Boneco para escrever a bobeira de cada um





Equipe:
Manuella Leal
manu.leal456@hotmail.com
Miguel Prates
migueldcprates@gmail.com

Grupo social:
ProfªRachel Chaves
racheltartaruga@hotmail.com

Escola Municipal Júlio de Castilhoss

Resumo:

Realizamos o projeto na Escola Municipal Júlio de Castilhos com a intercessora Rachel Chaves, que é professora integral na turma do 3° ano, com crianças entre 7 e 8 anos. Ela propunha atividades bem focadas na alfabetização e na matemática, como por exemplo uma atividade de alfabetização em que ela contava uma história e pedia para os alunos irem escrevendo as palavras monossílabas e dissílabas que iam identificando durante a história e outra atividade de matemática em que ela pedia para que os alunos trouxessem caixas de ovos vazias de casa para aprender de forma mais lúdica e perto da realidade deles, o que é uma dúzia e meia dúzia. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Rachel reconhecemos como tema para o projeto: “Cada um pode ser o artista da sua bobeira.” Através dos experimentos “quentes”, reconhecemos o Partido Adotado para o trabalho da professora: relacionar a alfabetização e o aprendizado em sala de aula com a “bobeira" que cada criança expressa nessa idade. Desenvolvemos um boneco multididático com membros compostos por módulos em forma de primas hexagonais, feitos em papel couro, no qual suas superfícies eram revestidas de papel branco com contact transparente, superfície em que dá pra escrever e apagar facilmente, possibilitando desenvolvimento de atividades diversas em sala de aula, aonde se aprende brincando.

Gratidões Manuella Leal

Escolher fazer o Projeto 2 com a Ana e Vicente não foi uma decisão fácil para mim. Sempre escutei de pessoas que já haviam passado pela experiência que não era só um projeto de faculdade, mas da vida. O meu medo era entrar de cabeça em algo tão novo e que iria requerer um envolvimento tão grande. Não tinha certeza se estava preparada para dar conta de tudo. No início das aulas, as gratidões não faziam muito sentido para mim. Com o decorrer do processo, minhas mudanças internas foram acontecendo de forma sutil e aos poucos fui aprendendo a exteriorizá-las. Aprendi que vai além de escrever, você só entende quando cria a sensibilidade de percepção do que aquilo gerou em você e se permite crescer com a vivência. Entendi o valor do planejamento, principalmente para a profissão que quero seguir. Comecei a valorizar o meu tempo e descobri virtudes, fraquezas e um amadurecimento em relação à pessoa que eu já fui. Esse período na barraca foi de grandes surpresas, conheci e me reaproximei de pessoas incríveis e levo um pouco de cada um comigo. O encontro com a minha dupla, Miguel, foi a combinação perfeita para nós dois. Me sinto realmente sortuda por ter vivido tudo isso ao lado dele. Ter criado uma conexão especial com os alunos do turno da manhã do 3º ano da Escola Municipal Júlio de Castilhos foi muito importante para mim como ser humano e mudou minha forma de ver o mundo. Tenho certeza de que o aprendizado que eu tive nesse período vai me acompanhar para o resto da vida e serei eternamente grata. Agradeço à Rachel pelo seu sorriso ao abrir a porta das suas aulas para nos receber, pela sua sinceridade ao falar da turma e seu comprometimento comigo e com Miguel. Sua abertura e felicidade durante todo o processo com certeza foi um facilitador e diferencial para nosso resultado final, feito em conjunto. Foi um prazer trabalhar com uma pessoa que nos deu seu tempo com tanto carinho e facilidade. Agradeço ao Miguel por não ter sido só uma dupla de trabalho, mas por ter sido um companheiro de vida. A possibilidade de ter uma troca tão grande, criou em nós uma sintonia que fez com que pudéssemos compartilhar da visão um do outro e graças à essa conexão, conseguimos fazer um projeto que nos trouxe muito amor e satisfação.

Gratidões Miguel Prates

Fazer parte desse projeto foi uma experiência de crescimento pessoal, em que pude aprender, em um ambiente igualitário, a importância da troca de conhecimento com os estudantes e com os professores, para podermos concretizar o queremos. Quero ressaltar o prazer de ter vivido essa etapa com pessoas que muito acrescentaram na minha vida, me proporcionando aprendizados e reflexões sobre quem eu sou. Tive a oportunidade de compartilhar dessa experiência com a Manu, que desde o início se mostrou disposta a se dedicar como dupla, mas que me surpreendeu ao se dedicar como amiga, fazendo com que cada encontro e cada momento juntos fosse repleto de alegria. É com grande convicção que digo que esse semestre vivido na "barraca" influenciou diretamente na minha forma de viver , através dos momentos vividos nela e nos momentos vividos na Escola Municipal Júlio de Castilhos, me ensinando a extrair um aprendizado de cada momento vivido não só em função do projeto mas na minha vida pessoal. É com orgulho que digo que fiz o projeto 1002 na "sala entre as arvores". Agradeço à Rachel por, desde meu primeiro encontro com ela, se mostrar interessada em participar do projeto que estava sendo proposto, não desanimando em nenhum momento do processo, me fazendo perceber que o que estávamos fazendo iria ser aproveitado e utilizado por ela após o termino da nossa parceria, que gerou em mim uma satisfação e confiança no que estávamos desenvolvendo me fazendo perceber a importância de acreditar e respeitar o que criamos para que nada seja feito em vão. Agradeço a Manuella por sua dedicação ao projeto e a nossa parceria, criando uma sintonia entre nós de forma que a convivência se tornava cada vez mais prazerosa. Agradeço também por ser responsável por grande parte dos aprendizados adquiridos nessa etapa, me fazendo perceber a importância de saber ceder, também de saber a hora de firmar as nossas ideias e perceber quando devemos juntá-las para que possamos crescer junto ao outro. Obrigado Manu, por ter feito cada momento ter sido inesquecível e por estar sempre me contagiando com essa energia boa que a acompanha. Tudo isso gerou em mim uma vontade de poder estar sempre junto dela.

Avaliação da Professora Rachel Chaves

O trabalho realizado pelos alunos Miguel Prates e Manuella Leal ao longo do semestre foi de qualidade e cumpriu de forma plenamente satisfatória as necessidades de aprendizagem das crianças. O projeto seguiu bem as metodologias de ensino adotadas por mim e surpreendeu por associar as técnicas de Design, antes desconhecidas por mim e pela escola, com a didática educacional.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC / 2015.1
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Vanusa Maria de Melo

e-mail: anabranc@puc-rio.br