A arte nasce do trabalho de olhar
Equipe:
Bruna Souza
brunasouzadsgnr@gmail.com
João Oliveira
design.oliv@gmail.com
Grupo social:
Marina Santanna
marinaanna@ig.com.br
Escola Estadual Joaquim Abílio Borges
R. Humaitá, 19 – Humaitá – RJ - Rio de Janeiro
O projeto aconteceu com a professora Marina Santanna, que dá aulas de Artes Visuais na Escola Joaquim Abílio Borges, no Humaitá. Seus alunos são do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com idades na faixa de 11 a 17 anos. Ela trabalha muito com releituras em suas aulas, pois segundo ela, é importante que os alunos pensem sobre a arte, saibam reconhecê-la. Nossa intercessora ensina movimentos artísticos e os interliga com trabalhos onde o aluno colore livremente a silhueta de uma obra artística. Ela os deixa bem livres e os permite que criem a partir do trabalho do artista. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Marina reconhecemos como tema para o projeto: “a arte nasce do trabalho do olhar”. Relacionamos sua escolha diretamente com as releituras que os alunos fazem de obras como o “Grito” de Edvard Munch e “Demoiselles D’Avignon”, de Pablo Picasso. O conceito definido para nossos primeiros experimentos foi direcionado para a alteração do olhar e da percepção dos alunos. Depois de muita experimentação e trabalho, chegamos em um suporte de transparências feito de madeira, onde as crianças juntam partes diferentes de diversas obras de arte e criam seus próprios desenhos. Além deste uso, a professora pediu que os alunos desenhassem em folhas de papel e encaixasse-os no suporte, criando mais possibilidades de uso.
Conclusão e Agradecimentos Bruna Souza:
Passar um semestre inteiro dentro desta barraca, inegavelmente me mudou bastante. Estou mais convicta e focada. Não sei se aprendi ainda a ter ritmo, mas agora sei que tenho muita vontade e potencial para fazer. Potencial este creditado por Ana, e a semente da curiosidade que ela plantou em nós será regada e carregada por mim para onde eu for. Aqui também conheci pessoas incríveis, que, impulsionadas pela mesma curiosidade e desafiadas pelo “mito Ana”, se juntaram sem saber exatamente o que ia acontecer. Sou muitíssimo grata a esta experiência e a todos que conheci durante esse período.
Eu agradeço à Marina por ter dito “A relação com a frase foi perfeita e eu vou começar a usar isso bastante nas minhas aulas”. Isso me fez muito contente por perceber que eu e João conseguimos trabalhar bem com a professora, com a frase-objetivo e produzimos um objeto que traduz esse processo.
Eu agradeço João por ter sido tão companheiro e compreensivo. Estivemos bastante estressados nos últimos dias, mas nada fez com que a amizade ou o trabalho se perdesse. Aprendi muito com ele, e isso me fez ver além de qualquer discussão tola que possamos ter tido.
Conclusão e Agradecimento João Oliveira
O projeto 1002 mudou a minha “cabeça”. Aprendi a metodologia do design participativo, que é feito em comunidade e não individualmente, e que veio para ficar no meu modo de fazer design.
Aprendi a nunca desistir, a acreditar da convivência e no trabalho em dupla, saber que eu posso me esforçar sempre mais, quase, sem limite. A convivência em sala de aula foi incrível, pois nunca tive um envolvimento tão grande com pessoas capazes de se superar cada vez mais e que certamente irão estar presentes na minha história. Isso foi apenas o início de um desenvolvimento pessoal e de uma forma de fazer design que certamente irá andar comigo até o final de minha vida.
Agradeço a Marina por me mostrar a importância que a arte tem para com as crianças, fazendo isso de forma sutil através das suas aulas. Ela é uma pessoa que tem um coração enorme e uma disponibilidade muito grande em ajudar qualquer um que precise. Sua abertura e felicidade durante a realização do projeto com certeza foi um facilitador e um diferencial para o nosso resultado final em conjunto. Foi um prazer enorme trabalhar com uma pessoa que nos deu seu tempo com tamanha facilidade.
Agradeço a Bruna por ter aparecido em minha vida. Tenho certeza de que ganhei uma amiga muito importante que está disposta a me acompanhar em qualquer pedido que eu faça. Agradeço a ela também pela tamanha paciência que teve comigo nos meus momentos de stress, possibilitando que a nossa relação fosse se desenvolvendo sempre e se recuperando quando fosse necessário. Sou uma pessoa mais feliz e mais ciente das coisas que eu tenho que melhorar individualmente, por conta da relação que tive com ela. Nós não teríamos conseguido nada se não estivéssemos em sintonia durante o projeto. Mas nós sempre tivemos.
Avaliação completa do Intercessor:
“Acho que esse trabalho tem total relação com a frase objetivo que foi criada através das aulas. Fiquei surpresa com o produto final do trabalho da Bruna e do João, e acho que vou poder usar bastante isso. O processo da dupla foi muito diferente e interessante, com a realização de dinâmicas que às vezes eu não entendia direito, mas que me surpreenderam bastante. A dupla está de parabéns pelo trabalho.”
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente