 
                     
                     
                Sequencia para abrigar imagens que estimulam ver, sentir,
							
entender e saber
					 
							Equipe:
							
							Leticia de Almeida Brand
							
							leticiabrand@live.com
							
							
							Mateus Pedretti Foiadelli
							
							Mateuspf.br@hotmail.com
							
							Grupo social:
							
							Nila de Andrade Sanches
							
							soaresdanny@yahoo.com.br
							
							Escola Municipal George Pfisterer
							
							Praça Nossa Senhora Auxiliadora, S/n
							Gávea - Rio de Janeiro
							CEP: 22441-050
							
							Tel.: 2274-7841 / 2272-4497
Nosso projeto foi realizado na Escola Municipal George Pfisterer, na Gávea tendo como intercessora a profª Nila de Andrade Sanches. A escola oferece ensino aos alunos do 5º ao 9º ano, além de dar suporte para alunos com necessidades especiais. Nila ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Durante nossos primeiros encontros, nossa intercessora fez questão de trabalhar regras e classes gramaticais, como fonemas e antônimos, e sempre chamando a atenção dos alunos para a questão da postura e comportamento em sala.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da profª Nila reconhecemos como frase-objetivo para o projeto: “A língua é mãe da educação porque ver, sentir, saber e entender fazem parte do desenvolvimento da sabedoria”.
Em suas aulas de literatura, pede para que os alunos façam interpretações pessoais dos textos apresentados em aula. A partir das experimentações das primeiras ideias, reconhecemos como partido adotado materiais e imagens que fossem capazes de despertar debates e que incentivassem a interação dos alunos com a professora.
Construímos suporte sanfonado onde as imagens estão agrupadas em sequencia de 3,4 e 5 possibilidades. O protótipo é estruturado em papel couro tamanho A4, revestido por plástico cristal transparente em tamanho ofício. O acabamento em tecido azul marinho conecta os suportes, possibilitando a dobra parcial ou integral.
A professora Nila mostra à turma uma imagem por vez, solicitando aos alunos expressarem suas ideias. Outras vezes ela mostra 3 imagens para trabalhar ideias antônimo-sinônimas. Sanfonando o conjunto de suportes se torna autoportante. Assim é utilizado também como um expositor de trabalhos feitos pelos próprios alunos, como desenhos e textos.
Avaliação da intercessora
							A parceria da PUC neste projeto é estimulante para os parceiros: alunos da rede pública,
							professor da turma e alunos da PUC. Os alunos, professor e alunos da PUC trocam e enriquecem
							as atividades didáticas. Letícia e Mateus estão de parabéns pelo compromisso assumido até o
							fim.
Conclusões da dupla
							Mateus
							Ao longo desse semestre, pude conviver com pessoas que me ensinaram muitos valores
							importantes que devemos levar conosco para ter uma vida que realmente vale a pena. Pude
							vivenciar uma experiência única e que nem todas as pessoas poderão ter a chance de fazer o
							mesmo.
Sou muito grato por poder ter tido a oportunidade de passar esse tempo com um grupo maravilhoso de pessoas, reunidos por uma causa que vai muito além de motivos acadêmicos. Esse processo nos envolve de uma maneira absurda, tornou-se algo que você desejava ver acontecer para poder sentir a alegria e satisfação em seus parceiros de trabalho; o “eu” não é algo que se fez presente nesse processo. Ter a chance de ser acolhido na barraca por Ana e Vicente, Taiane e Raoni, nos dando sempre tanta atenção e carinho e se mostrando realmente interessados em nosso projeto, foi algo realmente mágico. A partir deles, aprendi a prestar mais atenção ao que os outros têm para dizer. Aprendi também a me expressar melhor, não tendo que pensar três, quatro vezes para dizer algo, deixando as palavras fluírem de uma maneira muito mais natural. Agradeço a todos os colaboradores que nos ajudaram e se dedicaram a nos proporcionar toda a base necessária para aquilo que desejávamos produzir.
Agradeço, mais uma vez, à Nila por sempre ter se dedicado e se esforçado para que a nossa parceria alcançasse o objetivo que estava sendo traçado. Poder presenciar o uso efetivo de algo construído em conjunto e ter a certeza de que ele é capaz de conseguir auxiliar as atividades propostas por nossa intercessora é algo sem igual.
Finalmente, gostaria de agradecer à Leticia por ter me fornecido um apoio e confiança incondicionais. Poder dividir um trabalho com alguém tão sensível, com ideais fortes e otimistas foi realmente incrível!
Leticia
							Relendo minhas anotações feitas ao longo do período, pude perceber o quanto esse Projeto me
							ajudou a amadurecer. Fez-me amadurecer como pessoa e apurar meu senso crítico, além de me
							apegar mais à realidade. Quando comecei esse semestre, eu tinha uma visão completamente
							diferente das instituições de ensino municipais, dos professores que atuavam nelas. Pude
							perceber, através da parceria com a Nila, que muitos dos que integram o corpo docente dessas
							escolas estão realmente interessados em transmitir seus conhecimentos (didáticos e de vida)
							e em recuperar alunos com problemas de embasamento. Existem sim professores que se
							importam com o bem estar dos alunos, com seus problemas particulares: essa é uma realidade
							que eu não vivi. É bom que haja o amadurecimento proveniente do seu enfrentamento com seus
							próprios fantasmas, mas é igualmente bom saber que você tem alguém para confiar, além da sua
							família: seu professor.
O projeto também me fez quebrar pré-conceitos, me fez superar expectativas e limites, me fez descobrir uma força de vontade e disposição que eu não sabia possuir. Tenho consciência de que essa disposição veio em grande parte da satisfação em trabalhar com os alunos maravilhosos da George Pfisterer: a cada acerto, a cada motivação de arriscar uma resposta ou superar sua autocensura, era uma pequena batalha ganha – especialmente para eles. Acho que essa experiência também me fez ter um pouco mais de fé no futuro, na geração que vai cuidar do mundo em que viveremos no futuro.
Finalmente, na questão da realidade, acho que agora estou mais com os pés no chão do que nunca: a responsabilidade de ter uma data para a entrega de um produto me fez despertar imediatamente, e por vezes chamar meus parceiros à essa mesma realidade., quando eles se mostravam muito vagos em relação às tarefas que se apresentavam.
Portanto, só tenho a agradecer a todos com quem compartilhei esses últimos meses pelo enorme crescimento pessoal que levarei pelo resto da vida. Muito obrigada.
Disciplina: DSG 1002
							Turma:
							Professores: Ana Branco e Luis Vicente

