Ana Carolina Maia CONCLUSÃO 2017.1



Ana Carolina Maia Bittencourt

1121204

Ana Branco

12 de maio de 2017

BioChip

09/03 - Desenhando com cordas de sisal em grupo

Eu agradeço a corda de sisal por ter proporcionado a união das pessoas, que gerou em mim confiança, paz e um grande sentimento de pertencimento

14/03 - Desenhando com cordas de sisal em 4 grupos

Eu agradeço a corda de sisal por unir pessoa que estavam lado a lado mas também de maneira igual as pessoas que estavam do meu lado oposto.

Agradeço a tenção momentânea que ela me deu para que no momento seguinte eu pudesse sentir a leveza, principalmente nas partes que estavão tencionadas.

Agradeço a corda de sisal por ter me mantido e me levado a observar seu movimento e o movimento ao seu redor. E por me fazer descobrir que é melhor ficar em silencio e observar do que falar e acabar se mantendo distante.

16/03 - Desenho de investigação com cenoura

Eu agradeço a cenoura por sua forma, textura e por poder proporcionar essa atividade. Pelo fato de ter me feito pensar no pre conceito que damos pela forma. Que gerou em mim um sentimento de agradecimento e modificação no meu paladar.

21/03 - Desenho com cordas de sisal em dupla

Eu agradeço as pessoas pelo fato de estarem receptivas a entrada de pessoas “estranhas” dentro do seu circulo - seu mundo - gerou em mim sensação de pertencimento.

22/03 - Filme: Ponto de Mutação

Eu agradeço ao filme Ponto de Mutação pelo fato de terem pessoas diferentes com opniões distintas mas que estão abertas a novas ideias, dialogando e discutindo entre si e trazendo diversas ideias para fazer pensar gerou em mim maneira diferentes de pensar e ver certas situações da vida. Pensando no quão é importante essa troca de ideia e a própria troca de opinião, nao devemos estar presas aos nossos sentimentos, opniões e gostos mudam e devem mudar a todo tempo.

28/03 - Desenho de investigação com fermentação

Eu agradeço ao repolho pelo fato de ter uma cor tão intensa e ter gerado com sua fibra uma massinha, que gerou em mim o descobrimento de que as pessoa e principalmente crianças poderiam estar brincando com esses “restos”, alem do mais elas poderiam comer, colocar na boca sem problema (ja que elas adora perceber as coisas com todos os sentidos).

Estou maravilhada

E agradeço a beterraba por sua cor incrível e seu sabor doce. Ao inhame por sua textura maravilhosa e seu sabor quase que neutralizante. A abóbora pela textura e cor. E a maça, sempre com sua doçura.

Agradeço a todos pelo fato de me aguçarem os sabores, a criatividade que gerou em mim mais amor ainda por essa natureza tao vasta.

30/03 - Reconhecimento dos fermentados

Eu agradeço a fermentação pelo fato de poder transformar os alimentos, que causou em mim intriga nesse processo e na possibilidade de transformação dos alimentos.

é incrível poder ver a cada dia como um único alimento pode se transformar em tantas possibilidades.

04/04 - Desenho individual com corda de sisal

Eu agradeço a corda de rani pelo fato de me ajudar a fazer movimento que sozinha eu não conseguiria que gerou em mim alongamento e descobertas das possibilidades de meu corpo.

06/04 - Filmes: Camelos também choram

11/04 - Desenho de investigação com pigmentos vivos

Eu agradeço a cenoura, maça, tomate, cebola, repolho branco e roxo, a soja, o aipo e o tempo, alem disso a todas as bacterias pelo fato de juntas formarem um arcoiris, cores lindas e naturais sem qualquer quimica, que gerou em mim novas descobertas, ainda mais repo repolho roxo que eu nao fazia ideia que sua cor poderia colorir.

18/04 - Desenho de investigação com sementes germinadas

Eu agradeço ao pilão e o moedor pelo fato de conectar o alimento e a maneira cozinha ao nosso ser que gerou em mim paz e a observação que o movimento do nosso corpo faz parte do movimento da nossa alimentação e do contrario também.

20/04 - Filme: La belle verte

Eu agradeço ao filme La Belle Verte pelo fato de mostrar que os seres evoluidos são aqueles que vivem em perfeita harmonia com a natureza e não o contrario, como muitos pensam, gerou em mim uma maior necessidade dessa integração com a natureza. Mesmo morando na cidade grande nos podemos ter uma melhor e maior relação nas nossas pequenas ações

25/04 - Desenho de investigação com desidratação de raízes

Eu agradeço ao aipim pelo fato de produzir essa farinha so com o processo de ralar e tirar sua agua, enrolando-o em um voal - uma atividade que gera paz e alegria - e colocando-o para secar. Que grou em mim maior amor e mais descobrimento por esse alimento.

27/04 - Colorindo a farinha do aipim

—————————————————

02/05 - Desenho de investigação com clorofila

Eu agradeço ao trigo pelo fato de ter brotado e gerado em mim o conhecimento do seu processo de crescimento, da profundidade e formato de ruas raízes e vegetação. Encantador.

Agradeço aos alimentos verdes pelo fato de serem únicos, que gerou em mim a descoberta de que cada alimento possui sua cor, sua textura e sua quantidade própria de agua.

A couve com sua cor clara e restos de massinha

A hortelã com sua cor mais escura e restos secos e esfarelentos

A chicória por sua impressionante quantidade de agua.

O trigo com seu mato de cheiro forte e seu sabor doce, algo que jamais poderia imaginar, e seus restos secos no entanto unidos, como um papel.

04/05 - Filme: Futuro Roubado

Eu agradeço a esse filme por me mostrar coisas que eu jamais pensaria que seriam possíveis gerou em mim um sentimento um tanto de desespero e angustia. Sera que estamos ja com o futuro roubado ? teríamos algum jeito de não nos contaminarmos com essa situação sem sairmos de onde moramos ?

09/05 - Desenho de investigação com alteração de temperatura

———————————————-

11/05 - Reconhecendo areias

Um grão de areia sozinho é imperceptível para nos, mas em conjunto produz tanto, não é uma quantidade determinada, é o grupo. A união faz forma e se transforma.

Reconhecendo a terra e compostagem

Eu agradeço a todos os alimentos pelo fato de poderem se alimentar tantos seres gerou em mim o entendimento que ele nao alimenta so aos seres vivos, mais que isso, seus residuos se transformam em terra, fazendo parte de um ciclo completo de vida,

Filme Les Baloons

Eu agradeço ao fogo pelo fato de ser um elemento tao intenso que gerou em mim a compreensão de que podemos ter ele como algo magico ou perigoso, basta saber manusea-lo.

Eu agrade a palestra por permitir essa conversa aberta sobre o preconceito com a soltura de bolões que gerou em mim a quebra de um preconceito que eu nem sabia que existia em mim mesma.

Apresentação da sala de aula entre arvores e bibliografia

Eu agradeço a essa aula pelo fato de me mostrar que existem muitos alimentos que sao deixados de lado e que poderiam muito bem ser incluidos em nossas dietas nos dando muito mais nutrientes que gerou em mim vontade de explorar cada vez mais todos os diferentes tipos de alimentos que temos e poder usa-los de diferentes formas.

Desenho de investigação com frutas

Eu agradeço as frutas pelo fato de terem cores, texturas e formatos variadas e assim permitirem tantos desenhos distintos e coloridos que gerou em mim a descoberta que que muitas vezes as formas e as cores quebram paradigmas.

Festa da prova

Eu agradeço ao biochip pelo fato de proporcionar uma aula onde podemos discutir tanto a respeito de alimentos, e ver que eles tem tantas funções em nossas vidas, seja de remeter a uma lembrança afetiva, seja para nos nutrir e alimentar, seja para expandir nossa criatividade e por ate promover quebras de hábitos e preconceitos. Que gerou em mim uma expansão de conhecimento e me mostrou que podemos transformar nossas vidas com pequenas modificações.

Ana Carolina Maia Bittencourt

1121204

Ana Branco

24 de Junho de 2017