Os Olhos com que Vejo
Equipe:
Nina Alves Pinto Amarante
nap.amarante@gmail.com
Henrique de Almeida Ferreira
henrique.daf@gmail.com
Grupo social:
Fabiana Marcellos de Carvalho Batista Diógenes
(fabiana_marcellos@yahoo.com.br)
E.M. Desembargador Oscar Tenório
Rua Professora Manoel Ferreira, 141, Gávea – Rio de Janeiro, RJ
O Projeto Planejamento realizado no segundo período de 2013, foi feito na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório junto com a professora Fabiana Marcellos. Nessa escola existem turmas desde o primário até o terceiro ano do ensino médio, que além das matérias básicas possuem aulas de teatro, educação física, inglês e artes.
A função da nossa intercessora, é a de professora de primário dando aulas de matemática, ciências e português para crianças de 8 a 9 anos de idade.
Durante as aulas de português, por exemplo, Fabiana reúne todos os alunos em roda e faz a leitura de um livro baseado em algum tema escolhido pela turma. Além disso, o pedido de que se faça um desenho para ilustrar quase tudo o que eles produzem é recorrente nas aulas da nossa parceira. Desde de uma ilustração para uma história, até ilustrações para o entendimento do funcionamento do corpo humano. Outra atividade a ser destacada é a de que ao menos uma vez por semana, alunos e professora, trazem notícias de jornal para que elas sejam explicadas pela professora e discutidas pela turma. Cada um trazendo um pouco do que sabe e da sua opinião sobre o assunto falado. Atividades que fizeram com que a frase escolhida ganhasse ainda mais sentido e força.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Fabiana reconhecemos como tema para o projeto: “A leitura da palavra e a leitura de mundo aceleram e estimulam o projeto da vida.”
Com isso, o conceito que ficou definido como objetivo para o projeto em função da experimentação das primeiras ideias foi o de que palavras em quantidade e com variedade (substantivo, adjetivo e verbo), enigmas, imagens e obras de arte, além de espaços em branco para a criação dos alunos, deveriam compor uma estrutura na qual as imagens pudessem ser trocadas/passadas sem serem perdidas. Ou seja, como um calendário ou caderno.
A partir disso, fomos absorvendo e filtrando quais os pontos cruciais e essências para a obtenção do protótipo final, através de variações e protótipos que tentassem transmitir os princípios pedagógicos e as prioridades da professora, Fabiana, na hora de ensinar.
Por fim, chegamos ao objeto final. Esse, por sua vez, é um painel aonde as crianças podem criar e expor de acordo com a proposta do dia e do material a ser usado. Uma vez que o painel contém placas e bolsos removíveis que podem ser desenhados tanto com giz quanto com caneta, além de comportar imagens, desenhos, entre outros. Além disso, cada criança terá um protótipo, pois uma das maiores prioridades destacadas por Fabiana é a criação individual de cada aluno, aonde podemos observar as influências e as vivencias de cada um em suas produções.
O protótipo foi feito com 2 placas de MDF para a estrutura e 7 folhas de plástico para encadernação (1-A4, 2-A5 e 4-¼ de A4), 7 placas de PS (1-A4, 2-A5 e 4-¼ de A4), 3 bolsos de plástico Crystal (1-A4 e 2-A5), 1 bolso de Brin e 15 peças de plástico para encadernação (7,5 cm2), presos por argolas de ferro articuladas, como componentes anexos a estrutura.
O objeto final, está sendo usado tanto como suporte para a publicação dos trabalhos criados pelos alunos, quanto para a criação individual segundo atividades diversas como, por exemplo, a criação de enigmas através de imagens, intervenções sobre obras de arte e imagens do cotidiano por sobreposição.
Conclusão Nina Amarante:
Acho que nesse semestre finalmente entendi que a escolha que fiz de abrir mão de metade do uma faculdade já cursada e do colo dos meus pais e família em São Paulo para vir morar no Rio de Janeiro e fazer PUC. Não podia ter sido mais certa, não podia ser mais incrível. Tudo que eu sentia falta e precisava encontrei. Trabalhos mais participativos, de troca e doação de conhecimento e experiências, da vivencia com aqueles que realmente fazem e curtem o que gostam. Apesar de todo o cansaço ou stress, é sempre muito gratificante. E nós sentimos isso! Um jeito muito mais enriquecedor, humano e real de conhecer, de um jeito único, o que é a nossa profissão e de como ela e o mundo em volta dela funcionam. Além de conhecer uma cumplicidade de todos os colegas, futuros colegas ou não colegas em relação a tudo que você faz ou tem que fazer, esse imenso compartilhar de boa vontade, companheirismo e compreensão.
Agradeço a minha dupla, Henrique, por ser sempre tão solicita e tentar resolver as coisas da maneira mais prática e a sempre se dispor a fazer o seu melhor. Agradeço também pela sua preocupação com que tudo esteja sempre bem, desde o experimento que ganhou um nome e que ele se apegou, até quando me dá bronca porque eu esqueci de almoçar. E por último, agradeço pelo seu jeito e leveza de ser para levar e fazer as coisas, o que nos salvou muitas vezes de enlouquecer com o processo do projeto II.
Agradeço à nossa parceira, Fabiana, por nos transmitir e sempre nos mostrar o quanto ela é apaixonada pelo que faz. Além disso, agradeço pelo jeito como ela se entregou, entendeu e curtiu esse processo de projeto nos fez imensamente feliz, satisfeitos e motivados por todas as nossas escolhas. Muito gratificante e muito grata à ela!
Conclusão Intercessora:
Desde a primeira visita à Barraca (oficina no primeiro período) me encantei com o lugar e com a proposta de trabalho que era desenvolvida ali. Busquei opinião de alguns amigos e soube que não seria um semestre fácil, e realmente não foi, aprendi não só a desenvolver um projeto estipulando prazos, mas sim a enxergar no outro sutis gestos que tornam o aprendizado muito mais rico e completo. Aprendi a refazer e aceitar a critica dos professores de forma construtiva. Relembrei da época em que era criança e pude sentir novamente o cheirinho gostoso do refeitório do colégio público. Conheci crianças adoráveis e loucas para ganhar nossa atenção e aos poucos fui criando laços com cada uma delas. E como consequência de todo esse processo, pude conhecer uma pessoa incrível, que mesmo vivendo em um país que pouco valoriza sua brilhante profissão, exerce - apaixonadamente - o ofício docente.
Com seu ótimo humor, que anima qualquer árduo trabalho, agradeço a minha dupla (Nina) por ter estado sempre presente fazendo com que o processo - mesmo que difícil e estressante - se tornasse ameno e divertido. Agradeço também a forma serena e sutil que tem ao discordar de algumas opiniões minhas, que através do dialogo, tornaram mais completo o trabalho desenvolvido. Acima de tudo, sou grato pela forma companheira de se preocupar comigo, nos momentos de maior desespero (onde era grande a vontade de sair correndo ou até mesmo chorar) minha dupla estava sempre com palavras de conforto, amenizando e/ou pondo outras perspectivas sobre o problema, me fazendo encantado com sua forma de valorizar as mais sutis ações do cotidiano, cativando uma amizade que vai além dos muros da faculdade.
Desde a primeira aula ela se mostrou muito simpática e receptiva, conquistando a atenção até de mais de uma dupla nesse semestre. Fabiana, apaixonada pela sua profissão, nos deixou ainda mais apaixonados pelo seu trabalho. Agradeço por ter proposto temas tão importantes para desenvolvermos, e, além disso, por ter estado presente de verdade em todas as etapas expondo o que achava ou até mesmo “batendo papos sem compromisso” que foram fundamentais no desenvolvimento das atividades. Agradeço, também, por ter mostrado que ainda existem professoras na rede pública que tratam e observam individualmente seus alunos e, sobretudo, ter ressaltado que não se precisa ter uma profissão a qual o maior objetivo é enriquecer e sim ser feliz e dedicado ao que escolheu.
Intercessor Amália Araújo
Gostaria de agradecer pela oportunidade de fazer parte desse projeto maravilhoso, que possibilitou um enriquecimento do meu fazer pedagógico e uma constante reflexão sobre a minha pratica, desde a observação até o protótipo final.
A Nina e o Henrique fizeram parte da dinâmica das nossas aulas e estabeleceram laços de afeto e confiança com todas as crianças.
Os experimentos foram excelentes e rico de possibilidades, como foi divertida essa fase e como as crianças se envolveram nas propostas.
O projeto final ficou incrível, pela suas múltiplas possibilidades de uso e contemplou tudo o que eu acredito como fundamental na relação ensino/ aprendizagem onde a criança é sujeito e autor do seu conhecimento e cabe a nós educadores o papel de mediar e auxiliar nesse processo.
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente