The board prepares the present of the
letters and numbers to get the future right.





Equipe:
Isabella Portilho de Mello Freitas
bellaportilho@yahoo.com.br

Tatiana Marieta Costa de Souza
tattymarieta@globo.com

Grupo social:

Flávia Brasil
soaresdanny@yahoo.com.br

Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório
Rua Professor Manoel Ferreira número 141- Gávea – Rio de Janeiro – RJ

O projeto foi realizado na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório, com a professora Flávia Brasil, que leciona matemática, português e ciências para o 4 e 5 ano . Durante esse processo acompanhamos algumas aulas. Nas de português sempre tinha algum texto, depois de lê-lo com a turma passava alguns ensinamentos de vida, e também retirava algumas palavras desse texto para fazer um soletrando e como forma de prêmio o aluno seria liberado. Nas aulas de matemática sempre resolvia as atividades juntas com os alunos e tomava a tabuada antes de liberá-los.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Flávia Brasil reconhecemos como tema para o projeto: “Preparado no presente acerta o futuro com perseverança, equilíbrio emocional e amor.” Flávia sempre levantava muito a questão do equilíbrio emocional e da perseverança quando estava fazendo brincadeiras de soletração ou tabuada, pois o aluno precisa manter o equílibrio para que a brincadeira continue e tem que ter perseverança para acertar.

O conceito adotado foi que teriamos que fazer algo que tivesse sacos, tabuada e soletrando. Dando idéia ao produto final de um jogo que se transforma em maleta, sendo feita de MDF e panos coloridos para os sacos. O aluno tem que acertar a bola em um dos quatro saco de pano e retirar uma ‘surpresa’. Em dois sacos contém placas com palavras e nos demais contém números. Flávia adotou esse método como forma de liberar os alunos.

Conclusão final, Isabella:

Com o projeto aprendi que cada pessoa tem uma forma de trabalhar, que devemos respeitar o espaço de cada um, que não devemos chegar em um lugar querendo mudar, e sim tentar fazer adaptações para o beneficio de todos.

Agradeço a Tatiana, por não ter desistido nas horas mais difíceis, e ainda por cima ter enfrentado rindo, afinal de contas tudo no final era motivo de belas risadas, gerando em mim de como é importante dividir as nossas dificuldades com pessoas que consideramos importantes em nossas vidas.

Agradeço a Flávia, por me mostrar que professora não tem que ser só ''cuspe e giz'' que também tem que passar lições de vida para seus alunos, gerando em mim que não podemos nunca desistir de ser alguém melhor, que uma pessoa que possui perseverança consegue chegar aonde quer.

Conclusão Final, Tatiana:

Com o projeto aprendi que o amor move, o amor cria, o amor transforma. Esse deve ser o combustível de todo ser humano que queira trabalhar com pessoas, e projetos. Pois o amor, vem trazendo a perseverança e equilíbrio emocional. Agradeço à Isabella, por estar tão envolvida com o projeto todo esse tempo. Sempre disposta a me ajudar nas tarefas e sempre com soluções que eu não conseguiria enxergar sozinha. O projeto não seria nem um terço do que foi sem a paciência, dedicação e inteligência. Agradeço à Flávia, por ter nos recebido tão bem desde o primeiro encontro, sempre mostrando seu coração enorme de mãe e por passar mesmo que indiretamente, tantos ensinamentos durante todo esses período, estes que levarei por toda minha vida, como amar ao próximo, ter bastante equilíbrio emocional mesmo diante de dificuldades e nunca desistir de seus objetivos.

Avaliação da intercessora, Flávia:

Conjuntamente com o trabalho que exerço diariamente, culminou em satisfação da turma, aprimorando a aprendizagem, cultivando a interação, equilíbrio emocional com excelência. Reforço a necessidade de uma aprendizagem significativa que oportunize os conteúdos com brincadeiras que retenham a atenção dos alunos. Com isto, fomenta uma aprendizagem construtiva, autônoma e ressignificativa Portanto, o projeto correspondeu as minhas expectativas e dos alunos, ajudando-nos a criar um ambiente alegre, acolhedor que desenvolva as habilidades adquiridas em sala de aula e fora dela.

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version