Hector Tabet Cruz CONCLUSÃO 2017.1



Agradecimentos Biochip 2017

HECTOR TABET

09/03

Agradeço às pessoas envolvidas nessa experiência pelo fato de todos trabalharem em conjunto para que a teia pudesse ser formada, o que gerou em mim um maior senso de comunidade, de forma que todos sejam iguais, sem que ninguém se sobressaia ao outro.

14/03

Eu agradeço à corda de sisal por possibilitar essa experiência, que gerou em mim uma reflexão de como a linguagem corporal é muito mais clara que a linguagem verbal e como utilizar isso para ajudar o próximo, através de diversas analogias, como a confiança de que a corda não irá cair no momento que eu me apoiar nela, pois o outro está segurando, puxar e ao mesmo tempo ser puxado pelo outro. Tudo isso me faz me sentir mais confiante e pleno.

16/03

Eu agradeço à cenoura e suas diversas formas pelo fato de proporcionar em mim diferentes sensações. A cenoura, como todos os vegetais compõe um sistema (assim como nós) e nesse sistema cada parte tem uma propriedade, função e sabor diferentes. Essa experiência gerou em mim a curiosidade e o interesse de estudar melhor todos os outros alimentos para que, dessa forma, eu possa me conhecer e me relacionar melhor com o mundo a minha volta.

21/03

Eu agradeço à corda de Rami pelo fato de ter proporcionado em mim a descoberta de diferentes partes e movimentos do meu corpo, possibilitando o desenvolvimento e a exploração da criatividade e gerando em mim a inspiração para criar, não só em grupo como também sozinho. Tal experimento também me proporcionou a possibilidade de posições que sozinho nunca seriam possíveis.

28/03

Eu agradeço ao repolho, a cenoura e a soja pelo fato de ter proporcionado em mim a contemplação de suas cores, a diversidade de seus desenhos e a curiosidade do que o pote se tornará, o que gerou em mim um sentimento de completude e de que, assim como os legumes juntos podem assumir diferentes cores, que cores poderemos assumir ao final desse experiência?

30/03

Eu agradeço aos repolhos roxo e branco, à cenoura em suas diferentes formas, à soja, ao aipo, à cúrcuma, ao alho, à maçã e a todos os outros legumes e hortaliças que estiveram presentes na aula de hoje pelo fato de terem me passado todos os conhecimentos de seus cheiros, processos e diferentes formas, que gerou em mim o sentimento de plenitude e a vontade de cada vez mais explora-los.

11/04

Eu agradeço à abóbora, ao inhame, ao repolho e a maçã pelo fato de terem me proporcionado a descoberta de cores, texturas e sabores provenientes de suas diferentes combinações, que geraram em mim memórias e associações com diferentes situações de um passado, além de continuarem me impulsionando a explora-los.

27/04

Eu agradeço a todos os legumes e hortaliças envolvidos na confecção do bolinho pelo fato de terem me proporcionado o prazer de saboreá-los, o que gerou em mim o sentimento de paciência e calma, ensinado que com esses dois tudo vem em seu momento certo, assim como a transformação do aipim em farinha.

18/04

Eu agradeço à aveia e ao trigo pelo fato de terem me proporcionado um trabalho lento e meditativo e o contato com a comida, que gerou em mim um estado reflexivo e contemplador de tudo que está à minha volta. Assim como perceber a mudança da forma e do cheiro de ambos.

09/05

Eu agradeço ao alho poró, o pimentão, a cebola, o alho, os brócolis, a maçã, a batata, a cebolinha e a aveia, que geraram em mim um sentimento de plenitude e ânsia de experimentação, a combinação da maçã com a batata geraram uma desconstrução de uma memória e acabaram por formar uma nova, pelo fato de serem alimentos que juntos fogem ao padrão.

Texto de Conclusão de Curso

Quando comecei a disciplina de Biochip estava curioso para saber do que se tratava a matéria, após conhecer a professora na viagem de conclusão de curso da turma do semestre anterior fiquei encantado com o conhecimento que a disciplina poderia me proporcionar. No semestre seguinte, a primeira coisa que fiz foi me matricular na matéria e comecei a ir as aulas.

Durante as aulas sempre me impressionei muito com as possibilidades e as portas que a alimentação pode abrir, tive diversos momentos de criatividade, em que me via não só estudando os alimentos e suas interações como também as combinações de cores a forma como as cores, a consistência e as diferentes misturas se relacionavam com o meu corpo. Também percebi como a comida orgânica tem um poder indescritível não só de me manter saudável, mas também tem o poder de curar, de estimular e de acalmar, quando necessário. Tive a noção de ver o corpo como um sistema, de entender que o intestino é também um cérebro e de usá-lo de forma inteligente em conjunto com o cérebro que fica na cabeça. Aprendi através das gratidões a prestar atenção e refletir sobre o que os alimentos estão me proporcionando e com isso, pude entender que ser grato nos faz refletir sobre as situações que ocorrem a nossa volta, a agradecer pelo que temos de bom e entender que o que é ruim pode vir como um aprendizado, e que tudo é um aprendizado.

Por fim, levo dessa matéria um sentimento de que esse é só o início de uma estrada e que há muito conhecimento e muitos aprendizados dos quais o alimento pode me proporcionar, espero continuar tendo as possibilidades e a abertura para honrar essa matéria que me trouxe não só um pouco de paz durante a corrida da semana como me fez refletir sobre diversas situações em minha vida.

Gratidão,

Hector Tabet Cruz