Origami de revelar palavra
Equipe:
Desde que entrei no curso de design da PUC fui sendo encaminhada
para realizar meu projeto dois na barraca. Todas as minhas
expectativas foram superadas ao longo do semestre. Não poderia
nunca dizer que não foi um desafio e que encontrei algumas
dificuldades no caminho, mas esses só serviram para me fazer
crescer e para fazer meu projeto ainda melhor.
A disciplina de projeto lecionada na barraca pelos professores
Ana e Vicente, consiste em acompanhar uma professora da rede
pública de ensino durante um semestre e em parceria com ela
desenvolver um objeto de apoio para a sua aula. Comecei a
busca pelo parceiro com o Pedro, minha dupla naquele
momento. Durante o projeto, acabamos nos separando e
seguindo nossos caminhos separados.
Depois de assistir a aula de quatro professoras optamos por dar
continuidade ao projeto com a professora Telma. Ela dá aulas
de português, matemática, história e geografia. Sua turma
possui 27 alunos, sendo dois deles portadores de necessidades
especiais. A aula acontece com base nas apostilas cedidas pelo
Estado e com materiais de apoio que ajudam os alunos a
entenderem e revelarem o abstrato das matérias, como notícias
de jornal e atividades de desenho, corte e colagem.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
vocabular de Telma reconhecemos como tema para o projeto:
“Revelar o abstrato interagindo e transformando o
universo” .
Após as experimentações iniciais, decidimos que trabalharíamos
com classes gramaticais, para ajudar os alunos a entenderem o
que é cada uma delas e como usa-las na produção textual.
Depois de testes de tamanho e forma chegamos à um origami de
dez faces feito de papel revestido com tecido. Em suas dobras
foram costurados pedaços de carpete, onde ficam presas
palavras dobradas em sanfona. Cada cor do origami
corresponde a uma classe gramatical, assim como as palavras
que nela estão presas. Em suas aulas, a professora Telma utiliza
o origami como uma biblioteca de palavras. As crianças vão até
ele, escolhem uma ou mais palavras e as classificam. Depois,
sozinhas ou em grupo, devem elaborar orações ou textos
baseados nas palavras sorteadas.
Ao longo desses meses tive grandes lições. A primeira delas foi
aprender a viver do presente e não do futuro. Sempre fui uma pessoa
ansiosa quanto ao que está por vir. No meio da construção do
protótipo fiquei muito nervosa e travei porque não conseguia parar
de pensar na montanha de tarefas que tinha pela frente. Até que tive
um clique e percebi que deveria parar de pensar em tudo e viver uma
etapa de cada vez. O número de tarefas não diminuiu, mas pude ir
realizando cada uma delas com enorme leveza e satisfação.
O segundo aprendizado foi o da entrega, e isso se relaciona muito
com viver do presente. Aprendi a me entregar ao grupo que estava
ao meu lado na barraca passando pelo mesmo que eu, ajudando e
deixando que me ajudassem. Aprendi a me entregar para a opinião
dos meus professores, sempre munidos de dicas e ensinamentos
riquíssimos para me dar. Aprendi principalmente a me entregar e a
não temer o diverso e o desafiador.
No final desse percurso tive como resultado um material de apoio
para a aula da professora Telma, mas tive também algo que vai
muito além disso, tive um amadurecimento muito grande como
pessoa. Passei a ver o quadro como um todo de forma muito mais
clara e simples. Aprendi com a Ana e com o Vicente ao longo desses
poucos meses que a beleza e a graça estão na simplicidade, estão em
todos os lugares, basta querer enxergar. Esse com certeza foi meu
maior aprendizado.
Agradeço à professora Telma por me mostrar como coisas muito
diferentes uma das outras podem funcionar juntas. Quando comecei
o projeto percebi que eu e ela éramos muito diferentes, ela é uma
professora que gosta de uma aula mais tradicional, então os
experimentos que sugeriam uma atividade mais fora do comum não
foram utilizados. No começo me senti lesada, achando que meu
projeto não daria certo. Mas com o tempo percebi que estava muito
enganada, e que nossas diferenças só fizeram com que o trabalho
ficasse mais rico e com que eu amadurecesse mais e visse que a
nossa diferença só vinha a somar e não a diminuir. Disciplina: DSG 1002
Olívia Rodrigues Pedroni
Olivia.pedroni@gmail.com
Grupo social:
Telma Feriguetti
telmaferiguetti@gmail.com
CIEP Agostinho Neto
Rua Visconde Silva, s/n, Humaitá. Rio de Janeiro- RJ
Resumo:
Turma:
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Maria do
Socorro Calhau