Painel para brincar de ler o mundo das crianças
Equipe:
João Pedro Roma
roma.joaopedro@gmail.com
Natasha Ribas
natasharibasf@gmail.com
Grupo social:
Valéria Peres
valeriaperesmm@gmail.com
CIEP Samuel Weiner
Av. Heitor Beltrão, s/n Tijuca.
Nosso projeto foi realizado em parceria com a professora Valéria Peres, da Escola Municipal Prudente de Morais. Nossa intercessora leciona Educação Infantil a alunos de 6 anos, todos os dias.
A professora mantém a dinâmica das aulas divida em duas partes: antes e depois do recreio; na primeira parte a turma realiza atividades em torno da iniciação na escrita e leitura (programa exercícios de desenho com a escrita de seu nome, como organizar uma frase, construção oral de histórias, etc) e na segunda parte a turma descansa e brinca livremente até a hora da saída.
A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Valéria reconhecemos como tema para o projeto: “Falar de Imagens: conhecer o respeito de brincar com a leitura, combinando o espaço da criança com o mundo. Olhar, ler, conhecer e brincar... BINGO! O segredo da vida”. Valéria busca escutar as crianças, dando voz e espaço a elas através de brincadeiras como: Conversas sobre o Dia; Telefone-Sem-Fio; Hora da História; Obrigações do Ajudante-do- Dia; mencionando que o ponto comum entre todas essas atividades é “combinar o espaço da criança com o mundo”: o espaço da criança é o da brincadeira, que, mesmo sendo brincadeira, possuí aspectos reais e simulações de questões cotidianas estimulando a “leitura de mundo”.
Com base na Frase-Objetivo e nas experimentações começamos a construir algo que dê voz/respeito aos alunos; sendo versátil e capaz de dar a continuidade que nossa intercessora utiliza nas dinâmicas. Construímos um painel que se abre em quatro faces diferentes e vem com um conjunto de fantoches com imagens do cotidiano das crianças; é formado por quatro módulos de três peças, cada, compostos por MDF de 3mm e carpete. O objeto foi usado como púlpito, tabuleiro e painel; ambos possibilitam a construção de histórias, dando o espaço para a criança recriar a sua leitura de mundo junto ao próprio espaço de Valéria.
Nossa intercessora concluiu que “Desde o primeiro momento o João e a Natasha se integraram ao grupo e durante o processo, buscaram alternativas que pudessem favorecer a aprendizagem e este caminho foi muito rico e muito difícil. Acredito no crescimento deles e no meu também”.
Eu, João Pedro, aprendi a aprender com cada gratidão. Descobri que a todo tempo estavam me ensinando coisas e eu nem sabia. Aprendi a ver grandeza nas coisas, tudo tem potencial. Aprendi a arriscar mais, sem temer o resultado. Aprendi a errar. Aprendi a aprender com o erro e apostar nas “bobagens” que acreditamos. É no processo que o produto toma forma, e ele é de todos. Aprendi que a experimentação a inserção de uma ideia no mundo real, ela sempre indica o próximo passo. Aprendi a diluir o ego, a fazer um design de paz, coletivo.
Eu agradeço à Natasha responder “tem potencial” todas as vezes em que eu pedia sua opinião. Isso me fez aprender a ver potência em todas as coisas, tudo pode ser útil e importante, só depende de nós. Eu agradeço à Valéria por ter se envolvido e se permitido fazer parte te todo esse processo junto com todos nós. Com isso aprendi a não ter medo de me envolver, e a me entregar.
Eu, Natasha, aprendi, nesse processo, a fazer com o outro; esse projeto é união de todas as pessoas em uma coisa só, nada é meu tudo é nosso. E, também, com a Valéria pude aprender a ler o próximo, dar voz ao próximo. Pude experimentar qualquer coisa sem medo, as respostas acrescentaram mais uma coisa. Cada objeto/coisa tem algo a oferecer, aprendi a ver as preciosidades deles. Quero compartilhar e vivê-lo ainda mais.
Eu agradeço a Valéria por me ensinar de respeito. Pude aprender a escutar o outro, da necessidade que eu tenho dele, em como cada gesto, palavra são importantes. Eu agradeço ao João pelo fato de viver comigo durante esse semestre se entregando completamente em cada etapa. Pude aprender com ele a ser mais dedicada e caprichosa nas coisas que eu faço.
Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente