Instrumentos que Unem

cmeiremello@gmail.com

Escola Municipal Pedro Ernesto
Rua Professor Abelardo Lobo, 5 - Lagoa, Rio de Janeiro

Para a realização do Projeto 2 de Design na PUC-Rio, acompanhamos o trabalho da parceira Carlota Cordeiro, professora de música na Escola Municipal Pedro Ernesto para alunos do ensino fundamental I. Em suas aulas as crianças têm bastante contato com a prática de música, através de instrumentos de percussão e exercícios de marcação com o próprio passo. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Carlota Cordeiro, reconhecemos como tema para o projeto: “A música é um instrumento que junta todos, e pisar o passo devagar junta os diferentes.” Tal frase se relaciona muito bem com a sua aula, já que muitos exercícios propostos em sala visam unir alunos com diferentes instrumentos e vozes em uma única música, além da professora sempre frisar a marcação de passo, que deve ser feita com muito cuidado. A partir das experimentações realizadas ao longo do processo, foi definido que o partido adotado seria um instrumento de percussão que pudesse ser utilizado por mais de uma pessoa e que fosse versátil. Fizemos então três tambores, de alturas e diâmetros diferentes, de forma que um pode ser guardado dentro do outro. Além disso, todos possuem uma base retrátil, que pode ser desencaixada, possibilitando assim a formação de diferentes sons, de acordo com o comprimento do tambor com ou sem a base. Fizemos os tambores com canos de PVC e as bases foram feitas com prolongamentos de PVC (exceto a base do tambor maior, que foi feita de camadas de papel paraná e cola). As peles são de couro sintético. Os tambores estão sendo utilizados nos exercícios práticos, ajudando a ensinar marcação e ritmo para os alunos. Para que serviu viver a experiência de projeto (Mila): Essa experiência de projeto serviu para eu exercitar mais a empatia, e aprender a me colocar no lugar do outro a fim de realizar algo que favoreça o trabalho de outra pessoa, com base nos interesses e desejos dela, e não no que eu quero. Além de me mostrar que é possível sim, e extremamente gratificante, realizar design social, que ajude o mundo, e não design de produção em massa que só busca gerar capital. Essa experiência foi muito enriquecedora para mim, porque pude colocar minha inspiração de ajudar o trabalho da minha parceira em prática. Tive a inspiração de criar experimentos e um protótipo final que ajudasse a Carlota e seus alunos, focando no que seria mais benéfico a eles, e ver o protótipo finalmente em uso ajudando o ensino de música das crianças foi muito gratificante. Além disso, a forma que eu via o design antes dessa experiência era muito diferente da que vejo agora, já que pude entender o que é um projeto de design social, que promove mudanças reais baseadas nos interesses e desejos de um grupo.

Agradecimentos Iasmin:

Agradeço a Carlota por ter sido tão presente e participativa na realização do nosso projeto. Ela não só me mostrou os belos ideais que tem como professora de música para crianças, como também nos ajudou a criar um protótipo final que serviu para melhor atingir esses belos ideais, um protótipo que junta os alunos e os sons diferentes, ensinando-os a marcar o passo devagar. Aprendi muito com a metodologia de ensino da Carlota e com a sua determinação como professora, isso me motivou enormemente a realizar o projeto todo com carinho e criatividade. Eu agradeço a minha dupla, Mila Magalhães, por ela ter realizado comigo todas as etapas desse projeto estando sempre tão envolvida e animada. A parceria que tivemos no decorrer desse semestre foi incrível, e só tenho o que agradecer, pois nos apoiamos uma na outra quando era preciso e expressamos juntas nossa criatividade e amor para realizar um projeto que agradasse a todos os envolvidos. A Mila é uma pessoa que me fortaleceu muito e me complementou com a sua personalidade, formando uma dupla que se provou indispensável no desenvolvimento desse projeto.

Agradecimentos Mila:

Eu agradeço a Carlota por nos ajudar em cada etapa de projeto com tanta dedicação e paciência. Isso me gerou confiança para realizar cada experimento e, principalmente, o protótipo final. Ela caminhou junto com a gente durante todo esse semestre, e essa sintonia foi essencial para conseguirmos construir algo que fosse realmente interessante e útil para ela. Eu agradeço a Iasmin por ter sido tão minha parceira em todo o projeto, vivendo comigo cada momento, desde os felizes até os mais desesperados. Seu apoio me gerou força para ultrapassar qualquer barreira. Juntas, conseguimos superar muitos desafios, mesmo os imprevistos.

Avaliação da Profª Carlota Meire de Mello Cordeiro:

É sempre um grande privilegio participar do Convênio Puc& SME. As alunas Mila e Iasmin nos surpreendiam a cada encontro com seus novos experimentos. Foi muito difícil separar os experimentos em quentes ou frios, pois cada nova ideia propunha atividades diferentes para conteúdos já trabalhados. A construção de 3 tambores com timbres diferentes foi excelente e o fato de poder guardar e transportar os instrumentos desmontados foi genial. Nota 10