Contando história e brincando juntos
Equipe:
Gabriela Pessoa
gabspessoa95@gmail.com
Theodora Duvivier - theodoraduvivier@me.com
theodoraduvivier@me.com
Grupo social:
Daniela Soares - soaresdanny@yahoo.com.br
Escola Municipal Julio de Castilhos
Praça Santos Dumont, 96 - Gávea, Rio de Janeiro
RJ, 22470-060 - (21) 2274-5496
Realizamos o nosso projeto com a professora Daniela Soares na Escola Municipal Julio de Castilhos. Daniela ensina alfabetização para crianças de quatro a cinco anos da Educação Infantil e tem em sua turma uma média de dezoito alunos.
Dentre os oito lugares que havíamos visitado anteriormente, este foi aquele que mais nos encantou por diversos motivos. Mas o que nos chamou atenção foi o fato de Daniela tratar seus alunos com um carinho materno, educando cada um de maneira pacífica e sempre lhes fazendo compreender o certo e o errado.
Antes de começar a aula, Daniela costuma pedir para que seus alunos desenham o que fizerem no final de semana para depois contar a ela. A maioria das atividades são relacionadas a desenhos, criação e o contar de histórias.
Logo, a partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Daniela, reconhecemos como tema para o projeto: “Fazer história e conta-la brincando, juntos transformamos o mundo.”
Após experimentarmos nossas primeiras ideias, chegamos a conclusão de que o nosso protótipo seria algum tipo de suporte para que as crianças, juntas, pudessem contar uma história criada por elas mesmas. Cortamos então quatro chapas de ferro no tamanho A3 e envolvemos carpete na parte inferior para impedir seu contato direto com o chão. Essas quatro chapas podem formar uma sequência reta ou circular, dependendo de como são ligadas. Recortamos também diversas formas abstratas e concretas de folha de imã e costuramos em uma outra folha de carpete para que ficassem mais resistentes.
Com isso, as crianças podem então fazer juntas suas próprias histórias dependendo das formas que escolherem, e depois contar o que criaram.
Conclusões finais
Gabriela Pessoa
Quando decidi fazer projeto 2 na barraca escolhi o sim, estava certa a fazer o projeto que muitos dizem não, não pensei na dificuldade, no diferente ou em uma filosofia certa ou errada simplesmente decidi fazer por saber que seria uma experiência inesquecível e seria oportunidade única sem me importar com o que viria pela frente, que na verdade nunca ninguém vai saber o que vai acontecer até fazer. Então, a partir desse pensamento aprendi a arriscar, aprendi que não existe um certo ou um errado e o como a diversidade é bonita, aprendi a não ser uma máquina que precisa de uma aprovação ou reprovação, 0 ou 1, por que não um 2 ou 3? aprendi a fazer com gosto, por prazer e encantamento. Ao entrar na sala de aula na Escola Municipal Júlio de Castilho, sabia que era o lugar certo e me encantei , porque não é qualquer lugar em que te recebem com um abraço nas suas pernas com tanto carinho por um ser tão pequeno e tão grande ao mesmo tempo. Fui realizar o projeto na sala da professora Daniela Soares que, além de educadora, trata as crianças como se fossem suas, conhecendo cada detalhe de cada uma delas. Logo no meu primeiro encontro me encantei pela simples frase “Ué você não aprendeu? “ “Calma ele vai aprender também só que no tempo dele!” que me tocou de tal forma que só fui saber o porquê disso na minha apresentação onde aprendi que chorar não é sinal de fraqueza e sim de sinceridade , onde as lágrimas tiram qualquer vestígio de vergonha de ser quem você é. O projeto 2 serviu pra mim , simplesmente , assim como uma roupa serve para uma pessoa. A Ana o Vicente me deram uma roupa e serviu, agora será que vou conseguir ficar com essa roupa pra sempre? Se em um período tentei tirar ela tantas vezes, tão linda, mas tão cara, quem sabe né.
Agradeço a minha parceira Daniela por nos receber de braços abertos, sabendo de tudo que teriamos que passar e sempre nos apoiando com um “E ai meninas como está tudo ?” “É dificil né, mas no final vale a pena .“ e por todos os momentos que desejei que ela fosse a minha professora na minha infância, pelo carinho que ela tem com as crianças e por mostrar que ninguém é melhor que ninguém aonde sabe de tudo das crianças, suas manias , defeitos e principalmente qualidades, sabe ser dura nos momentos certos, não é um choro qualquer que ela vai dar a resposta da pergunta , e sabe ser dócil nos momentos certos aonde se uma criança conta um história pra ela ela é toda ouvidos. A professora Daniela mostra que não é para termos pena das crianças que estudam em escolhas públicas pois elas podem dar a sorte de pegar uma professora como ela, Daniela .
Agradeço a Theodora por estar sempre comigo e ter demonstrado uma dupla de verdade, durante o nosso processo fomos caminhando junto e evoluindo uma com a outra e uma ajudando a outra quando pensava que não ia dar certo, e não é que deu certo! Conseguimos. Aprendi com a Theodora a pensar com mais calma e a dividir o trabalho sem deixar niguém sobrecarregado, aprendi a não me estressar por pequenas coisas que não estão ao nosso alcance, a não tentar imaginar o futuro por expemplo “Ai meu deus a Ana vai detestar falar isso, mais isso ....””Gabi para de imaginar coisas ruins, ela ainda nem viu, como você sabe o que ela vai falar ?” e com isso ela me acalmava e continuávamos a fazer o que tinhamos que fazer, agradeço pela conversas, conselhos e risadas.Tive um semestre muito produtivo onde consegui aprender muito com a minha dupla e espero que eu consiga levar isso para o resto da minha vida.
Theodora Duvivier
Posso dizer que o projeto 2 mudou toda a minha percepção do que é design. E se eu tivesse sido de qualquer outra turma eu não teria percebido isso, pois eu não teria passado por esse processo que a Ana apresenta em seu projeto. Um processo de vivência com o intercessor, em uma situação em que ambos estão em parceria, fazendo um projeto juntos, tendo que passar por diversas etapas que demarcam um desenvolvimento acentuado ao longo do período. Tal que quando olhamos para trás para vermos nossos primeiros experimentos, pensamos “Como chegamos a isso?!” E isso que é genial pois o projeto só vai crescendo de pouquinho em pouquinho para no final termos um produto que não foi comprado ou doado e sim elaborado a partir de um ciclo de aprendizados que formam um processo tão bonito com tantas coisas envolvidas. Sinto que cresci com esse projeto. Passei a olhar para frente e nunca para trás, focar só no que é necessário para realizar algo. Além disso fiquei muito apegada a cada pessoa envolvida nele. Criei uma relação de família com todas elas e posso dizer que estão todas no meu coração por terem feito parte dessa fase da minha vida marcada por uma grande mudança.
Agradeço a Gabriela simplesmente por ter sido minha dupla nesse período. O acaso nos escolheu e isso foi o melhor que poderia ter acontecido. Não imaginava me dar tão bem com alguém que eu nunca tinha nem visto antes. Alguém que é tão diferente de mim, mas ao mesmo tempo muito parecida. Alguém com tanto carisma, tão do bem que é até estranho. Alguém com tantos amigos, e todos verdadeiros. Agradeço por cada abraço e cada lágrima vindos dela, que geraram em mim ver sua sensibilidade tão de perto e por isso me assemelhar muito a ela. Agradeço seu jeito de ser - este diferente de mim - disciplinada, organizada, centrada, tipos de coisas que um pai gosta de ver emm uma filha, e que eu nunca fui, mas confesso que aprendi com ela a ser um pouco mais. Ela que me puxou para trabalhar muitas vezes em que eu estava com preguiça ou achava que estávamos tranquilas demais. Todas essas características delas formaram essa proximidade tão grande entre nós a qual eu não consegui no período passado, por mais que eu fosse mais próxima fisicamente da minha antiga dupla, pelo simples fato do seu jeito não bater com o meu.
Agradeço a professora Daniela por sua recepção desde o primeiro momento de contato. Sempre achei que professores de escola pública, por não serem bem pagos, davam aula sem a menor vontade, brigavam com seus alunos ou não iam muito às aulas. Mas Daniela me passou uma imagem oposta. A imagem de que ela está ali pelo simples fato dela gostar de estar ali, gostar de todas aquelas crianças, e por isso dar aula com uma vontade verdadeira. Não vi briga com aluno em momento algum e também não vi nenhum se comportando mal ou fazendo alguma bagunça. Daniela sabe controlar e educar perfeitamente aquelas crianças, de uma maneira que elas reflitam o por que delas fazerem alguma besteira. Não deixa ninguém para baixo ou para cima, trata todos com igualidade e podemos perceber nos seus olhos o carinho que ela tem pelos seus alunos. Confesso que queria ter tido a Daniela como professora
Avaliação da intercessora Daniela Soares Durante todo o período em que estiveram presentes na turma de Educação Infantil na Escola Municipal Júlio de Castilhos, Gabriela e Theodora foram muito participativas e envolvidas com tudo. Sempre chegavam sorridentes e eram extremamente carinhosas com todos. As crianças logo corriam para abraçá-las.
Recebê-las foi maravilhoso e muito gratificante. Sempre estavam dispostas em ajudar no que fosse necessário. Gabriela e Theodora foram muito cuidadosas com os experimentos que elaboraram. Eles sempre estavam relacionados com o meu trabalho. As crianças ficaram encantadas com tudo o que viam e davam vida para os experimentos. O produto final foi muito criativo e será muito útil no meu trabalho. O jogo que elaboraram possibilita várias brincadeiras e atividades. Através dele é possível trabalhar de forma dinâmica e interativa a criação de histórias. Foi um enorme prazer recebê-las, fiquei muito feliz com todo o projeto e encantada com o resultado final. Essa parceria com a PUC-Rio tem sido um grande auxílio para nós professores. Fica registrado todo o meu agradecimento e a minha alegria de ter recebido meninas tão especiais e criativas que só enriqueceram o meu trabalho.
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco, Luis Vicente, Luciana Grether, Maria do Socorro Calhau