Roleta para Sílaba que vai e Dezena que vem





Equipe:
Bruna Bellini
bellini.bruna@hotmail.com
Daniela Vidal
danividal2@hotmail.com

Grupo social:
Paula Amorim
paulaamorim8br@hotmail.com

Escola Municipal Júlio de Castilhos
Praça Santos Dumont, 96 - Gávea, Rio de Janeiro, RJ

Resumo:

O projeto foi realizado na Escola Municipal Júlio de Castilhos, na Gávea, onde conhecemos a professora Paula Amorim, que dá aula para os alunos do primeiro ano (alfabetização). Frequentando as aulas da professora pelo menos duas vezes por semana, percebemos quais atividades mais estão presentes em seu dia a dia. Paula sempre fazia algum tipo de jogo com seus alunos: às vezes jogava forca; outras adedanha. Fora isso, trabalhava com a apostila fornecida pela prefeitura do Rio de Janeiro e passava dever de casa para seus alunos copiarem. Durante suas aulas, fomos coletando frases ditas pela professora, para que fosse possível a realização do "Jogo de Palavras", que resultaria na escolha da nossa frase objetivo. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Paula reconhecemos como tema para o projeto: "Sílaba vai, dezena vem''. Como os alunos estavam sendo alfabetizados, a frase se encaixou perfeitamente ao cotidiano da turma. Na aula, Paula costumava passar alguns exercícios para as crianças, entre eles estavam as contas de matemática, que eles estavam aprendendo a efetuar. Esse exercício é um exemplo de atividade realizada pelo intercessor que se encaixa na frase escolhida já que, ao efetuarem as contas, os alunos deveriam separar as dezenas e unidades do resultado. Partindo da frase escolhida, fomos encarregadas de levar vinte experimentos iniciais que tivessem relação com a frase. Após levarmos todos os experimentos para que Paula pudesse utilizá-los, pedimos que ela realizasse a dinâmica do quente/frio (atividade onde a intercessora deveria classificar os experimentos de acordo com os que ela mais gostou, para os que ela menos gostou). Entre os experimentos classificados como mais ''quentes'' estavam umas roletas que criamos. Tais roletas despertaram grande interesse por parte da professora Paula, pois, segundo ela, tornavam a aula mais dinâmica. Percebendo seu interesse pelas roletas, ficou claro que deveríamos criar variações do mesmo objeto. Assim foi feito: criamos roletas duplas e triplas com assuntos variados e levamos para que Paula pudesse experimentá-las. Todas as roletas foram muito atraentes para nossa intercessora que, no segundo quente/frio, fez questão de deixá-las em peso entre as variações mais quentes. Pensando em como todas essas roletas haviam sido interessantes, tanto para Paula quanto para sua aula, queríamos arranjar uma forma de juntá-las em uma para que todas fizessem parte do produto final. Mas como? Tivemos então a ideia de criar uma roleta que a professora pudesse ter a liberdade de usar da maneira como quisesse, adaptando-a a cada momento da aula. Assim veio a ideia de fazer algo parecido com a lousa que ela usa em sala para dar aula (o quadro branco). Cortamos 3 pedaços de madeira em forma circular, um menor que o outro. Como a madeira já tinha a superfície branca, precisávamos de um jeito que fosse possível escrever e apagar facilmente: contact. Colamos contact em todas as superfícies e, com um parafuso grande, juntamos todas as partes. Assim foi feita nossa ''roleta multifuncional''. Paula achou a roleta incrível. Primeiramente a usou como uma forma de criar contas e desafiar os alunos: nas camadas mais externas estavam escritos números de 0 a 9 e, na camada do meio, sinais de soma e subtração. Girando a roleta, as crianças formavam uma conta. Depois, Paula escreveu o alfabeto em uma das camadas e em outra escreveu categorias como nome, objeto, fruta e animal. O objetivo desta vez era sortear uma categoria e depois uma letra: o aluno deveria dizer uma palavra de acordo com a letra e a categoria sorteada. Além dessas, existem inúmeras outras formas de como Paula poderia usar a roleta, basta achar a maneira como mais se encaixa em sua aula.

Conclusão Pessoal

Bruna Bellini: O projeto da Ana Branco tem o propósito incrível de nos incluir nas escolas públicas mostrando, para muitos, uma realidade bastante diferente. Esta proposta mais humanitária talvez fosse o que estivesse faltando no projeto do primeiro período. Foi incrível vivenciar esta experiência: criar uma relação com os alunos, conhecer a história de alguns e tentar deixar outros mais confortáveis com a minha presença na escola. Além disso, o projeto em si me deixou muito mais confiante, pois fiquei muito satisfeita com o meu resultado final. Ao final do projeto, senti que consigo me organizar melhor do que antes, o que talvez tenha sido meu maior aprendizado. Daniela Vidal: Esse projeto me enriqueceu muito não só didaticamente como também como pessoa. Na parte didática eu me superei, descobri que era mais capaz do que pensava e tive um desempenho e resultado muito melhor que o primeiro projeto. Nos desenhos evolui muito, na maneira de me expressar nos textos e até mesmo no medo de externar minhas ideias. Como pessoa, aprendi a não dizer apenas obrigada à alguém como já é meu de costume. Aprendi a agradecer ao outro deixando transparecer o que de bom me fez e o quanto me fez bem. Ter convivido com esses alunos tão carinhosos me fez relembrar do mundo através dos olhos de uma criança que na correria do dia a dia esquecemos o quão simples e verdadeiro ele pode ser. Fazer esse projeto foi muito importante para desenvolver esse olhar de design de criar algo que inova, ajuda e completa um determinado espaço. E graças ao projeto da Ana Branco e do Vicente, pude desenvolver isso dentro de uma escola cuja a realidade é diferente da que vivo. Foi muito bom pra mim fazer parte desse projeto que nos abraça e nos ensina a não esquecer de abraçar nada que fazemos.

Agradecimentos

Bruna Bellini: Agradeço à minha dupla Daniela, por ter feito novamente o projeto comigo, me mostrando que temos capacidade de fazer algo sempre melhor do que já fizemos. Agradeço também pelo fato de termos uma ótima relação, sem nenhum desentendimento durante o projeto. Sempre conversávamos sobre nossas opiniões diferentes, e chegávamos a um consenso, que sempre era melhor que nossas ideias separadas. Isso me mostrou que é fundamental sempre ouvir as opiniões alheias, pois elas complementam as nossas. Agradeço à professora Paula, por sempre estar inteiramente disponível para mim e minha dupla, além de ter sido muito carinhosa conosco ao longo de todo o projeto. Isso me deixava muito mais à vontade para frequentar a escola, pois sabia que nossas ideias estavam sendo muito bem vindas. Agradeço também por sempre estar aberta às nossas ideias, se mostrando muito prazerosa ao colocá-las em prática, gerando em mim uma satisfação enorme em relação ao projeto. Daniela Vidal: Agradeço à Paula por todas as suas atitudes durante o nosso projeto. Ela sempre foi muito atenciosa, disponível, simpática e carinhosa conosco. Tenho muita gratidão à a ela pela forma com que ela nos recebeu desde o primeiro dia em que entramos na sala. Não posso deixar de agradecer também a todos os alunos da turma, essas crianças me fizeram dar vários sorrisos em todas as aulas a que assisti com eles. Todas elas, sem exceção, eram extremamente carinhosas e gentis; elas não podem nem imaginar, mas os abraços que ganhava deles faziam dos meus dias melhores. Foi maravilhoso ter essa experiência com eles e lembrar do ponto de vista das crianças em relação à vida, algo tão simples, doce e acima de tudo verdadeiro. De início algumas crianças eram mais tímidas, e foi muito gratificante vê-las ganhando confiança em mim, pois, no final, todas estavam bem entretidas comigo. Muito obrigada à Paula por ter me permitido fazer parte disso. Agradeço à Bruna por ter feito mais um projeto junto comigo. Tenho muita gratidão em ver que juntas crescemos bastante comparado ao projeto passado. Agradeço pela parceria na hora de resolver algo do trabalho que fugiu do nosso planejado e também pelas madrugadas viradas para terminar um detalhe que acabamos deixando para em cima da hora. Obrigada por ter me escutado em dias que trabalhávamos no projeto e que eu não estava bem. Tudo isso me gera muita gratidão e me faz ter mais certeza que acertei novamente na dupla de projeto. Agradeço também a todos os colegas de sala, foi muito tranquilo trabalhar na mesma sala com eles e dividir experiências. Não posso deixar de agradecer também aos nossos professores Ana, Vicente, Vanusa, Luciana e a todos os outros que participaram de oficinas conosco. Sou muito grata pela assistência, dicas e por corrigir nossos erros, que só nos ensinam . Vocês sem dúvida só acrescentam a nós. Agradeço também aos nossos monitores Miguel e Joana, sempre disponíveis e dispostos a nos ajudar e dar dicas. Trabalhar nessa turma em projeto foi muito bom pra mim. A energia boa e tranquila das pessoas e a harmonia na convivência só me fazem ter gratidão a todos e mais certeza de que ir para essa turma foi a melhor escolha para mim.

Avaliação da Professora Paula Amorim

“O projeto foi muito bem recebido pela turma, que se entusiasmou com as novidades apresentadas pelas alunas da PUC e pelo carisma das mesmas. Elas observaram atentamente o meu trabalho e desenvolveram um projeto de acordo com a nossa realidade escolar e de aprendizado, tornando o trabalho de alfabetização mais atraente e desenvolvendo maior atenção, foco e interesse dos alunos. As alunas, Bruna e Daniela, merecem parabéns por seu empenho, superação e sucesso. Muito obrigada.”

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Vanusa Maria de Melo

e-mail: anabranc@puc-rio.br

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