Sorteando alternativas para a aula fluir gostosa.




Equipe:
Israel Silva
Raelll110@gmail.com

Larissa Varella
issa_vm@hotmail.com

Grupo social:

Telma Vargas D’Ávila
soaresdanny@yahoo.com.br

Escola Municipal Sergio Vieira de Mello
Praça Santos Dumont , 96 Gávea

O lugar escolhido foi à Escola Municipal Sergio Vieira de Mello onde ocorrem aulas do 1° ano do ensino fundamental até o 5° ano e escolhemos como intercessora a professora Telma Vargas, da turma 1502. Ela ensina as matérias de português, ciências, história, geografia e matemática. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Telma reconhecemos como tema para o nosso projeto: “Uma compreensão bacana flui gostoso”. Nossa intercessora realiza revisões ao final de suas aulas, e esta atividade se relaciona com nossa frase-objetivo. Isso acontece quando os alunos compreendem melhor, de maneira fluida a matéria passada. E após a etapa das experimentações pudemos adotar como partido, a compreensão da matéria através da ludicidade, através de jogos, que transmitam a matéria, de maneira mais bacana e lúdica para os alunos. Passadas as etapas de experimentação, construímos um jogo de tabuleiro colorido, constituído de 120 peças de papel paraná revestidos de contact colorido, que permite as modificações na escrita das perguntas e respostas. Seis roletas também revestidas com contact colorido favorecem o sorteio durante o jogo. Durante o processo peças de madeira circulares identificam cada jogador.

Israel Silva

A experiência de fazer projeto II me foi muito útil, pois nela pude aprender a conviver e a escutar as pessoas e as ideias propostas mim, pois convivi com Telma e seus alunos e para mim foi simplesmente uma experiência única, pois a dedicação de Telma com seus alunos era impressionante sempre querendo buscar o que há de bom em cada um deles, e para mim foi único fazer parte disso. Como também pude absorver muito convivendo com a vivencia e experiência de meus professores Ana Branco e Vicente Barros, pois eles sempre buscaram me ensinar tudo que eles sabiam e sempre me cobraram aquilo que eles sabiam que eu podia fazer, e sou muito grato a eles por isso, pois com as cobranças pude aprender a buscar sempre o melhor mesmo que pareça impossível, pois só buscando e fazendo é que realmente saberei se é impossível ou não, e com isso puder ver que nada é realmente impossível se você quer fazer um bom trabalho, com a experiência dos dois também pude aprender e ver outras ideias que sem a visão deles talvez ou nunca pensasse em realizar. E o que eu posso realmente dizer e que entrei em projeto II querendo aprender querendo melhorar como pessoa, e realmente cresci e expandi meu olhar e mente enxergando hoje coisas que para mim antigamente não faziam sentindo, pois consegui absorver tudo de bom em relação aos meus colegas de classe, meus professores, minha parceira e minha dupla. E acabei me tornado alguém que não perde mais tempo apenas pensando e questionando, mas também agindo, e com isso aprendi a não ficar simplesmente vendo qual é a ideia que agradaria meu parceiro e serviria para sua aula, e sim indo buscar a essa ideia de todas as maneiras possíveis seja perguntando, seja testando, seja errando, seja fazendo, pois eu realmente só saberei o que é útil para meu parceiro e para sua aula fazendo tudo que há de possível para se fazer, sejam poucas as coisas ou muitas. E é a isso que sou grato a Projeto II. Sou grato a minha dupla Larissa, pois com ela aprendi, a fazer as coisas e não ficar perdendo tempo, pois minha dupla sempre foi uma pessoa muito ativa, e com a convivência aprendi com ela a não perder tempo, a não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, e graças a ela sou uma pessoa muito melhor e muito mais ativa em meus trabalhos. Obrigado mesmo Larissa. E também sou grato a minha intercessora, pois com ela aprendi que a paciência e a confiança são fundamentais para que se faça um bom trabalho em parceria, e com a convivência aprendi a ser mais paciente e a confiar em meu trabalho, pois realizando um trabalho no qual os dois lados confiam e se apoiam não importando o tempo que dure tudo dará certo, e por isso que sou muito grato a Telma, pois com ela aprendi a confiar em mim mesmo e nas pessoas que estão comigo, pois com confianças se constrói sempre um bom trabalho.

Larissa Varella Mendonça

Ao longo do semestre, e com o desenvolvimento do projeto, aprendi a importância de estar sempre atenta ao que acontece a minha volta e receptiva a novas opiniões e opções. A cada agradecimento feito, eu percebi a importância de fatos que, em situações anteriores, eu não teria dado atenção. Ao agradecer, percebia que cada detalhe me acrescentava algo novo e uma nova perspectiva do que estava construindo. No início do processo, eu era fechada em minhas ideias e visões, com o tempo fui percebendo que outras pessoas, com diferentes modos de olhar, podem acrescentar em muito ao meu projeto. A esse fato, agradeço a Professora Ana Branco, por me mostrar que eu era pouco receptiva à opinião alheia, aprendi o quanto eu deixava de ganhar com isso e como meu projeto poderia ser melhor se mudasse. Agradeço também a minha dupla, Israel Silva, pelo entrosamento que criamos e por estar junto comigo em cada dificuldade. Quando achava que não conseguiríamos, ele sempre era o primeiro a dizer para que eu me acalmasse e seguisse em frente porque tudo daria certo. Com isso aprendi que por mais que eu seja capaz de realizar um trabalho sozinha, uma dupla, ou um grupo, me dão forças para seguir em frente e superar cada obstáculo que aparecer. À minha intercessora, Telma Vargas, agradeço pela receptividade, disponibilidade e, sobre tudo, por ser tão amorosa e rígida com seus alunos e conosco. Com isso aprendi que além de ser muito importante demonstrar o amor que sinto por alguém, não é menos importante demonstrar que aquela pessoa também tem defeitos e que é preciso mudar alguns deles, como quando os alunos começavam a fazer muita bagunça, e ela apontava os erros de cada um e dizia como deveriam fazer, mas em seguida, dizia que eles não tinham apenas defeitos e apontava qualidades deles também. Acredito que me tornei uma pessoa melhor, mais receptiva e mais confiante, pois percebi também que os erros são maneiras diferentes de acertar. A cada erro cometido, eu aprendi uma lição e em alguns deles, percebi a importância de se ter um planejamento (que inclusive é o nome da matéria: Projeto II – Planejamento). Tudo isso gerou em mim a vontade de seguir em frente e a confiar mais na capacidade de outras pessoas.

Telma Vargas(intercessora)

O projeto que envolveu o Israel e a Larissa, me pareceu instigante, dinâmico, criativo e, sobretudo à serviço dos alunos. A nossa turma do 5° ano (1502) receptiva junto aos estagiários, cada fase em que os materiais eram experimentados. Os jogos que iam sendo oferecidos propiciavam: a troca de ideias entre os alunos, a produção de perguntas entre eles, a busca de consenso, numa dinâmica de envolvimento e ludicidade. Os descritores eram revisados num clima de desejo e alegria, quanto ao protótipo me pareceu atrativo pelas cores e materiais usados, assim como para o manuseio dos alunos, não somente do 5° ano, mas também dos anos anteriores. O envolvimento dos estagiários, atentos na movimentação, no uso dos materiais, parece ter contribuído para que eles atingissem o objetivo do trabalho final. Penso que o período em que os graduandos estiveram envolvidos na turma foi produtivo também para os alunos do 5° ano, da Escola Municipal Sergio Vieira de Mello.

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version