João Cezimbra CONCLUSÃO 2016.1
Eu agradeço a experiência com a mandioca, por ter me mostrado a importância do processo coletivo de preparação do alimento. Como disse Ana, preparar seu alimento, é algo tão precioso, que não deve ser classificado trabalho.
É uma criação de duas vias, de mão dupla, onde o alimento reage com o que está sendo feito. Isso também é demonstrado quando torcemos o "miolo"da mandioca com duas pessoas pelo menos executando o preparo. Apesar de torcermos em direções diferentes, o objetivo é o mesmo: sentir esse prazer em produzir seu próprio alimento.
Também pude perceber a dicotomia entre algo forte, com energia, como torcer algo, e para depois utilizarmos a suavidade para deixar a mandioca com aspecto de farinha.
Isso, é o cuidado com o preparo.
Muito gratificante a experiência de poder "provar"o resultado final, agradecendo a vida e a Mãe Natureza por mais essa opção de escolha de alimento tão forte e prazeroso como a mandioca!
Água de areté!!!!!!
16/maio/ = = Joao Cezimbra
GRATIDÃO
Sou grato por ter viajado em um domingo de sol para Correas, e ter visitado o sitio de plantacao organica e ter tido esse contato precioso direto com a natureza.
Realmente abriu minha mente para entender que é possivel fazer da alimentacao um processo sagrado e natural.
Colhemos da terra o que precisamos, lavamos, e comemos. Simples assim...
O sitio era muito bonito, cheio de cor, e tambem aqui como geografo destaco a inclinacao do terreno, talvez para o melhor aproveitamento do Sol, fonte de energia para todos os nutrientes que ali tinham.
Foi sensacional poder compartilhar desse sentimento, e realmente cuidar do nosso alimento, colhendo e lavando ele, preparando um super almoco em conjunto.
Mas como qualquer coisa na vida, existe esforco e dedicacao, foi isso que vi nos olhos dos donos do sitio que cuidavam daquelas hortas, como se algo precioso estava para acontecer.
Obrigado Mãe Naturexa!
Viagem para Correas no domingo - Joao Cezimbra
GRATIDÃO
Sou grato por ter visto o filme americano Super Size Me, onde mostra a realidade de um americano que se submete a uma experiencia de apenas se alimentar com fast food.
Essa cultura de fast food ainda se faz muito presente no Brasil, e pela influencia americana, no mundo como um todo. Porém, a maioria das pessoas nao sabe o quanto nociva e criminosa sao essas redes de fast food que se preocupam em te viciar em um alimento nada saudavel, e de risco para o organismo humano.
Foi incrivel ver como o humor, a saude fisica e mental do protagonista foi se alterando com o passar dos meses e como principalmente a rede Mc Donalds nao se preocupa nem um pouco com o seu consumidor, apenas que te-lo voltando para o restaurante.
Como contra partida, fico feliz em saber e poder contar que cada vez mais cresce um mercado vegetariano e vegano no mundo, entao posso classificar como uma esperanca contra as redes de fast food, trazendo realmente uma alimentacao saudavel e mais colorida.
Parei de ir no Mc Donalds quando era pequeno e tive essa percepcao alimentar, onde consegui destinguir o que me fazia me sentir bem e o que me dava a sensacao de que estava bem.
Mc Donalds te da a sensacao que voce esta se sentindo bem, porem o conteudo de seus lanches nao condiz com o que o nosso corpo precisa...
Gratidao !
Filme: Super Size Me - Auditorio RDC - Joao Cezimbra
GRATIDÃO final
Agradeço pela aula de hoje baseada no diálogo e no conhecimento passado por Ana Branco, onde a professora reforçou a visão até do filme Super Size Me, onde somos expostos diariamente a uma cultura alimentar que aposta na opressão como forma de conduta alimentar e maqueia realmente a verdade por tras dos alimentos.
Tambem achei importante destacar que um dos efeitos nocivos disso é realmente nos deixar depressivos e confusos tentando buscar uma verdade exterior, porém uma verdade, essa descoberta dessa luz, é INTERNA.
Precisamos entao reforçar o olhar para dentro de nós...
É importante combater essa cultura nociva pensando em buscar a real informacao sobre os alimentos (bons livros).
A cultura ocidental vende esse modelo pois lucra com isso, com esse envenenamento alimentar diário. Com isso, ficamos doentes e então entram as farmácias tentando lucrar com esse reparo do indivíduo. Essa medicina cheia de tóxicos, onde na verdade precisamos nos libertar desse ciclo vicioso para um ciclo de virtude, virtuoso.
Deixo aqui, uma frase que gosto muito e utilizo como base de minha crença: "Quem olha para fora, sonha...Quem olha para dentro desperta"- Carl Jung
Gratidão !!! - Joao Cezimbra