar mais sozinha quanto pela intercessora Verônica, que ensinava isso para os alunos e acaba me atingindo de forma muito positiva. O projeto também me ajudou a enxergar uma realidade muito próxima de mim mas ao mesmo tempo muito diferente, como a das crianças e gerou em mim pensar muito mais sobre as realidades vividas e as diferenças sociais. Agradeço ao Antônio por ter me apoiado e divido o trabalho e as experiências comigo durante todo o projeto, isso gerou em mim perceber que quando nos deixamos levar e temos empatia pelo problema dos outros, não nos tornamos apenas uma dupla de projeto por um período e sim mais amigos do que antes. Agradeço a Verônica por me mostrar, mesmo sem ter a intenção, que as pessoas precisam arriscar e precisam se esforçar um pouquinho a cada dia e que se você fizer e praticar sempre, uma hora vai ter aprendido e vai estar fazendo sozinha, isso gerou em mim perceber que mesmo as vezes eu me sentindo triste ou insegura por estar longe de casa, é preciso arriscar se eu quiser aprender a ser uma pessoa mais independente, forte e principalmente, se eu quiser me formar no que eu gosto, resumindo, gerou em mim coragem.

ANTÔNIO MARCHINI

As falas e ações da intercessora durante as visitas e as conversas com Isabel me ajudaram lidar melhor com os alguns problemas familiares e aprender a não construir um conceito de uma pessoa sem conhecê-la melhor. Agradeço à Verônica, principalmente, pela preocupação que tem com cada aluno, pensando em suas dificuldades individualmente, sem deixar de conduzir uma aula que seja proveitosa para toda a turma, em que estimula as crianças a arriscas, mesmo quando não têm certeza de sua resposta. Também sou muito grato por ela ensinar a seus alunos que é pre- ciso respeitar uns aos outros independente de suas diferenças. Agradeço à Isabel pelas conversas que tivemos durante todo o semestre e pela ajuda nos momentos em que não pude cumprir as atividades propostas pelos professores. Nos tornamos mais do que parceiros de projeto.

Verônica Paiva Covertito de Araújo

Os alunos se apresentaram bem interessados e questionadores no início do estágio. As observações feitas por eles realmente retratam a dinâmica e rotina da sala. Os Materiais apresentados para acompanhar as diferentes atividades foram na maioria muito interessantes, criativos e principalmente úteis. O empenho dos dois na definição e detalhes sobre os materiais foi muito bom para determinar o produto final.

Turma: 1AC / 2015.1