“JESUS, O BARULHO COMBINA COM BRINCAR,
ESCREVER E JOGAR ”






Equipe:
Eliane Carla Silva Viana
lillyvianadesign@gmail.com

Grupo social:

Professora Lucia Helena Azevedo
lhdcazevedo@gmail.com

Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro
Rua Igarapé-açú, 340 –Jacarepaguá- Rio de Janeiro-RJ-22783-140

O projeto foi realizado na Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro, com a professora Lucia Helena que é professora de uma turma de pré- alfabetização de crianças com idade entre 5 e 6 anos, alguns fatos acontecidos em sala sempre me faziam relacionar com a frase escolhida, por exemplo o fato dela ensinar a letra Q, trazendo uma queijadinha, brincando, ensinou a letrinha para eles, as acolhidas todo dia tinham o barulho sutil com a música que brincando eles aprendem a ver e escrever o nome colocando na chamadinha, e cantando a música: “ De quem é esse nomezinho, que está na minha mão, o dono desse nome mora no meu coração!”, assim como em tudo que ela faz e sempre diz que Jesus está ali em todos os momentos com eles.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Lucia Helena, reconhecemos como tema para o projeto: “Jesus, o barulho combina com brincar, escrever e jogar” .O conceito definido como objetivo para partir para as primeiras experimentações foi a idéia de conexões, a possibilidade de unir barulho, com palavras, com geométricos, de maneira a interligar todos eles.

O objeto final são geométricos que podem se conectar através de “linhas”, onde as crianças “costuram” as sílabas ,vendo imagens e formando palavras que podem ser usadas com ou sem algum barulho de fundo,e que contém vários furos com graus de complexidade variados. Foi feito com duratram, tricoline, ilhós, linhas, fios, guizo, papel celofane, continhas. Está sendo usado para auxiliar no processo de alfabetização das crianças, através da brincadeira de montar palavras e descobrir barulhos, relacionar cores e formas.

Para que serviu viver essa experiência? Agradeço a Deus por me dar esta oportunidade de ter vivido e compartilhado tantas emoções , conhecimentos e amor ao longo de todo semestre, foi um presente grande para mim poder estar aqui, na verdade nem sei como expressar toda alegria que sinto neste momento. Esta experiência, posso dizer que foi única, no início achei que poderia não dar certo, pois foram muitos os imprevistos ao longo do caminho, mas confiei e me entreguei de corpo e alma, sentia que no final tudo iria dar certo, até que apareceu esta pessoa abençoada que é a Lucia, me apaixonei pelo seu jeito de ensinar e isto me fez ter ainda mais certeza que estava no caminho certo.

Agradeço a Lucia Helena pelo fato de ser esta pessoa abençoada, que dá tudo de si para que seus alunos possam ter o melhor em termos de educação, carinho, amor, que se dedica de maneira incansável não apenas para ensiná-los a ler e escrever, mas para ensiná-los a ser cidadãos do bem e pessoas que respeitam umas às outras, isso gerou em mim a vontade de continuar este trabalho de conhecimento do outro que entrou como uma semente em meu coração.

Avaliação completa do Intercessor

Foi com expectativa e prazer que recebí em nossa sala a Eliane, que veio nos fazer companhia durante um período. Tivemos uma conversa breve sobre o trabalho dela e, confesso, achei que não teria muita relação com o que desenvolvemos com nossos alunos. Nossa turma é de educação infantil,sendo assim, estão se apropriando do alfabeto, sílabas, palavras, frases, conceitos matemáticos, sociais, de ciências, etc...em 2014 serão alfabetizados.No início ela ficava nos observando e...como escrevia. Até que nos trouxe alguns experimentos que pudessem ser aplicados em sala, de acordo com nosso trabalho e, cada retorno à sala, trazia mais e mais.Comecei então a ver que tudo poderia ser usado no dia a dia de forma prática. Conforme o tempo passava esperávamos ( eu e as crianças)pela chegada da Eliane com novo experimento para podermos “brincar”de maneira séria com o que ela trazia. Enfim, ficávamos aguardando com satisfação pela “tia” Eliane. De minha parte posso dizer que foi muito bom tê-la comigo, com novas idéias. Coisas simples que posso dizer com tranquilidade e certeza, possíveis de serem usadas no auxílio de meu trabalho, que serviram para renovar meu estoque de possibilidades e que farão parte dos meus 33 anos de experiência. A presença da Eliane junto conosco me faz crer a cada dia que a convivência com outras pessooas nos possibilita evoluir e aprender sempre.Só tenho que agradecer a Deus a oportunidade de conhecê-la e participar da minha vida, apesar do pouco tempo que estivemos juntas.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version