Pescaria para pensar e transformar





Equipe:
Mariana Menezes Campos da Paz
mari.menezes@ig.com.br

Rafael de Moura Machado
rafaeldmm@gmail.com

Grupo social:

Fabrícia Paes Salomão
fabricia-salomao@uol.com.br

CIEP Tancredo Neves
Rua do Catete, 77. CEP: 22220-006

Realizamos o projeto com a professora Fabrícia Paes. Esta trabalha no CIEP Tancredo Neves, no Catete, dando aulas de português para crianças entre 5 e 7 anos. A intercessora alfabetiza os alunos através de exercícios de unir sílabas para formar palavras. Durante o período em que acompanhamos pudemos observar atividades como "ache as palavras parecidas" ou "circule a sílaba que diferencia esse conjunto de palavras".

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Fabrícia reconhecemos como tema para o projeto: “Paciência para ouvir, transformar e pensar”. A atividade de unir sílabas para formar palavras requer paciência dos alunos para que possa ser realizada. O partido adotado foi: trabalhar a paciência das crianças, através de um jogo de formar palavras. Como a própria frase objetivo – “Paciência para ouvir, transformar e pensar” – e a própria professora nos disse, o objeto produzido deve auxiliá-la não apenas na alfabetização das crianças, mas sim na conscientização destas para a importância da paciência. Não se aprende a ler de uma hora para a outra e as crianças devem perceber que prestar atenção na aula é fundamental para se chegar lá. O objeto tem por objetivo justamente cativá-las para tal.

A vara de pesca foi feita a partir de uma antena de carro, anexada a um cabo de madeira. Uma linha de pesca azul, de nylon, por entre passadores presos a antena, com um imã na ponta finalizam o objeto. São pescados quadrados, retângulos e hexágonos feitos de tecido, com arame no lugar das arestas para serem pegos pelo imã. As imagens e textos nos discos de pesca foram feitos com transfer para tecido.

A professora chama um aluno de cada vez para pescar duas peças, e realiza uma atividade diferente cada vez, como "monte a palavra com as duas sílabas pescadas" ou "tente achar a palavra que corresponde a imagem".

Conclusão Individual (Mariana Menezes)

A experiência de fazer projeto em uma escola pública me fez crescer como pessoa, abriu minha mente em relação a como as pessoas podem me ajudar e contribuir em minha vida. A reação da intercessora e das crianças à nossa presença em sala e aos objetos que levávamos nos ajudou norteando nosso projeto e podíamos contribuir cuidando das crianças, quando a professora saia de sala, ou emprestar um lápis quando os alunos esqueciam os deles, por exemplo.

Nas primeiras gratidões tive muita dificuldade em escrevê-las, não sabia a que agradecer, mas ao longo do processo, pude perceber que elas foram de extrema importância para que eu crescesse, por exemplo, na época dos vinte experimentos, as gratidões começaram a fazer muito sentido, agradecer Rafael por um experimento me pareceu muito fácil, pois pude perceber que na fabricação de alguns desses, minha dupla deu dicas de execução, como escolha de materiais que nos ajudou na produção do vinte e depois das dez variações.

Projeto me proporcionou uma nova visão em relação ao próximo, não apenas com as crianças e a professora no CIEP, mas com qualquer pessoa, uma visão de que algumas pessoas que parecem à primeira vista não se preocupar muito com os outros, têm um lado que se importam sim e querem ajudar, assim como eu, que sinceramente, no início do período estava preocupada apensa com o meu projeto, em acabá-lo e pronto, mas não pude evitar de me envolver com o experimento de todos, as almofadas de Inajah Moreira e Mariana Castro, a roleta de Mairê Ramazinna e Victor Kato, os corações de Fábio Calderon e Fernanda Correia os origamis de Antonio Duarte e Maria Miranda, Natasha e João Pedro, dentre outros. A reciprocidade e empatia foi um fato de extrema importância que aprendi a lidar em projeto. Vendo o projeto dos colegas de sala, aprendi que é interessante acompanhá-los também durante o processo. Fiquei ansiosa quando o projeto de amigos estava atrasado e procurei ajudar Inajah e Mariana, por exemplo, dando dicas de lugares que poderiam comprar tecidos e fazer o transfer de suas almofadas. Como sua intercessora dá aulas no mesmo CIEP que Fabrícia, ficamos mais próximos, mas isso não nos impediu de nos envolver com o projeto de outros.

Agradeço à minha dupla pelo fato de estar ao meu lado nesse período, quando vivi experiências que levarei para o resto da vida. Rafael presenciou comigo situações únicas nas aulas do CIEP. As crianças nos perguntando se morávamos juntos, alguns meninos denunciando os colegas dizendo que eles me achavam bonita, o que me fazia ficar envergonhada e me sentir especial ao mesmo tempo. Isso gerou em mim aprender que não sabemos do nosso futuro, mas podemos ter certeza de que conheceremos pessoas que passarão momentos importantes conosco, como aulas na faculdade, que nunca esqueceremos.

Agradeço à Fabrícia pelo fato de ter sido ótima intercessora, esteve disponível para nós, sempre nos cedendo um tempo de sua aula para conversar conosco ou fazer experimentações, essa proximidade nos permitiu realizar um bom trabalho.Isso gerou em mim aprender que em momentos sérios como no processo do projeto podemos encontrar pessoas que nos ajudem e contribuam para isso. 


Agradeço a minha mãe e meu pai pelo fato de me ajudarem em situações como costurar e cortar os arames, respectivamente, dentre outros momentos de apoio emocional e também sugestões em relação ao desenvolvimento do projeto. Isso me fez aprender que posso contar com eles em qualquer situação, como me apoiarem se ficar preocupada por causa de algum trabalho, ou ajudar a fazer ocasionais trabalhos manuais.

Conclusão Individual (Rafael Machado)

Projeto 1002 foi rever meus erros do período anterior e tentar não comete-los novamente. Como já havia aprendido com a experiência anterior, tive um melhor planejamento para não ter um final de período tão corrido. Busquei realizar as tarefas com antecedência justamente para tal. Para mim fazer projeto foi uma importante reafirmação de aprendizados anteriores e a geração de novos. Aprendi a ser mais grato a tudo que me rodeia, devido as diversas gratidões que tive que fazer e aprendi que com o tempo as opiniões podem mudar.

Agradeço minha dupla, Mariana, por todo o trabalho duro que ela realizou nesse período. Aprendi com isso a não deixar para depois o que já poderia ter feito.

Agradeço a Fabrícia pela paciência e carinho. Isso gerou em mim segurança, pois chegaríamos a algo que realmente vai afetar o trabalho feito na sala de aula e o aprendizado das crianças. Agradeço meu pai, Paulo, e minha mãe, Ana, por me ajudarem no trabalho que realizei, seja na confecção do produto ou no desenvolvimento do texto.

Avaliação da intercessora Fabrícia Paes

O trabalho desenvolvido por vocês tem grande valia dentro da realidade escolar dessas crianças, pois é dessa forma - brincando - que eles vão encontrar mais uma possibilidade de aprender, e aí um novo mundo se abrirá para esses pequenos leitores. Eles vão lembrar por um bom tempo da "brincadeira" que ensinou a eles o caminho para um novo mundo.

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

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