Brincando de rodar os sonhos com amor





Equipe:
Carolina Mortara
carolmortara@gmail.com
Núbia Pacheco
nubiacpacheco@gmail.com

Grupo social:
Carmen Leandro
christinamarcia1@hotmail.com

Escola Municipal Albert Schweitzer
Rua General Glicério, 186. Laranjeiras- Rio de Janeiro.

Resumo:

Realizamos o projeto com a Professora Carmen na Escola Municipal Albert Schweitzer. Eu e minha dupla Núbia acompanhamos as aulas de Carmen para o 4˚ano. Nas aulas de Carmen acompanhamos atividades de leitura, escrita, contas matemáticas, entre outros. Muitas vezes utilizava a apostila para a realização das atividades em sala de aula. A partir dos quatro primeiros encontros com Carmen e seus alunos, pudemos captar algumas palavras que usa no dia-a-dia de suas aulas. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Carmen reconhecemos como tema para o projeto: “Criança traz o sonho para a gente caprichar, trabalhar e brincar com amor.” Carmen, muitas vezes, utilizava materiais levados pelos alunos para realizar alguma atividade específica. Uma aluna levou uma matéria que contava a história de Malala, menina vencedora do prêmio Nobel da Paz. A partir da atividade em que discutiam e reescreviam a história de Malala, os sonhos dos alunos e de Carmen eram revelados. Carmen comentou que o sonho é fundamental para alcançar um objetivo e mudar uma realidade. A criança, com o estudo traz o sonho à família, à escola, e à professora. Todos podem mudar através do do trabalho e do capricho, junto com a brincadeira lúdica em aula. Na atividade da Malala o foco era o capricho o sonho e o trabalho. Queria a interpretação o trabalho de português durante a escrita e o capricho na realização de um livrinho. Depois de realizarmos as experimentações do projeto, definimos o objetivo de criar uma roleta que pudesse abranger qualquer tema e conteúdo (a fim de ser completado pela intercessora), unindo personagens, possibilidades e unidades. Esse foi o Partido adotado. Como objeto final confeccionamos uma roleta de bambu. Encaixamos quatro partes de bambu e criamos dois ‘X’ amarrados, depois encaixamos eles com um parafuso e porcas. Fizemos retângulos com espaço para Carmen escrever com sua caneta de quadro branco. Além disso, acrescentamos ventosas para dar estabilidade e para poder prender no quadro a roleta. Esta sendo usado como uma roleta de inúmeras possibilidades, através das dinâmicas feitas por Carmen, as crianças sorteiam qualquer tema possível podendo realizar revisões e dinâmicas para acrescentar o trabalho realizado pela professora.

Conclusão individual de Carolina:

Esse projeto foi muito gratificante para mim de diversas maneiras. Me ensinou a olhar as situações por outra perspectiva. Passei a ver e entender que o simples pode ser incrível, que a gratidão por um impulso ou um ato podem significar e incorporar-se nos pensamentos e na troca desses pensamentos. Cresci entendendo e vivenciando realidades diferentes da minha. Cresci, também, ao conviver com pessoas que passam por dificuldades e situações complicadas todos os dias de suas vidas. Muitas vezes, refletem essas dificuldades na escola por meio de agressividade, carência, displicência, ignorância e/ou garra, determinação, adoração e curiosidade. Isso me fez crescer como ser humano, pois vendo diversas situações, tive que lidar com as pessoas envolvidas dando todo o meu apoio, carinho e energia para o crescimento e amadurecimento das crianças. Percebi, durante esses meses, como a estrutura educacional do Brasil falha em diversos quesitos, trazendo consequências para alunos, famílias, educadores e cidadãos em geral. Senti e vi a carência que as crianças têm de atenção, aprendizagem, carinho, estrutura e envolvimento. Vi que os educadores não recebem o reconhecimento merecido pelo seu trabalho, eles são responsáveis pela educação básica de crianças e consequentemente são o exemplo para elas e para o aprendizado que levarão durante suas vidas. Uma boa educação pode transformar vidas, sociedades e o futuro delas. Carmen foi o exemplo de uma mulher batalhadora que almeja o melhor para os seus alunos, busca realizar seus sonhos e incentiva o estudo e a dedicação de seus alunos. Além disso, aprendi muito a me colocar, opinar e brincar com a aula de Carmen. A cada dia que passava uma etapa, via crescimento geral: de minha dupla, o meu, de Carmen e dos alunos. O processo como um todo foi longo e cansativo por um lado, mas por outro, foi muito gratificante e prazeroso. Agradeço pelos dias que fui à escola e vi as crianças felizes ao nos ver entrar, o que me dava orgulho de estar fazendo parte de algo tão especial, acrescentando algo na vida de cada uma daquelas crianças. Agradeço a boa vontade de Carmen, por nos acolher e ceder um pedacinho de sua aula para crescermos juntos. Isso me trouxe uma enorme felicidade de compartilhar e realizar o projeto em conjunto com a intercessora e seus alunos ao longo desses meses de O Projeto foi muito especial. Agradeço muito por toda essa experiência Agradeço a Carmen por nos acolher de maneira tão especial. Mostrando interesse e aprendendo junto conosco nessa troca de experiências. Isso me gerou uma enorme felicidade pelo fato de que foi uma experiência única e muito realizadora. Agradeço a Núbia por todos os altos e baixos que vivemos juntas. Aprendi muito a trabalhar em dupla e dividir tarefas. Aprendi com os erros e com os acertos ao longo do projeto. Mas agradeço principalmente a parceria que tivemos nesse projeto. Isso me gerou uma felicidade de poder crescer e aprender em dupla.

Conclusão individual de Núbia :

Esse projeto me ajudou a crescer e me mostrou o caminho quero seguir. No inicio foi difícil encarar algumas realidades, como a de estar em uma escola municipal vendo uma dinâmica de vida bem diferente da minha. Mas com o tempo fui aprendendo a lidar com as dificuldades e superei meus medos e inseguranças. A brincadeira, a palhaçada, o respeito, o sonho e a ordem andam sempre juntas e é o que equilibra o dia a dia de um individuo. Agradeço por tudo que eu recebi durante todo o processo, cada desafio, cada sorriso, cada tristeza, cada confusão, pois a junção de todas essas coisas me ensinaram que não há certo ou errado, pois o certo é relativo e depende de como você a situação,e o errado só vai estar errado mesmo se você não quiser ver o que esta a sua volta para tentar concertar. Agradeço a Carmen por ter nos dado a chance te ter acesso ao cotidiano dela, podendo assistir só a realidade de dentro da sala de aula mas também o que se passava com as crianças fora dali. E por aceitar que as coisa mais simples valem ouro para quem sabe valorizar o que tem. Agradeço a Carol por estar do meu lado durante todo esse processo de mudança, me ajudando, me cobrando e sempre me mostrando o como encarar as coisas da maneira mais leve possível.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Vanusa Maria de Melo

e-mail: anabranc@puc-rio.br

English Version