|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Formas Geométricas que contam a história com o número e a corEquipe:
Fizemos projeto na Escola Municipal Júlio de Castilhos, localizada na Praça Santos Dumont – Gávea, com a Daniela. Ela é professora do EI-01 e leciona para crianças de 4 à 6 anos. Durante os encontros, presenciamos atividades como o Bingo das Letras, a canção dos dias da semana e a rotina dos trabalhos propostos em sala. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Daniela, reconhecemos como tema para o projeto: “Já pode começar a contar a história para ensinar às crianças com a letra, o nome, o número e a cor, a alegria de aprender”. A atividade que a intercessora relacionou com frase foi o desenho onde ela estava, junto com o aluno, corrigindo seu desenho e o Bingo das letras. A partir das experimentações tivemos como partido adotado peças geométricas coloridas cujos centros numerados eram de encaixe. Todas as peças foram feitas de MDF cortado à laser e pintadas em ambos os lados, cada uma de uma cor diferente. As peças centrais foram pintadas do lado dos números de branco e no outro, com as cores utilizadas nas peças maiores. A parceira diz às crianças o número que devem pegar e depois os alunos encaixam esses números nas peças coloridas. Esse período foi de grande aprendizado pra mim. Conheci uma Dayana diferente, que sabe reconhecer seus limites, mas sem julgá-los e nem fazer críticas. Apesar de todas as dificuldades e imprevistos, no final, você ver que seu trabalho, seu esforço, pode ajudar o outro é a maior recompensa de todas. Além de tudo isso, você sentir que você é querida e que agora possui laços de afeto com toda a turma e a intercessora e lembrar de todos os sorrisos e abraços compartilhados, é gratificante. Todos deveriam poder sentir isso, é um crime privar as pessoas de toda essa alegria. Agradeço a Raysa por compartilhar essa experiência comigo e por estar sempre presente quando precisei. Fico muito feliz por tê-la como dupla e com isso, aprendi a importância dos amigos. Agradeço a Daniela por dividir conosco seu espaço de trabalho e por permitir que fizéssemos parte dele. Pra mim foi muito importante e me senti honrada em conhecê-la, assim como seus alunos. Foi uma experiência incrível. Esse período me fez viver experiências incríveis, onde aprendi a viver um segundo de cada vez, dando importância a cada coisinha que acontecia. Aprendi o quanto devemos estar abertos a coisas novas e o quanto é importante saber trabalhar em equipe e respeitar o próximo. Apesar de todos os problemas que enfrentamos, conseguimos superar e fazer um trabalho de dar orgulho de dizer que fomos nós que fizemos com muito esforço. Os sorrisos das crianças brincando com o que fizemos, é a recompensa de seis meses de dedicação. Foi muito gratificante realizar esse trabalho e ver como ele pode tocar as pessoas de alguma forma. Agradeço Daniela por ter ido até o fim com a gente. Agradeço pelo seu comprometimento com a turma e com o nosso trabalho, tendo ela sempre a nossa disposição. Gerou em mim segurança na hora de realizar um projeto em que não sabemos para onde vai caminhar. Agradeço por ter dado a sua mão para caminharmos juntas até esse resultado final incrível. No caminho, aprendi muitas coisas observando o modo em que ela se relaciona com as crianças, seu cuidado e carinho. Aprendi o quanto devemos passar o amor nos olhos, nas ações e nas palavras. Porque o amor reflete no afeto, na educação, no respeito. Agradeço a Dayana por todos os seus sorrisos matinais que deram alegria as minhas manhãs. Nesse projeto aprendemos juntas a ser pacientes e não nos precipitarmos.Dar tempo ao tempo, coisa que período passado, não fazíamos. Com isso, pudemos trabalhar melhor, sem desespero e com mais segurança. Agradeço minha dupla por estar sempre do meu lado me apoiando e me ajudando em tudo. Ganhei uma amiga graças a esse projeto e isso gerou em mim a sensação de que quando nos entregamos por inteiro para fazer algo, quando a dupla funciona junto e trabalha junto, tudo que podemos receber de volta é um presente como essa amizade que criamos. Disciplina: DSG 1002 |