Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Queimadas- Bahia- Programa Universidade Solidária - jan 1999

Canavieiras- Bahia- Prefeitura Municipal de Canavieiras- jan 2000

Com a intenção de sublinhar atitudes e atividades revitalizantes, que ampliam a qualidade de vida na Terra, o Laboratório Itinerante de Pesquisa do Aprendizado vem sendo instalado nos locais onde são encontrados os produtores de modelos vivos da região, que são convidados a demonstrar seu modo de fazer (arte), numa dinâmica onde os aprendizes acompanham seu processo de produção e reproduzem o que observam.

Esta atividade expõe os conhecimentos desses produtores, suas técnicas e sabedorias, que são reconhecidos e apoiados pela equipe de alunos e professores do Departamento de Artes da PUC-Rio. Com a participação da comunidade local, esse ato é transformado numa aula aberta ao público interessado.

São consideradas produtoras de modelos vivos as atividades desenvolvidas pela população que fortalecem as manifestações da vida adaptada ao ecossistema local: quando as etapas de seus processos produtivos estão voltadas para o favorecimento do bem comum dos habitantes e do planeta como um todo.

Essa prática vem revelando a importância da troca de experiência entre os artesãos e a equipe da Universidade, pela valorização da ação criativa e das inovações técnicas geradas por essas micro-unidades de produção viva, que operam no setor informal da economia.

A ação efetiva no mundo físico, o contato direto do corpo com a matéria viva e com o processo artístico singular resultam em cruzamentos de conhecimentos inesperados, promovendo a conseqüente diversificação dos produtos gerados.

O trabalho em conjunto permite que os artesãos percebam as diferenças nos modos de fazer e que esses são únicos, próprios de cada herança familiar.

Essa oportunidade evidencia a importância das diferenças individuais, , provocando o ambiente para os movimentos de organização da comunidade em função de suas riquezas.

Essa pesquisa vem sendo apoiada pela Vice-reitoria Comunitária da PUC-Rio, por convénios com a UFPB - CCT - Grupo de Design e Desenvolvimento Sustentável e com a Bionatur, Cooperal, Neam, Coonatura, Coolmeia, Avicres, Programa Universidade Solidária e Fiocruz.

 

Reconhecimento e Integração dos Elementos do Meio Natural e do Meio Social (Queimadas/Canudos - Bahia) ,desenvolvido com o apoio do Programa Universidade Solidária.


voltar



Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version