Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Jogo de amarelinha que trabalha a matéria e os valores no cotidiano

 

Equipe:

Gabrielle Souto Maior

gabriellemaior@hotmail.com

 

Marina Cytrynbaum Young

ninacyoung@gmail.com

 

Grupo social:

Nome Intercessora

terezavarela@superig.com.br

Escola Municipal Doutor Cícero Penna

Avenida Atlântica 1976, Copacabana -Rio de Janeiro/ RJ, CEP 22021-001

 

Nós, Marina Young e Gabrielle Maior, decidimos fazer projeto com a professora Tereza Varela, que leciona  todas as matérias curriculares aos alunos do 3o e 4o ano da Escola Municipal Dr. Cícero Penna. A partir da observação participante das aulas da professora Tereza, pudemos aprender de modo geral como a professora trabalha a educação com os alunos: Português e Matemática, consideradas fundamentais para a professora. As sextas-feiras são destinadas ao ensino de História e Geografia e Ciências. A professora Tereza está sempre alunos a importância valores em grupo, tais como o respeito , solidariedade e quando e porque devemos ser solidários. Após a explicação a professora sempre pede para os alunos exemplificarem o conteúdo de acordo com situações vividas pelos próprios alunos, como nesse dia, em que os alunos tinham que dizer quando foram solidários, ou quando alguém lhes foi solidário. Além da educação formal, a professora ensina valores de higiene pessoal e cuidados com o meio ambiente, para que todos possam ter um futuro de qualidade. Enquanto isso registramos as palavras ditas pela professora e a partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Tereza reconhecemos como tema para o projeto: "a educação é o futuro de todos nós e os valores não podem ser esquecidos de serem trabalhados no cotidiano". A frase está relacionada com a importância que a professora dá a educação formal e informal, tal qual aos valores higiênicos e pessoais e ambientais que devem ser transmitidos para o futuro. Assim, a professora sempre desenvolve com os alunos projetos de reciclagem e a reutilização de materiais que seriam jogados no lixo para montar murais da escola e enfeitar a sala de aula. A partir dessa frase fizemos experimentações de diversos materiais com a professora, buscando trazer o conteúdo das classes a um produto final. A partir das escolhas feitas  pela professora através dos experimentos que foram  usados por ela,  construímos  um jogo  para aprender  as matérias formais e os valores do cotidiano de maneira informal, porém, dentro da sala de aula.  Construímos um “tabuleiro” em formato de amarelinha em que os alunos jogam um peão para acertar uma casa. Acertando a casa, eles  retiram a pergunta do envelope e respondem. Além disso, existem cartas de sorte ou revés, para que os alunos aprendam a ganhar e a perder, exercitando o respeito e a solidariedade. O jogo foi feito de carpete para que as crianças possam jogar no chão. O tabuleiro tem a cor preta e os envelopes triangulares são coloridos. Dentro temos perguntas de papel para que a professora  escreva as perguntas de acordo com a matéria da semana.

Avaliação da Tereza: As estagiárias tiveram grande comprometimento com os horários e com os projetos pré-estabelecidos pela PUC. Acredito no excelente aproveitamento das duas e na perspectiva do rendimento produtivo de ambas. O trabalho em equipe, o interesse e o comprometimento com o projeto é visível e entendo que serão excelentes profissionais na carreira escolhida.

Gratidões Finais
Gratidão de Gabrielle: Agradeço a todos os professores, alunos e colaboradores que participaram do projeto. Cada um deles foi essencial para a concretização desse projeto, uma vez que todos os seres estão interligados, o mundo está conectado e mesmo alguém que more no Japão, interferi em nossas vidas. As opiniões, colaborações, ajudas espontâneas e pedidas, interesse de todos os envolvidos me ensinou a ser mais calma. A tranquilidade é uma virtude que exige muito treino nosso, e dela dependemos para manter nossa saúde física e mental. Aprendi com todos que nada vale a minha paz e que por isso, para mantê-la, devo começar agindo corretamente, e tratando o próximo com mais amor e carinho. 
Por fim, vou agradecer a quem mais esteve presente em todo o momento neste projeto, minha dupla Marina. Agradeço a ela todo o seu esforço, competência, habilidade, força de vontade e entusiasmo no desenvolvimento e conclusão deste trabalho. Marina foi uma ótima companheira, me ajudou de todas as formas possíveis nesses meses. Palavras de conforto, um lanche cedido, esperança e lealdade, foram ações e sentimentos que ela me transmitiu e me doou. Posso dizer que fiz uma amizade e com isso aprendi a dar ainda mais valor a quem nos valoriza e nos faz bem. Aprendi que podemos ter corpos e pensamentos diferentes, mas a ossada e a vontade de ser  feliz, são iguais em todos.

Conclusão de Marina: Agradeço primeiramente à primeira pessoa que nos recebeu, Tereza, por ser ela mesma, toda hora. A educação em sua vida é prioridade e ela não troca nada por isso. Isso me fez perceber que educação é o que nos torna seres humanos. A educação é isso, é amor, é carinho, é respeito e dignidade. Aprender a coexistir é fundamental e toda essa lição eu devo a pessoa que me possibilitou entrar e trabalhar pela primeira vez na minha vida em uma escola pública. Mais uma vez obrigada.
Agradeço a meus queridos professores Ana e Vicente pela convicção de que tudo daria certo. Isso me fez aprender que esperança não morre nunca. Obrigada para todo o sempre, com vocês aprendi que podemos tudo!
Agradeço à minha, antes dupla, amiga Gabrielle que me fez aprender que ser amigo é poder contar com você pro que der e vier. É confiar, é ajudar, é compartilhar sentimentos. Obrigado por toda a superação, todo o esforço, e todo o carinho que nós construímos nesse projeto. Por último, agradeço a oportunidade de ter feito projeto, com as pessoas que me rodeavam e o momento especial, isso me fez aprender que nada é por acaso, a vida está cheia de surpresas maravilhosas e é por isso que viver, pra mim, é tudo.

 

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Vicente Barros

  

 

Descrição: voltar

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version