A Felicidade Faz a História
Equipe:
Beatriz Alves Siqueira
Beatrizas500@gmail.com
Luisa Massi
Luisa.massi@hotmail.com
Grupo social:
Mariana Zadminas
mariana.zadminas@gmail
Escola Municipal Rubem Braga
Praça General Álcio Souto, 37 – Lagoa, RJ
Resumo:
Escolhemos trabalhar na Escola Municipal Rubem Braga, no Humaitá, com a professora Mariana Zadminas que é responsável pela turma de maternal II, composta por crianças de 3 a 4 anos. As crianças da turma chegam à escolar as oito da manha e saem as três da tarde e seu tempo no ambiente escolar é ocupado com duas refeições, horário de descanso, atividades recreativas e atividades didáticas. Mariana, com a ajuda da assistente Selma, proporciona atividades que variam, sendo algumas mais lúdicas, e outras bem didáticas, porém sempre visando algum aprendizado para as crianças. Entre as atividades que pudemos acompanhar durante o tempo de observação que fizemos do trabalho da professora está, por exemplo, uma atividade que acontece todas as manhãs, assim que os alunos chegam em sala após o café da manhã, onde os alunos sentados em roda cantam e dançam juntos cantigas infantis, compartilham experiências pessoais, participam da chamada que cada dia é feita de uma maneira diferente , contam quantas criança estão presentes e ouvem uma história contada pela professora. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Mariana, reconhecemos como tema para o projeto: “Redonda era a história contada por gente feliz.” A frase-objetivo se relaciona perfeitamente com a atividade que observamos realizada em roda e a professora ao escolher esta frase nos disse que era exatamente o que eles costumavam fazer todos os dias quando chegam à escola, todos felizes, sentam em roda para ouvir e contar histórias. A partir das experimentações das primeiras ideias, definimos como objetivo para o projeto um conceito em que existisse o rosto feliz, que representa a turma, que é chamada de “turma feliz”, além de ser redonda, e agregasse o nome das crianças para a chamada, os números, as fantasias e todas as informações consideradas mais “quentes” pela professor em uma só superfície. Como objeto final, produzimos um grande rosto feliz, com formato redondo que preenche a roda, que possui dois bolsos como “envelopes”, contendo o menor, vinte e cinco plaquinhas de dois tamanhos e de material que pode ser escrito e apagado para escrever o nome das crianças para a chamada e números, podendo ser utilizadas para outras coisas, e o bolso maior, vinte e cinco fantasias entre elas máscaras de animais e adereços de personagens de contos infantis para que as crianças criem suas histórias. O rosto feliz e bolsos foram feitos com brim preto e amarelo, costurados na máquina e com acabamento com viés preto, já os detalhes do rosto foram bordados à mão. As plaquinhas foram feitas de MDF, com uma placa de plástico poliestireno colado por cima, para que pudessem ser escritas e apagadas. As fantasias foram feitas de feltro, com os detalhes bordados a mão, e o acabamento foi feito com costura caseada de lã, também feita à mão, todos com duas tiras de elástico para serem presas à cabeça das crianças, com exceção de dois tutus de bailarina que foram feitos com elástico e tule rosa. O objeto está sendo utilizado no momento inicial da aula, para fazer a chamada, Mariana escreveu o nome dos alunos nas plaquinhas maiores e pede para que cada criança pegue o seu nome e coloque sobre o rosto feliz. Nas plaquinhas menores, foram escritos números, e as crianças contam juntas em voz alta até o número de crianças que estão em sala. Após a chamada e os números, Mariana distribui uma fantasia para cada criança e cria uma história, onde os personagens vão aparecendo ao longo da história e as crianças caracterizadas atuam.
Beatriz Siqueira
Antes de começarem as aulas, eu não tinha certeza se iria gostar de passar horas em uma barraca aberta, sem mesa nem cadeira. Achei que talvez não me adaptaria e que não fosse gostar, mas me desafiei e fui. De primeira, tive que fazer gratidões e entrei em pânico, comecei a perguntar para todas as amigas que haviam feito Projeto com a Ana e todas me falaram “Relaxa, que daqui a pouco você vai estar fazendo gratidão para o seu porteiro, você se acostuma.”, e realmente me acostumei. Um dos principais ensinamentos de Ana que levarei para a vida, será a gratidão. Aprendi a agradecer, agradecer pelo o que vem do coração, agradecer sem pensar muito (como ela me ensinou). Durante o período, fui me acostumando, amando e vivendo na barraca, com suco verde e aquele amor que tem ali dentro. É um espaço que junta a gente, que agrega, afinal de contas você senta do lado de quem conhece e não conhece, e deita em cima de almofada de folha e pisa com o pé descalço na areia... isso tudo dentro de sala de aula. Aprendi a me planejar, e a trabalhar em dupla, coisas em que nunca fui muito boa, e sou muito grata por isso. Além de ter tido uma dupla maravilhosa, trabalhei com uma parceira que acabou virando amiga. Mariana virou não só uma parte de projeto, mas uma pessoa que eu espero ser quando crescer, alguém que tem tanta amor pelo o que faz, e que trata seus alunos como filhos. Espero poder levar todos esses ensinamentos para o resto do meu viver. Agradeço a Mariana por todo o seu carinho, amor e dedicação , que junto com nosso empenho fez com que chegássemos a esse belo protótipo final. Aprendi que quando a dupla e o intercessor são carinhosos com os outros, o trabalho passa a ser mais fácil. Agradeço a Luisa por ter sido desde o começo a melhor dupla, a melhor companheira e amiga. Aprendi com ela nesse semestre o que nunca havia aprendido com tantos anos de amizade, por causa dos desafios que passamos juntas, e só nos fez crescer como indivíduos.
Luisa Massi
Realizar o projeto 1002 com a Ana e o Vicente instigou em mim uma vontade de aprender, de crescer, de me dedicar e absorver o máximo de toda essa experiência incrível. Aprendi com o processo e com a desconstrução da sala de aula tradicional, e do design totalmente impessoal que vemos atualmente uma forma de criar muito mais rica, onde não apenas se cria algo para alguém, mas com alguém, absorvendo as experiências da pessoa, e deixando uma parte de mim em tudo que crio, algo que vou levar comigo para o resto da minha vida e carreira profissional. A convivência com as pessoas que fizeram parte do processo, tanto a Beatriz, como a professora Mariana, Ana e Vicente e os amigos da barraca também foi engrandecedora pois cada um teve sua importância nos caminhos que seguimos. A experiência em geral gerou em mim um crescimento e amadurecimento muito além de acadêmico, mas pessoal, como ser humano. Agradeço a Mariana por emanar alegria e amor ao seu trabalho, e pelo comprometimento que teve conosco durante todas as etapas do processo isso foi refletido no nosso protótipo final. Ao construir o projeto com a ajuda dela, e não apenas para ela aprendi que o processo se torna muito mais fácil quando mergulhamos no seu universo e vivenciamos essa experiência junto com ela,por inteiro. Agradeço a minha dupla Beatriz pela cumplicidade durante todo o processo. Nossa união e comprometimento uma com a outra permitiu que cumpríssemos todas as etapas tranquilamente, e foi essencial para lidarmos com as dificuldades que encontramos pelo caminho. Aprendi muito com a nossa convivência, e absorvi muitas das qualidades dela como o capricho, paciência e dedicação total a todos os detalhes feitos. Sua personalidade divertida, ao mesmo tempo séria e responsável tornaram essa experiência do lado dela muito rica e engrandecedora, pois apesar de sermos muito diferentes, nos unimos por um mesmo objetivo.
Mariana Zadminas
Beatriz e Luisa chegaram à escola apresentando uma proposta clara para o trabalho. Foi de extrema importância para a turma os momentos vividos com elas, pois as crianças estavam ansiosas para experimentar as experiências. Foi um processo muito bem conduzido pelas duas que demonstraram gentiliza com as crianças e com os adultos da turma. Se envolveram com as crianças, porém sem interferir na rotina e sempre com muita alegria. Elas trouxeram ótimas ideias e estimularam a minha criatividade como professora e o imaginário das crianças. Foi um grande ganho para a turma a presença delas e dos experimentos. Esse projeto é muito rico e inspirador. Parabéns a PUC pela iniciativa e parabéns Beatriz e Luisa pelo ótimo trabalho desenvolvido. Vocês foram maravilhosas.
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Maria do
Socorro Calhau