Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

voltar para página principal
Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
voltar para página principal

 

Jogo interativo para a descoberta de novos caminhos




Equipe:
Eva Célem
evacelem@hotmail.com

Anna Letícia Rattes
annarattes@hotmail.com

Grupo social:

Professora Gabriela B. da Silva Seramingnon
gabrielabasil@bol.com.br

E. M. D. Oscar Tenório
Rua Professor Manuel Ferreira, 141
Gávea, Rio de Janeiro

Realizamos nosso projeto na Escola Municipal Marechal Oscar Tenório, na Gávea, com a professora Gabriela Barreto da Silva. Observamos as aulas em uma turma do quarto ano onde presenciamos a professora passando atividades de matemática com folhetos de supermercado, de roda de leitura, de interpretação de músicas, além de uma visita ao planetário que acompanhamos que fazia parte das atividades de ciências.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Gabriela reconhecemos como tema para o projeto: “Qual o caminho que vamos fazer para chegar na lua?”. Uma das atividades que está relacionada com a frase é a visita ao planetário, onde presenciamos uma atividade livre em que os alunos observavam os planetas acompanhados da Gabriela, que fazia perguntas e comentários em relação ao sistema solar.

A partir das observações feitas durante esses quatro encontros, do universo vocabular da intercessora e da frase tema do projeto geramos vários experimentos, entre eles jogos de tabuleiros, a caixa de objetivos, e o jogo de adivinhas. Identificamos então que o partido adotado seria descobrir o caminho da lua através da construção do conhecimento sobre a matéria dada, de maneira lúdica, com trabalho em equipe e participação das crianças.

Como protótipo final, fizemos um jogo de argolas, com anéis circulares de vinil, material cuja superfície polida permite que os alunos escrevam e apaguem, com caneta de quadro branco, as perguntas do próprio jogo. As casas são em 5 cores: vermelho, azul, verde e amarelo, que são as cores dos times, e na cor laranja, que é a cor da intercessora. A casa laranja, da intercessora, é a casa-desafio. Que está associada a um biombo com peças circulares onde o aluno arremessa uma bola sorteando uma pergunta, que são introduzidas pela própria Gabriela em bolsos costurados nas peças circulares. Para ajudar os alunos a se identificarem, cada membro do grupo ganha uma pulseira na cor do seu grupo, e o representante do grupo (decidido por rodada) usa um colar sinalizador de que ele é o pino.

Conclusão de Eva

A experiência que vivi esse período foi única e especial, e certamente levarei ela comigo pro resto da minha vida. Aprendi a ser aberta a novas experiências, a não me prender ao que já existe, me fazendo enxergar além do obvio em certos momentos e a enxergar o óbvio em outros. Além da experiência acadêmica, eu tive o prazer de conhecer pessoas incríveis ao longo desse período, assim como ver a beleza no sistema educacional da rede pública.

Conclusão de Anna Letícia

Essa experiência foi fantástica para mim, me surpreendi por pedirem que eu agradecesse alguma coisa a alguém e percebi principalmente o alívio e o quanto é bom ser grata. O trabalho em dupla me proporcionou ver as coisas de outros pontos de vista, e me fez aprender a lidar bem com as críticas. Trabalhar com crianças sempre foi prazeroso para mim, porque a sinceridade delas ao me receber me fazia feliz por que demonstravam o seu afeto com abraço ao invés de palavras, tornando o projeto mais gratificante.

Conclusão e Avaliação de Gabriela

O trabalho realizado foi criativo, interessante e possibilitou que as crianças pudessem ser participantes ativas no jogo. Elas puderam coletivamente pensar as regras, avaliar e também criar estratégias em grupo para que o objetivo do jogo fosse alcançado. A experiência desde o início do processo também foi interessante para que eu enquanto professora pudesse avaliar minha prática, e, em muitos momentos, observar a partir do olha da Eva e da Anna Leticia o que muitas vezes não conseguia observar por estar tão absorvida nesta dinâmica.

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version