|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Jogo de amarelinha que trabalha a matéria e os valores no cotidiano Gabrielle Souto Maior Marina Cytrynbaum Young Grupo social: Nome Intercessora
Avenida Atlântica 1976, Copacabana -Rio de Janeiro/ RJ, CEP 22021-001
Nós, Marina Young e Gabrielle Maior, decidimos fazer projeto com a professora Tereza Varela, que leciona todas as matérias curriculares aos alunos do 3o e 4o ano da Escola Municipal Dr. Cícero Penna. A partir da observação participante das aulas da professora Tereza, pudemos aprender de modo geral como a professora trabalha a educação com os alunos: Português e Matemática, consideradas fundamentais para a professora. As sextas-feiras são destinadas ao ensino de História e Geografia e Ciências. A professora Tereza está sempre alunos a importância valores em grupo, tais como o respeito , solidariedade e quando e porque devemos ser solidários. Após a explicação a professora sempre pede para os alunos exemplificarem o conteúdo de acordo com situações vividas pelos próprios alunos, como nesse dia, em que os alunos tinham que dizer quando foram solidários, ou quando alguém lhes foi solidário. Além da educação formal, a professora ensina valores de higiene pessoal e cuidados com o meio ambiente, para que todos possam ter um futuro de qualidade. Enquanto isso registramos as palavras ditas pela professora e a partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Tereza reconhecemos como tema para o projeto: "a educação é o futuro de todos nós e os valores não podem ser esquecidos de serem trabalhados no cotidiano". A frase está relacionada com a importância que a professora dá a educação formal e informal, tal qual aos valores higiênicos e pessoais e ambientais que devem ser transmitidos para o futuro. Assim, a professora sempre desenvolve com os alunos projetos de reciclagem e a reutilização de materiais que seriam jogados no lixo para montar murais da escola e enfeitar a sala de aula. A partir dessa frase fizemos experimentações de diversos materiais com a professora, buscando trazer o conteúdo das classes a um produto final. A partir das escolhas feitas pela professora através dos experimentos que foram usados por ela, construímos um jogo para aprender as matérias formais e os valores do cotidiano de maneira informal, porém, dentro da sala de aula. Construímos um “tabuleiro” em formato de amarelinha em que os alunos jogam um peão para acertar uma casa. Acertando a casa, eles retiram a pergunta do envelope e respondem. Além disso, existem cartas de sorte ou revés, para que os alunos aprendam a ganhar e a perder, exercitando o respeito e a solidariedade. O jogo foi feito de carpete para que as crianças possam jogar no chão. O tabuleiro tem a cor preta e os envelopes triangulares são coloridos. Dentro temos perguntas de papel para que a professora escreva as perguntas de acordo com a matéria da semana. Avaliação da Tereza: As estagiárias tiveram grande comprometimento com os horários e com os projetos pré-estabelecidos pela PUC. Acredito no excelente aproveitamento das duas e na perspectiva do rendimento produtivo de ambas. O trabalho em equipe, o interesse e o comprometimento com o projeto é visível e entendo que serão excelentes profissionais na carreira escolhida. Gratidões Finais Conclusão de Marina: Agradeço primeiramente à primeira pessoa que nos recebeu, Tereza, por ser ela mesma, toda hora. A educação em sua vida é prioridade e ela não troca nada por isso. Isso me fez perceber que educação é o que nos torna seres humanos. A educação é isso, é amor, é carinho, é respeito e dignidade. Aprender a coexistir é fundamental e toda essa lição eu devo a pessoa que me possibilitou entrar e trabalhar pela primeira vez na minha vida em uma escola pública. Mais uma vez obrigada.
Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Vicente Barros |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|