Sinalizando a Expansão em Várias Direções






Equipe:
Antonio Rey Vieira
tonreyvieira@gmail.com

Fernando Gasparian Vieira
gasparianted@gmail.com

Grupo social:

Renata Marinho Versari
renataversari@gmail.com

Núcleo de Artes do Leblon

Projeto realizado no Núcleo de Arte Leblon, com a Professo- ra Renata Versari, que leciona dança para crianças a partir da quar- ta série do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 13 anos. A professora tem a função de situar o aluno no espaço, explorando o movimento corporal em diversas direções.

Além de alongamentos e exercícios corporais, acompanham- os atividades de dança contemporânea, marcada pela atenção na respi- ração e pelos passos de coreografia nos níveis: médio, alto e baixo. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Renata, recon- hecemos como tema para o projeto: “Respira, firma raiz na terra, evoca o movimento especial, bacia irradiando o corpo no espaço em direções várias, entre chão e céu/ céu e chão.”

Uma das atividades foi levar o quadril pro céu e a cabeça pra terra, com o foco nas ex- tremidades do corpo, percebendo o seu estado.

O conceito que ficou definido como objetivo para o projeto em função da experimentação das primeiras ideias foi trabalhar nas variações dos arcos moles e dos arcos duros e na variação do peso, assim como testar a conexão desses materiais juntamente com o seu movimento.

Após diversas etapas do processo do projeto e de variações de estruturas e materiais, fi- nalmente chegamos ao protótipo final definido, “EXPANSÃO EM VÁRIAS DIREÇÕES”, composto por lycra e bambu, sendo um conjunto de 20 protótipos no total.

As crianças usam ele a partir das instruções da professora. Como eles tem dificuldade em se situar no espaço.Renata aconselha que todos percebam o corpo no formato do X. Pede para os alunos transportarem a mão passando pelo corpo e pela bacia até o pé, voltando pelo mesmo local com o movimento inverso. Realiza também exercícios de equilíbrio ti- rando um pé do chão. Trabalha a noção do corpo e o situa no espaço através dessa estru- tura bi dimensional. As movimentações fazem desenhos no espaço imaginário, fazendo com que eles expandam o corpo em várias direções em infinitos pontos.

Fernando G.

A experiência de fazer esse projeto foi prazerosa com relação à convivência tanto com o meu primo(dupla), como com a nossa intercessora Renata. Nesse processo aprendi, a ser mais confiante e corajoso, poder aceitar as surpresas, e me conhecer melhor como ser ,pensar coisas que eu não pensava, dar valor a detalhes que eu não enxergava. Pude ter uma turma de amigos em vez de conhecidos, trocando dificuldades, ideias, informações, tendo uma convivência muito boa com pessoas tao ricas de alegria, amor, carinho, soli- dariedade dentro daquela barraca.

Agradeço a Renata por falar: “as crianças que eu trabalho tem uma criatividade que é incrível’’. isso gerou perceber que quanto mais simples objeto é mas estimulada a criança fica. Aprendi que a partir do uso da criança não recebo respostas, mais sim novas possi- bilidades.

Agradeço ao Antonio, por ser uma pessoa muito organizada, sempre tendo as coisas anotadas, coisas que eu nunca fiz. Gerando observar que a organização e essencial para o desenvolvimento de um estudo. Com isso aprendi que a anotação não so organiza seu tempo, como facilita seu pensamento.

Antonio R.

Lembro-me quando falei pra Ana : “ Vou fazer com meu primo”. A partir daí comecei a visualizar nossa relação de outra forma, uma forma indefinida. “Seguir” uma agenda nunca foi minha qualidade, aprendi muito com essa programação. Eu nunca soube o que sairia dessas experimentações, só sabia que estava aprendendo algo por causa das tão famosas “gratidões”.O processo foi cada vez mais denso e o trabalho foi ganhan- do a forma que deveria ganhar. Definimos a filosofia da aula de dança e começamos a dançar junto a Renata. Estar podendo realizar um projeto para uma escola pública é muito bom. Lidar com crianças que vão além da imaginação é aprender a cada aula. Eles sorrindo utilizando os protótipos é a maior recompensa de todo o trabalho. Unir pontas de tecido, criando desenhos acaba sendo uma brincadeira e através dessa pos- sibilidade lúdica e colorida os alunos conseguem se situar no espaço e atravessar di- mensões. Todo esse processo acompanhado pela Ana, Vicente, Tai, Raoni, Israel e a barraca.

Agradeço a Renata por estar sempre falando “Vamos perceber o corpo em movimen- tação”. Essa movimentação gera funções, e as movimentações conscientes geram funções conscientes no espaço.Aprendi que posso ir além do material, podemos imag- inar como as crianças. Aprendi que a expansão é em diversas direções e esse projeto mudou minha visão de vida, antes eu achava que a expansão era só sentido céu, mas não, a expansão também deve ser para o solo, criar raízes para captar os nutrientes da tão farta terra. Aprendi mais sobre dança popular e contemporânea e aprendi mais sobre os níveis em que nosso corpo pode transitar, permitindo uma locomoção infinita no espaço.

Agradeço ao Fernando por estar nessa mesma geração de pensamento que eu. For- talecendo e embelezando cada vez mais o nosso núcleo. Um amor maior, minha dupla dentro e fora de campo. Com ele eu aprendo nos desenhos e nas risadas em momentos difíceis, tranquilizando o tempo e amenizando as dores.

Renata V.

A elaboração do objeto “Expansão em Várias Direções” reforça o estudo do Plano Ver- tical para compreensão e investigação do uso do espaço, fazendo perceber as diagonais do corpo em “X” para a sustentação do movimento pelas extremidades do corpo. Antonio e Fernando conseguiram “materializar” as linhas do Plano Vertical, ampli- ando a percepção do aluno que se movimenta dentro dos limites do objeto maleável, concretizando o que antes era apenas imaginado, de difícil entendimento. Com a experimentação desse produto, acabamos por ultrapassar a idéia do Plano Vertical, positivamente improvisando outras “tensões” e imagens espaciais, abraçando a cria- tividade individual. Acredito que outras dinâmicas serão descobertas pelas inúmeras possibilidades que o objeto sugere, até mesmo chegando a formas mais complexas, juntando corpos e objetos.

Agradeço a parceria sempre interessada de Antonio e Fernando, muito dedicados às aulas e às discussões. É muito bom o encontro com parceiros envolvidos sinceramente com o processo de trabalho. Muito obrigada!

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Maria do Socorro Cal- hau

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br