Saco com as surpresas do mundo para apresentar na roda
Equipe:
Camila Ulhôa Cintra Peas Da Cunha
dolli_mila@hotmail.com
Guilherme Schawartz
guilhermepschwartz@hotmail.com
Grupo social:
Amanda Lourenço
amandinhalourenco@yahoo.com.br
Escola Municipal Santos Anjos
Rua Humberto de campos - Leblon
O projeto de Design foi realizado com a professora Amanda, que leciona para crianças de 4 a 6 anos na Escola Municipal Santos Anjos, localizada no bairro do Leblon. A professora inicia suas atividades organizando a turma em roda, familiarizando os alunos com as letras e silabas, utiliza o calendário para estimular o raciocínio matemático e situá-los no tempo cronológico. Para finalizar o momento da roda, faz uma organização esquemática do dia dividindo tarefas para toda a turma. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Amanda, reconhecemos como tema para o projeto: “ver o mundo pela roda é um desenho de todos”. Foram elaborados experimentos que interagissem com as crianças de modo a valorizar o grupo durante a dinâmica da roda. De uma série de experimentos criados, os que se aproximaram da frase objetivo de Amanda foram as possibilidades de supresas e curiosidades, assim contruímos um saco mágico. Um saco feito de tecido preto de algodão forrado com uma lycra dourada brilhante, contendo bolsos internos escondidos. A dinâmica consiste em colocar,dentro dos bolsos, diversos objetos que estimulem os sentidos táteis, olfativos e auditivos das crianças, tais como sementes aromáticas, frutas, pedras coloridas e outros objetos que fossem desconhecidos por elas ou capazes de gerar conhecimentos novos.
Conclusão (Camila): O meu aprendizado consistiu na importância de aproximar-se do universo das crianças, conhecer as suas vivências e escutá-las pacientemente. Esse aprendizado aconteceu pela forma como Amanda lida com as crianças, repeitando o tempo de cada aluno, entendendo a forma de como o aluno dialoga com o mundo. Gratidão intercessora: Eu agradeço a Amanda por ser igualmente atenciosa em cada observação feita pelos seus alunos. Gerou em mim a consciência de como o universo infantil tem uma grande magia, que atrai os alunos para as descobertas do mundo. Gratidão dupla: Eu agradeço a Guilherme por lembrar do saco mágico que ele brincava quando pequeno e que virou nosso produto, surpreendi-me como brinquedos da nossa infância ainda podem cativar as crianças das novas gerações. Aprendi durante esse projeto a ter novos olhares sobre coisas e procurar o lado positivo delas.
Canclusão (Guilherme): Me envolvi bastante com o ambiente de trabalho, me maravilhando com cada criança e com a positividade da parceira. Aprendi a experimentar e entender o caminho a seguir em um trabalho. Agradeço à Amanda por tirar proveito de cada situação rotineira para passar conhecimento aos seus alunos. Aprendi a valorizar cada momento e ver o lado positivo de cada um deles. Além de me deslumbrar no mundo infantil novamente, lembrando de coisas que aconteciam comigo e reconhecendo os sentimentos das crianças. Agradeço à Camila por me dar apoio e confiança, por me ajudar quando necessário e pela troca de conhecimentos. Percebi que o trabalho em parceria é que nos fez chegar a um bom resultado final.
Avaliação do intercessor (Amanda Lourenço):Camila e Guilherme juntaram-se a nós no segundo semestre deste ano. Desde o início eles se mostraram muito receptivos ao trabalho desenvolvido em sala.Em uma turma de crianças pequenas, ser receptivo significa um pouco mais. A turma os recebeu como dois novos amigos e passou a integrá-los em nossas atividades. A dupla não eram só observadores, juntavam-se a nós, participando de nossas atividades e se envolvendo com o grupo. Acredito que esta postura foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho. Para entendermos os pequenos, precisamos criar laços e interagir com eles. E as visitas rendiam! Nossos novos amigos sempre ficavam conosco por mais tempo do que havia sido previamente combinado. Percebi o quanto eles estavam curiosos e envolvidos com o projeto.
O Saco Mágico contempla um leque de possibilidades e objetivos importantes para a Educação Infantil. Traz a ludicidade e a magia indispensáveis para despertar a curiosidade infantil e a possibilidade de ser utilizado de acordo com o que quisermos apresentar e explorar com os pequenos. Proporciona a integração do grupo que se concentra em torno de uma descoberta e o desenvolvimento da linguagem, de hipóteses, entre tantas outras possibilidades.Este trabalho foi muito interessante e gratificante. Junto com o produto final recebi também o retorno de Camila e Guilherme sobre as observações e sobre a nossa parceria e fiquei muito lisonjeada com o registro final feito por Camila. Espero poder ter contribuído pelo menos um pouquinho com eles nesse caminho tão importante que é a formação profissional.
Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente