Plantando surpresas para descobrir vida:
Equipe:
Jéssica Benevides Gonzalez de Almeida
jessicabga@hotmail.com
João Victor Ramos Melhorance
joaomelhorance@gmail.com
Grupo social:
Selma Delocco Alves
selminha.alves@globo.com
Escola Municipal Tristão de Athayde
Rua Bráulio Eugênio Müller, 405
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
22793-530
Nosso projeto foi feito na Escola Municipal Tristão de Athayde, na Barra da Tijuca, com a professora de educação infantil Selma Delocco Alves, numa turma com idade média de 3 anos. Durante os encontros escutamos e anotamos tudo o que a Selma falava e observávamos também as atividades propostas por ela, muitas delas baseadas na natureza, como histórias sobre as flores da primavera ou a experiência de plantar feijões, sempre muito atenta e preocupada com a formação interior de seus alunos.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Selma, reconhecemos como tema para o projeto: “Plantar luz para nascer gente e cuidar de gente é ver nascer o sol!” Baseados nessa frase, criamos e levamos experimentos para que a professora os testasse. Através desses testes, definimos nosso partido adotado, que é dar ao aluno o conhecimento de etapas e caminhos da vida, para que ele possa também escolher o seu, mas devemos fazê-lo de forma a surpreendê-lo, afinal, a vida também é surpreendente
Fizemos, então, dois tapetes feitos de feltro, medindo 85x70 cm cada um. Eles foram feitos de forma a apresentar uma sequência, representando através de elementos feitos de tricoline, a vida das plantas (no primeiro tapete), as estações do ano e as fases da vida do humano moderno (no segundo tapete), escondidos dentro de vários compartimentos para que pudessem gerar surpresa. Esses tapetes estão sendo usados pela professora Selma como uma forma de treinar com seu alunos a observação e estimular a reflexão e debate sobre as etapas da vida de forma lúdica.
Conclusão Jéssica:
Agradeço a Selma por honrar o título de parceira, pois foi como ela se mostrou desde o primeiro encontro, disposta a tirar um tempinho de sua aula e testar experimentos, variações e protótipos, por estar sempre em contato conosco, mesmo quando não podíamos estar presentes em suas aulas, se preocupar e perguntar sobre o andamento do projeto e ter o cuidado de sempre nos escrever textos quando nós pedíamos um retorno seu, o que acabava facilitando muito o nosso trabalho ao escrevermos os textos para as nossas agendas e a entender como Selma enxergava nosso projeto. Agradeço também por ter aprendido com ela a valorizar a luz e a irradiá-la da mesma forma como ela, facilmente, o faz. Essa relação de parceria que construímos junto à Selma foi, extremamente, importante para o bom desempenho do nosso projeto e para ele ter chegado até onde chegou.
Agradeço ao João por ter sido o companheiro que foi durante todo esse processo. Agradeço pelo modo como ele consegue que eu dê sempre o melhor de mim e me dedique ao máximo, pelo simples fato dele também ser assim, mas se, em algum momento, eu precisava de uma ajuda para continuar, ele estaria sempre ali disposto a estender uma mão, aprender uma coisa nova – como costurar – para dividir melhor as tarefas, deixar de passar um fim de semana em sua cidade para concentrar seu tempo no projeto e até passar noites sem dormir trabalhando e tudo com um sorriso no rosto que sempre conseguia melhorar o meu humor, não importando o quão cansada estava. João me mostrou que é possível trabalhar, efetivamente, em dupla, de forma que ambas as partes se esforcem da mesma maneira e tenham a mesma carga de trabalho, sem pesar mais para um do que para o outro. A relação de companheirismo entre mim e o João, baseada em respeito, dedicação e amizade, me mostrou como o trabalho em equipe é extremamente fundamental para o sucesso do projeto, não só em relação à divisão das tarefas para o melhor cumprimento de prazos, mas também em relação ao desenvolvimento de ideias – que são originadas da fusão de fontes diferentes, o que só as enriquece – e o partilhar de uma mesma experiência com alguém que a está acompanhando junto de você, o que só a torna mais prazerosa. Sei que, certamente, sem o João, todo esse meu processo de projeto não teria sido o mesmo.
João:
Agradeço a Selma, por ser essa pessoa cheia de luz! Por ela saber como passá-la para todos aqueles que a rodeiam, através de seu riso fácil e criatividade mil! Fui sendo guiado por essa luz durante todo o projeto e descobri que ela também mora em mim e que eu posso passá-la para os outros, seja através de uma história, uma música ou até mesmo um tapete. É engraçado pensar que, antes de conhecê-la, a Jéssica já me dizia “Você vai querer fazer projeto na Barra. Ela é incrível!” e isso só foi se confirmando mais a cada dia. Agradeço também ao seu cuidado de sempre querer escrever os textos para nossos relatórios, pois com eles aprendi o quanto é fácil passar carinho através das palavras.
Agradeço a Jéssica, por ter sido muito mais que uma dupla, mas uma professora, uma aluna e uma irmã. Uma professora, pois soube me passar seus conhecimentos (sobretudo de costura, devo dizer) com clareza e paciência. Uma aluna, por estar sempre disposta a aprender e mais importante ainda: a escutar. E uma irmã, o mais importante de todos esses títulos, pois ela me acolheu como parte de sua família, seja em um almoço de domingo ou simplesmente numa carona, hoje me sinto parte dos “Benevides de Almeida”. Sem esses três papéis que ela desempenhou (com mais do que maestria), eu nunca teria conseguido chegar ao fim desse projeto com tanta determinação e alegria.
Intercessora
“Temos o maior prazer em colaborar com vocês, mas não consigo enxergar como eu e minha turminha de maternal poderíamos contribuir.” Com esta frase iniciei meu contato com Jéssica e João. Na verdade, ali estava começando uma história que foi se transformando num projeto muito legal!
Aos poucos, esses meus dois novos parceiros de caminhada foram me mostrando o que pretendiam e muito surpreendentemente foram me envolvendo neste grande projeto. Cada dia uma novidade, uma proposta nova! Materiais diversos que provocavam o meu olhar curioso e me incentivavam a criar diferentes propostas de experimentos com as crianças. Jéssica e João passaram a ser esperados diariamente por mim e pelas criancas com muito carinho e curiosidade. Ficávamos admirados com tantas novidades e formas criativas de se trabalhar as transformações da VIDA. A turminha sabia que luz, calor e água são elementos essenciais para sobrevivermos. Porém, estas pequenas crianças puderam comprovar que LUZ em todos os sentidos, é essencial para as pessoas. E que CUIDAR é primordial para sermos e crescermos felizes. Participar deste projeto foi alimentar o lógico e o simples, de uma forma criativa e diferente. O projeto foi batizado de “Plantar luz para nascer gente e cuidar de gente é ver nascer o sol”. Plantar LUZ, nascer GENTE, cuidar de GENTE, ver NASCER, ver o SOL... Tudo isso pode ser tão fácil em nosso dia a dia!
Li em algum lugar que o termo designer “se refere ao indivíduo que está ligado a alguma atividade de projeto criativo “. Fica então aqui registrado o meu projeto de vida, fortificado por esta experiência compartilhada com vocês e especialmente meus queridos Jéssica e João: uma vida simples mas original, com desafios e alegrias, brincadeiras e verdades e principalmente muita Luz, para poder virar GENTE de verdade! Foi MUITO BOM estar com vocês.”
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente