 
                     
                     
                Para entender listen to the teacher, interact,
 say sorry, ask a
question.
					 
							
Equipe:
							
							Lucas Jungen
							
							Lucasjungen@hotmail.com
							
							
							Ricardo Kalache
							
							rickalache@hotmail.com
							
							Grupo social:
							
							Fernanda Rodrigues Doria Freire
							
							doriafernanda@hotmail.com
							
							Municipal Jackson de Figueiredo
							
							Rua Jackson de figueiredo dentro do condomínio amaba
Fizemos nosso projeto na escola Municipal Jackson de figueiredo. Acompanhamos a aula de inglês da professora Fernanda Doria para o terceiro quarto e quinto ano. Em suas aulas a nossa parceira passava atividades como montar a roupa de um boneco em um desenho e dar nome a cada peça de vestimenta em inglês. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Fernanda Doria reconhecemos como tema para o projeto: “Para entender listen to the teacher, interact, say sorry, ask a question”.
A Prof Fernanda deu ênfase na palavra: “Interaction”(interação) pois explicou que esta representava a chave para o andamento da aula. Assim notamos que de agora em diante deveríamos focar na interação e no andamento da aula tentando não restringir o experimento ao conteúdo da matéria. Após muitos experimentos construímos uma flor com pétalas de plástico PS onde a profª pode escrever palavras e mostrar imagens. As pétalas da flor abrem e fecham. Está sendo usado pela professora para esconder e mostrar as palavras novas e as surpresas daquele dia.
Conclusão individual Lucas: :
Quando comecei esse projeto confesso que me assustei com a
metodologia que se diferenciava de todas as formas de aula que já 
conhecia. Percebi logo que aqui não seria cobrado da mesma forma 
pelos professores e que portanto eu mesmo teria de me controlar para 
que estivesse sempre em dia com o projeto e minhas tarefas.
Ao longo do projeto Mudei completamente minha opinião sobre as escolas publicas e sobre a forma como o aprendizado acontece nessas instituições. Mudei minha visão sobre educação pública e aprendi a ver as qualidades que aquele ambiente trazia. Entendi que trabalhar com pessoas que eu não conheço, requer um esforço para entender a opinião e o comportamento das mesmas! De cara tive um Choque imenso pois não estava acostumado a aceitar e escutar as opiniões de terceiros. Após varias conversas e ate discussões com meus professores logo percebi que estava enganado pois estava me fechando para opiniões diferentes da minha e aprendizados novos. Gradativamente fui amolecendo e percebendo tudo que estava perdendo me comportando de maneira egocêntrica.
Quando apresentamos o protótipo final vi a contribuição de diferentes indivíduos refletidos na atividade que o mesmo proporcionava. Neste momento percebi que o caminho para um aprendizado pode ser interno no entanto é muito mais rico quando contem o conhecimento e a sabedoria de terceiros.
Agradecimentos Lucas:
Agradeço meu parceiro Ricardo por me não se assustar com minha 
personalidade brusca e sempre me retribuir na mesma moeda. 
Vi no Ricardo o reflexo da minha própria pessoa tanto nas coisas 
positivas quanto nas negativas. Assim repensei minha forma de 
comportamento tendo mais cuidado na forma como exponho minha 
opinião e como trabalho.
Agradeço nossa parceira Fernanda por me mostrar uma nova visão sobre a educação pública. Ela me mostrou através da maneira como lidava com os seus alunos que o comportamento e a interação dos alunos na aula estão diretamente interligados. Aprendi que uma aula onde a interação é boa tende a ter um andamento muito mais produtivo.
Agradecimento Ricardo:
Agradeço primeiramente minha dupla Lucas Jeremias, o Blask, pois
se não fosse ele, provavelmente teria ficado para trás,  aprendi com o 
mesmo que quando se pode contar com um amigo que procura o melhor 
para o andamento do trabalho e que esta convicto e afim de fazer 
acontecer, não podemos abrir mão de tanto esforço, e por consideração 
e admiração a vontade de trabalhar nas horas difíceis são superadas e o 
sentimento de dever cumprido ultrapassa qualquer esforço.
Avaliação da Profª Fernanda: 
Todo processo para realização do
projeto final foi desenvolvido pelos alunos com muito empenho e 
dedicação.
 Agradeço a oportunidade de fazer parte deste projeto que ajudou 
os alunos na expansão de sua capacidade de criação, de dialogo e de 
interação na busca por um trabalho que fosse útil  aos alunos da rede 
municipal.
Disciplina: DSG 1002
							Turma: 1AC
							Professores: Ana Branco e Luis Vicente

