Bianca Perrone Macedo CONCLUSÃO 2017.1



PUC-Rio – 2017.1

Bianca Perrone Macedo – 1120838

BIOCHIP

Desenhando com cordas de sisal em grupo

Eu agradeço a corda de sisal por ter proporcionado a união das pessoas, que gerou em mim confiança e pertencimento ao grupo.

Desenhando com cordas de sisal em 4 grupos

Eu agradeço a corda de sisal pelo fato de me fazer ter que acreditar e ter que confiar em outras pessoas que gerou em mim sensação de pertencimento e me fez perceber que todos dependemos uns dos outros.

Desenho de investigação com cenoura

Eu agradeço a cenoura pelo fato de me mostrar diferentes possibilidades que gerou em mim curiosidade e me permitiu explorar essas diferentes formas e sabores vindos de um mesmo alimento.

Desenho com cordas de sisal em dupla

Eu agradeço ao exercício da corda pelo fato de me fazer confiar em outra pessoa que gerou em mim sensação de pertencimento.

Filme: Ponto de Mutação

Eu agradeço ao filme Ponto de Mutação pelo fato de ter personagens com opiniões tão diferentes, mas abertas a novas ideias, dialogando e discutindo entre si e ampliando seus campos de visão que gerou em mim a vontade de conhecer coisas novas.

Desenho de investigação com fermentação

Eu agradeço ao repolho pelo fato de ter duas cores tão distintas e intensas, e a sua massinha que gerou em mim a vontade de explorar suas possibilidades e ver que diferentes alimentos de diferentes texturas podem se transformar dessa forma.

Eu agradeço a beterraba pelo fato de ter uma cor tão intensa que gerou em mim um sabor doce.

Reconhecimento dos fermentados

Eu agradeço a fermentação pelo fato de transformar os alimentos, que gerou em mim curiosidade nesse processo e na capacidade de transformação dos alimentos.

Desenho individual com corda de sisal

Eu agradeço a corda de rani pelo fato de possibilitar explorar movimentos que não seriam possíveis sem ela, que gerou em mim conhecimentos sobre meu próprio espaço, seus limites e possibilidades.

Desenho de investigação com pigmentos vivos

Eu agradeço a cenoura, maça, tomate, cebola, repolho branco e roxo, a soja, o aipo e o tempo, e as bactérias responsáveis pelo fato de juntas formarem um arco-iris sem o uso qualquer química que gerou em mim a descoberta de que alimentos possuem cores e formas diferentes e as mesmas podem mudar e colorir de forma natural.

Desenho de investigação com sementes germinadas

Eu agradeço ao pilão e o moedor pelo fato de conectar o alimento e a maneira como o corpo se move, gerou em mim a observação que o movimento do nosso corpo faz parte do movimento do pilão.

Filme: La belle verte

Eu agradeço ao filme La Belle Verte pelo fato de mostrar que é possível viver em harmonia com a natureza que gerou em a vontade de me harmonizar com a mesmo e mudar pequenas ações que fazem a diferença.

Colorindo a farinha do aipim

Eu agradeço ao aipim pelo fato de produzir essa farinha apenas ralando e “coando” sua água através de um voal que gerou em mim a quebra do pré-conceito que eu tinha e a vontade de conhecer mais esse alimento.

Desenho de investigação com clorofila

Eu agradeço ao trigo pelo fato de ter brotado, que gerou em mim o entendimento da sua forma de crescimento e da forma de suas raízes.

Eu agradeço aos alimentos verdes pelo fato de serem tão diferentes uns dos outros, que gerou em mim a descoberta de que cada alimento possui sua cor, sua textura e sua quantidade própria de agua, e que alimentos que são “parecidos” (são folhas de cores similares e etc) podem possuir sabores e cores diferentes.

Reconhecendo areias

Eu agradeço a areia pelo fato de ser tão fina e macia que gerou em mim a sensação de que não era apenas eu que tocava a areia, mas que ela também estava me tocando.

Reconhecendo a terra e compostagem Eu agradeço a terra pelo fato de ser um elemento tão rico possível de gerar vida, alimento e servir de alimento também, que gerou em mim a vontade de cuidar e entender melhor todas as coisas boas que ela proporciona e seus processos.

Filme Les Baloons Eu agradeço ao fogo pelo fato de ser um elemento curioso. Agradeço ao filme e a palestra que me ajudou a romper o preconceito com a soltura de balões e me fez ver que isso também pode ser uma arte, proporcionadas pelo fogo, pelo ar, pelas formas e cores. Isso gerou em mim a vontade de entender melhor e reconhecer que essa tradição merece seu reconhecimento e propagação.

Apresentação da sala de aula entre arvores e bibliografia Eu agradeço a essa aula pelo fato de me dar informação que eu desconhecia, como que muitos alimentos que consumimos diariamente e temos como “os mais ricos em algo” não são necessariamente os ideais e que muitas partes deles que jogamos fora são muito mais ricos do que aquele que utilizamos. Isso gerou em mim a vontade de pesquisar e conhecer melhor aquilo que comemos.

Desenho de investigação com frutas Eu agradeço as frutas pelo fato de terem cores, formas e texturas variadas e possibilitarem diferentes desenhos e coloridos que gerou em mim alegria de ver todas essas cores e formas.

Festa da prova Eu agradeço ao biochip pelo fato de me fazer entender os alimentos são muito mais que comida e fazem parte de todo um processo nosso, do nosso corpo, e que existem diversas formas e possibilidades em diversos alimentos que acabamos não utilizando, e muitas vezes são as melhores partes. Isso gerou em mim um processo de mudança, começando pela vontade de mudar, conhecer e entender melhor tudo, rompendo com os preconceitos que a maioria de nos somos ensinados, muitas vezes inconscientemente a ter pelos hábitos da sociedade em que vivemos, mas que hoje em dia já estão sendo quebrados