Surpresa na Sequência






Equipe:
Amanda Melo
mandi_melo@hotmail.com

Bianca Anet
bianca.anet@hotmail.com

Grupo social:

Maria da Glória Rezende
gloriarezende@ig.com.br

Núcleo de Arte do Leblon
Pça Nossa Senhora Auxiliadora - Leblon CEP: 22441-050 Rio de Janeiro, RJ

Projeto realizado no Núcleo de arte do Leblon com a professora de acrobacia Glória Rezende, que dá aula para alunos de seis a nove anos da rede pública de ensino. Ela ensina uma série de movimentos no chão, tatame, bola e tecido à turma e os auxilia na execução desses. Durante suas aulas, vimos Glória conduzir as crianças para uma relação com seus corpos, fazendo isso através de exercícios em lugares diferentes da sala. Registramos palavras usadas em sala e percebemos a preocupação da professora em levar os alunos de um plano a outro com movimentação acrobática.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Glória, reconhecemos como tema para o projeto: “Do tecido ao chão as crianças se movimentam da cabeça aos pés”.

O conceito da surpresa na sequência foi definido depois que observamos Glória e a maneira que ela usava a maioria dos nossos experimentos priorizando o suspense e, a sequência foi algo que ela mesma definiu como importante já que os alunos iam do chão ao tecido. Nosso objeto final foram setas de papel paraná forradas com folhas de ofício com três grupos de palavras: do chão, do meio e do tecido. Essas setas foram plastificadas com papel contact e colocadas em envelopes de feltro coloridos vermelho, azul e roxo. Glória pede que cada aluno pegue uma seta sem olhar e depois eles fazem o movimento que tiraram. Ela separa as setas pela cor do saco dependendo da parte da sala que vai usar.

Conclusão e Agradecimentos Amanda:

O tempo que me dediquei fazendo esse projeto passou rápido, mais rápido do que havia imaginado e, no processo me vi fora daquela “zona de conforto” que estava no primeiro encontro na barraca. Não ganhei só uma visão mais aberta a alternativas e melhorias, mas ganhei também mais confiança por realizar algo que me orgulho. Com o planejamento aprendido nesse projeto vou saber o caminho a percorrer para minhas próximas realizações acadêmicas, que terão sempre uma lembrança desse tempo que me dediquei na barraca e fora dela.

Eu agradeço à Bianca por dividir comigo suas inseguranças e dúvidas durante o período de projeto. Aprendi com isso que juntas nós nos ajudamos e superamos etapas juntas. Aprendi também que agora por mais que o momento seja difícil, saberei como melhor resolvê-los.

Agradeço à Glória por ter a abertura e confiança necessárias para que nosso projeto andasse. Sem essas duas coisas não seria possível pois aprendi que, o trabalho de uma professora com crianças não é fácil mas muito necessário e a admiração que foi gerada em mim é permanente.

Conclusão e Agradecimento Bianca

Esse período de projeto foi muito especial para mim. Ao primeiro dia de aula pude sentir o clima de alegria na barraca que ia estudar o período inteiro. Convivi com amigos antigos de escola e fiz novas amizades, como a minha dupla Amanda. Ao escolher a Glória como parceira, fiquei surpresa com seu acolhimento e aceitação da nossa presença em sua aula. Talvez por me sentir confortável com o lugar e as pessoas que se envolveram no projeto, relaxei um pouco durante o processo e vi que ao final tive que correr um pouco para me igualar aos meus colegas. Apesar disso, tudo que aprendi durante esse projeto vou levar para vida toda.

Agradeço a Amanda por todo momento ter me apoiado e incentivado a continuar enquanto eu já estava cansada. Pude ver que ela queria que a gente concluísse nosso trabalho e tivesse um resultado gratificante para nós. Isso gerou em mim acompanha-la nesse processo, dando meu melhor.

Agradeço a Glória por acreditar no nosso trabalho, estando aberta a várias possibilidades que nos fez chegar ao produto final. Isso gerou a vontade de continuar e concretizar um trabalho que envolveu não só minha dupla e eu, mas também outras pessoas.

Avaliação completa do Intercessor:

Tecer esse produto final – “Surpresa na Sequência”, com Bianca, Amanda e todas as crianças brincantes e acrobatas foi um desafio instigante e instaurador de outros modos de pensar sobre os nossos saberesfazeres cotidianos. Foi necessário para todos nós criarmos espaçotempo para (re)experimentar, (re)inventar, (res)significar os objetos trazidos a cada encontro. Bianca e Amanda entraram em nossas aulas – em nossas vidas, com delicadeza e paciência, mergulhando na nossa cotidianidade com todos os sentidos, para que pudessem, a partir, do vivido e do sentido, criar um jogo que proporcionasse a brincadeira e o aprenderensinar na perspectiva “Do tecido ao chão as crianças se movimentam da cabeça aos pés”. E elas deram conta de fazê-lo!! Que Bianca e Amanda continuem “desenhando” a vida com a mesma beleza que desenharam/teceram esse encontro potencializador de ideias e afetos.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version