Uxia Fernandes Bustillo CONCLUSÃO 2017.1
UXÍA FERNÁNDEZ BUSTILLO
GRATIDOES CONVIVENCIAS COM O BIOCHIP 2017.1
9/3/17
DESENHANDO COM CORDAS DE SISAL
Eu agradeço a corda de sisal pelo fato de me mostrar a nossa habilidade como membros de um grupo para modificar todo aquilo conectado com nós. Que gerou em mim sentimentos de tranquilidade, paciência e trabalho em equipo.
14/3/17
DESENHANDO COM CORDAS DE SISAL
Eu agradeço a corda de sisal pelo fato de ensinar me a terem confiança nos demais. Que gerou em mim momentos de reflexão e experimentação das formas de comunicação não verbais.
A palavra é só mais um instrumento de comunicação, pero o nosso corpo com os seus movimentos são ótimos para atingir muitos dos objetivos comunicativos que nos marcamos.
16/3/17
DESENHO COM CENOURA
Eu agradeço á cenoura por seu tão maravilhoso sabor, olor e cor; ainda que nada é para sempre, e todo se transforma: as formas da cenoura podem ser tantas, a cor dela muda e até a percepção do sabor muda em função do nosso desenho vivo.
Gostei de experimentar com todos esses bichinhos que formam parte de nós, do nosso ambiente e nossos alimentos. Essa experimentação gerou em mim uma reflexão sobre as minhas barreiras e limitações mentais na hora de desenhar vivo, já que devo ter em conta todas essas criaturas que formam parte dele.
21/3/17
DESENHANDO COM CORDAS DE SISAL
Eu agradeço a corda de rami pelo fato de descobrir as capacidades do meu corpo. Eu descobri infinitas possibilidades de alongamentos e conexões do corpo.
A corda gerou em mim sensibilização e vontade de continuar experimentando com as minhas extremidades e o corpo em si.
Até no momento de gerar uma teia com nós mesmos experimentei a total conexão dos músculos,ossos, sistema nervoso,... Ao mexer ou movimentar qualquer ponto conectado com a corda vai afetar a outro ponto.
23/3/17
FILME PONTO DE MUTAÇAO
Eu agradeço ao filme pelo fato de me fazer reflexionar sobre a sociedade, a economia e a política que nos rodeia e afeta a todos. Que gerou em mim vontade de mudar a minha percepção do mundo. Se não gostamos do que vemos, então devemos ser nós quem mudemos a nossa relação com o mundo e deixar de tentar fazer o mundo mudar em torno a nossa visão dele.
Fiquei muito tempo reflexionando sobre o assunto.
28/3/17
DESENHO COM FERMENTAÇÃO
Eu agradeço ao repolho, a semente de Soja, á cenoura pelo fato de me ajudar a aprender o processo de fermentação de um alimento. Ademais de o processo de coloração natural e criação de um desenho vivo. Que gerou em mim vontade de continuar experimentando e conhecendo todas as possibilidades que o vivo nos oferece, não solo no âmbito da alimentação, se não também como designer e na minha parte espiritual.
30/3/17
RECONHECIMENTO DOS FERMENTADOS
Eu agradeço ás legumes, ao repolho principalmente pelo fato de ajudar a formar uma salada colorida e saborosa para compartilhar com os meus companheiros de aula. Que gerou em mim vontade de preparar comida viva mais assiduamente.
Adorei compartilhar uma salada tão saborosa, me encantei com essa comidinha.
4/4/17
DESENHO INDIVIDUAL COM CORDA DE SISAL
Eu agradeço a corda de sisal pelo fato de despertar em mim de novo esse sentimento de felicidade que gerou em vontade de brincar mais com meu corpo.
De novo descobri movimentos, posições que nunca tinha imaginado fazer, que achei bem relaxantes e abriram minha mente.
Obrigada Ana por me mostrar mais uma vez que somos vivos e capazes de muitas mais coisas das que achamos que podemos fazer.
6/4/17
FILME OS CAMELOS TAMBEM CHORAM
Eu agradeço a primavera, aos camelos, ao Deserto do Gobi e aos nômades pelo fato de demonstrar como é uma vida como um habitante do deserto. Adorei ver como os laçais cuidam e ajudam aos animais e a mãe natureza. Gerou em mim muita sensibilidade, gostei de ver como esses humanos tentam de todos os jeitos ajudar a esse camelinho albino.
11/4/17
DESENHO COM PIGMENTOS VIVOS
Eu agradeço ao vivo pelo fato de ter cores, que gerou em mim vontade de desenhar.
Eu agradeço á maça pelo fato de ter um gosto doce, que gerou em mim vontade de beber suquinhos de todas as cores, olores e gostos a toda hora.
Adorei observar a mudança nas cores da espuma dos sucos, e a intensidade da cor aumentando. Ademais de experimentar os sucos sem maça e com maça. Uma delícia.
18/4/17
DESENHO COM DESIDRATAÇÃO DE SEMENTES GERMINADAS
Eu agradeço á aveia, ao milho, amendoim, alho, cúrcuma e orégano pelo fato de formar parte do pão vivo, que gerou em mim momentos de reflexão e encantamento pela comida viva. Adorei conhecer as possibilidades que o vivo nos oferece, aprendi mais uma forma de consumir aveia e milho.
Essa aula gerou em mim um sentimento de amor e meditação, na hora de usar o pilão eu senti o ritmo do meu coração combinado com o ritmo da natureza. Obrigada Ana por compartilhar mais uma vez seus conhecimentos com nós.
20/4/17
FILME LA BELLE VERTE
Eu agradeço esse filme em tudo a ver com a espiritualidade. Pelo fato de mostrar um povo evoluído e sem tecnologia. Que gerou em mim vontade de mostrar ele em colégios e faculdades para conscientizar ás pessoas de que verdadeiramente vivemos isolados uns dos outros. Fiquei impressionada e me fiz reflexionar.
25/4/17
DESENHO COM AIPIM
DESENHO COM DESIDRATAÇÃO DE RAIZES
Eu agradeço ao aipim pelo fato de demonstrar mais uma forma de consumir ele. Gostei da textura dele e fiquei surpreendida ao ver toda a água que ele contém, e aprendi como secar no sol o que será farinha. Gerou em mim vontade de voltar na próxima aula para ver o resultado dele desidratado e seco. O desenho e a culinária viva não deixa de encantar me, sou apaixonada por todos esses novos conhecimentos que estou adquirindo.
27/4/17
COLORINDO A FARINHA DE AIPIM
Eu agradeço ao aipim pelo fato do seu tão bom sabor e suas infinitas formas vivas de consumir ele.
Adorei fazer essas bolinhas super gostosas com lentilha, pimentão, salsa, cebola roxa e cenoura. Todo o processo de elaboração e preparação dos alimentos gerou em mim momentos de relaxação e meditação. Gostei de tirar a pele das lentilhas germinadas, me foquei muito e me senti muito encantada e tranqüila.
2/5/17
DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM CLOROFILA
Eu agradeço as sementes de milho e girassol que viraram gramas pelo fato de me demonstrar que o vivo de verdade está vivo. As sementes que a gente acha de “sem vida” de verdade estão cheias de vida. Adorei o suco verde de luz de sol, super energético e cheio de boas energias.
Confesso que de hoje em adiante vou tomar suco verde todos os dias. Gostei de ter esses brotinhos verdes bem lindos na minha janela.
4/5/17
FILME FUTURO ROUBADO, CONEXÃO DIOXINA
Eu agradeço a você professora pelo fato de me mostrar mais uma vez um filme que gerou em mim momentos de reflexão e profundos pensamentos.
É incrível ver como é que a gente vive fechada e sem saber que nos estamos prejudicando com a maior parte de coisas que fazemos. Somos o que comemos e na verdade a gente como coisas tóxicas, que só fazem nós morrer pouco a pouco.
Ademais a gente é ignorante, e uma grande parte do mundo não tem vontade de mudar os hábitos ou mesmo ter conhecimento de todas essas coisas que estão acontecendo a dia de hoje.
9/5/17
DESENHO COM ALTERAÇÃO DA TEMPERATURA
Eu agradeço a sopa de aveia com alho poro, a saladinha quente e gostosa com brócolis, maça docinha, batata, cebola, “confete” vermelho e ao molho “rossé” pelo fato de mudar minha percepção no paladar. Achei uma delícia poder compartir o vivo, cantar e olhar os rostos das demais pessoas na aula super encantados pelos sabores e a experiência dessa comidinha quente. Gostei de sentir esse cheirinho de cebola que despertou em mim vontade de comer.
11/5/17
RECONHECENDO AREIAS
Virei areia, adorei essa aula sobre a percepção e o sentir.
Agradeço a areia pelo fato de mostrar pra mim que a gente é só um grão de areia na terra. E que somos maleáveis, suaves, e tão só somos percepções. Todos e todo é feito da mesma matéria, todos somos vivos, e todo pode virar areia, todo pode ser redesenhado, todos nós podemos redesenhar qualquer momento.
Achei a areia fantasticamente poderosa, e um bom instrumento para a meditação.
“O conhecimento transcende as leis que governam a percepção. Só precisamos nos conhecer a nós mesmos e o nosso conhecimento estará completo.” Um curso em Milagres
16/5
RECONHECENDO A TERRA NO PROCESO DE COMPOSTAGEM
Eu agradeço a terra, as minhocas, aos produtos vivos que se desintegram pelo fato de fazer-me sentir mais viva, que gerou em mim essa sensaçao de sentir que todos somos feitos da mesma materia viva, dos mesmos bichinhos que vivem com nós.
Obrigada Pacha-Mamma por albergarem tantos tipos de vidas, tão diferentes pero ao mesmo tempo tao parecidas.
18/5
RECONHECENDO CONCHAS
Eu agradeço ao mar, as mareias, á areia, ao vento, ao océano, aos moluscos e peixes pelo fato de existir. Adoro agua salgada e todas as vidas que habitam nela, cada uma mais linda que a outra, que geram em mim vontade de virar peixe, ameixa,... e poderem sentir o que é vivir dentro de uma concha e respirar o oxigenio da água.
Virei concha, virei peixe, virei água de mar.
23/5
DISENHO DE INVESTIGAÇAO COM MANUTENÇAO DE TEMPERATURA
Eu agradeço ao rissoto de cevadinha pelo fato de estar com uma cara muito boa, un cheiro muito muito bom, que gerou em mim continua salivaçao e vontade de comer ele e me apaixonar. Comer ele esquentado na panela com esse molho de limao e essa creme de cúrcuma, alho, cevadinha e pimentao foi uma delícia.
Obrigada Ana por mostrar para todos essa dependencia química que existe entre nós e a comida, por isso essa comida quentinha lembrou as comidinhas que a mamai e a vovó preparavam para nós.
25/5
RECONHECENDO ARGILA
Eu agradeço á argila, á terra, á agua e a toda a materia viva pelo fato de estarem constituidos pela mesma materia viva com a que eu sou quem sou. Virei argila, virei maleável, sem prejuicos nem preocupaçoes, materia viva em estado puro que gerou em mim vontade de seguir investigando e me transformando em outras materias vivas que convivem comigo e formam parte de mim e de nós, do nosso mundo.
30/5
DESENHO DE INVESTIGAÇAO COM FRUTAS
Eu agradeço a meus companheros, ás sementes de amendoim germinadas e as frutas cítricas, á tangerina, abacaxi, abacate, gaiaba, uva passa, manga, mamao, á canela,etc. Pelo fato de formar parte de esses disenhos individuais que mais tarde viraram um desenho común, lindo! Sem ter um mais lindo que o outro, o todo fez a beleza e a originalidade do desenho.
Adorei poderem compartir meu arte com meus companheiros e poderem oferecer minha comidinha para algum deles, que gerou em mim vontade de fazer arte cada vez que eu prepare uma refeiçao, para poderem oferecer ela para amigos, vezinhos, familiares, desconhecidos, etc.
1/6
APRESENTAÇAO DA SALA DE AULA ENTRE AS ÁRVORES E BIBLIOGRAFÍA
Eu sou grata por voce professora, pelo fato de copartirem seus conhecimentos nessa sala de aula maravilhosa que gente tem, rodeada de natureza que nos rodea e acompanha cada aula, que gera em mim vitalidade e um enorme sentiemento de alegría e felicidade.
6/6
FILME LES BALLOONS, Etienne Chambolle
Eu agradeço ao filme por ser de novo um ejemplo desse mundo diferente ao que todos vivem na ignorancia. Pelo fato de ser uma leçao, uma historia da que aprendi, gerando em mim vontade de querer comparir esse conhecemento com os demais, para ele abrirem os olhos.
Adorei o bate-papo na sala de aula, muitas historias com apredizagem incorporado.
8/6
PREPARACAO PARA PROVA E DEMOSTRACAO DE FESTA JUNINA
Eu sou grata por terem conhecido a Dadal no semestre passado, adorei ver ela de novo e poderem aprender com ela.
Eu agradeço ao puddim de banana com canela, amendoim germinado e coco seco ralado na hora por ela, pelo fato de poderem ter visto como se faz no Nordeste para rala um coco seco, e ter podido sentir o coco ralandose pelas minhas maos e com minha energía.
Eu agradeço ás comidinhas que a gente apresentou nessa aula: o bolinho de grao de bico, ao taboule e aos talharines de abóbora pelo fato de estarem feitos com todo o amor e boa energia de outros estudantes coma eu que gerou em mim vontade de tentar fazer e experimentar ainda mais com a alimentaçao viva em casa.
10/6
FESTA DA PROVA
Foi uma pena nao ter podido assistir a festa da comida viva.
Mas como já di escrito pra você na passada Quarta 21/6, gratidoes por esse maravilhoso semestre e por terem-te conhecido semestre passado na feirinha Ana.Você é unica.
Grata;
Grata por ter-te conhecido;
Grata por todas e cada uma das aulas que abriram meus olhos;
Grata pelos alimentos vivos, pelas sementes germinadas e cada comidinh colorida que decoram meus días;
Grata por terem aprendido que um outro mundo é possível, e por terem conhecido pessoas com vontade de mudar;
Grata por esse ano de intercâmbio innolvidável que sempre levarei comigo;
Grata por tudo o oferecido.
Parabéns pela pessoa que você é Ana, hoje e todos os días.
Gratidoes,
Uxía.