|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Jogo interativo para a descoberta de novos caminhosEquipe:
Realizamos nosso projeto na Escola Municipal Marechal Oscar Tenório, na Gávea, com a professora Gabriela Barreto da Silva. Observamos as aulas em uma turma do quarto ano onde presenciamos a professora passando atividades de matemática com folhetos de supermercado, de roda de leitura, de interpretação de músicas, além de uma visita ao planetário que acompanhamos que fazia parte das atividades de ciências. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Gabriela reconhecemos como tema para o projeto: “Qual o caminho que vamos fazer para chegar na lua?”. Uma das atividades que está relacionada com a frase é a visita ao planetário, onde presenciamos uma atividade livre em que os alunos observavam os planetas acompanhados da Gabriela, que fazia perguntas e comentários em relação ao sistema solar. A partir das observações feitas durante esses quatro encontros, do universo vocabular da intercessora e da frase tema do projeto geramos vários experimentos, entre eles jogos de tabuleiros, a caixa de objetivos, e o jogo de adivinhas. Identificamos então que o partido adotado seria descobrir o caminho da lua através da construção do conhecimento sobre a matéria dada, de maneira lúdica, com trabalho em equipe e participação das crianças. Como protótipo final, fizemos um jogo de argolas, com anéis circulares de vinil, material cuja superfície polida permite que os alunos escrevam e apaguem, com caneta de quadro branco, as perguntas do próprio jogo. As casas são em 5 cores: vermelho, azul, verde e amarelo, que são as cores dos times, e na cor laranja, que é a cor da intercessora. A casa laranja, da intercessora, é a casa-desafio. Que está associada a um biombo com peças circulares onde o aluno arremessa uma bola sorteando uma pergunta, que são introduzidas pela própria Gabriela em bolsos costurados nas peças circulares. Para ajudar os alunos a se identificarem, cada membro do grupo ganha uma pulseira na cor do seu grupo, e o representante do grupo (decidido por rodada) usa um colar sinalizador de que ele é o pino. Conclusão de Eva Conclusão de Anna Letícia Conclusão e Avaliação de Gabriela Disciplina: DSG 1002 |