Arte e Diversão no Stencil
Equipe:
Olivia da Silveira
oli.silveira@gmail.com
Raquel Dimantas
raqueldimantas@hotmail.com
Grupo social:
Isabel Hennig
hennigisabel@ig.com.br
Núcleo de Artes do Leblon
Desenvolvemos o nosso projeto no Núcleo de Artes do Leblon com a professora Isabel Hennig, que leciona aula de artes para crianças de sete e oito anos. Durante este período acompanhamos as aulas da professora observando sua rotina em sala de aula em atividades como desenhos de observação, pinturas, construção de esculturas, leitura de livros e tudo pautado na história da arte.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Isabel reconhecemos como tema para o projeto: “As mãos juntam arte e diversão ao desenhar.”
O nosso partido adotado foi a história da arte e o stencil. Nosso projeto final foram doze pranchas com desenhos vasados no acetado que retratam os períodos históricos ensinados pela professora. São eles Idade das Cavernas - pinturas rupestres e Vênus – Egito – olho egípcio, Ísis e anubis- e Grécia – Máscaras do teatro, David Michelangelo e Vênus de Milo. Os desenhos vasados foram feitos com base nas ilustrações dos livros de Isabel, todos em papel A4 de acetato, além de emoldurados com placa de estileno.
O produto está sendo utilizado no cotidiano das aulas de Isabel, como exercício em sala, ilustração dos períodos ensinados, projeções nas paredes e atividades criativas. Olivia da Silveira: O processo que vivi neste período é diferente de tudo que já havia passado. Foi um trabalho árduo, embora extremamente gratificante. Conheci pessoas maravilhosas, ganhei experiência, convivi com crianças de um realidade diferente da minha. Mas principalmente, aprendi não só a escutar e questionar a todo tempo, mas a agradecer. A ser grata por ajudas, questões, gestos e delicadezas. Aprendi a agradecer e pela primeira vez, entender ao que e porque agradecia. Sou mais feliz graças a isso. Obrigada.
Agradeço a Isabel por ter sido tão sincera e honesta conosco esse tempo todo. Nos dando dicas, opiniões e elogios verdadeiros. Assim, posso sentir Isabel presente em nosso protótipo, desde as imagens que mostrou em sala de aula, até a escolha de materiais e acabamento, para todas as nossas decisões pudemos contar com os ensinamentos da parceira. Isso gerou em mim aprender a trabalhar em equipe com segurança, confiança e união.
Agradeço a Raquel por ser questionadora. Através das várias dúvidas que tivemos ao longo do processo, Raquel sempre tentava enxergar uma outra possibilidade para o projeto. Isso gerou em mim aprender a questionar a mim mesma e indagar se o que estávamos fazendo era realmente o nosso melhor.
Raquel Dimantas:
O nosso projeto não teria sido feito se nós não estivéssemos entrado de cabeça naquele atelier idílico. Nós fomos além de espectadoras, fazíamos parte das atividades e, assim, pudemos desenvolver algo próprio para a aula, experimentando e criando. O tempo e a paciência foram fundamentais para chegarmos ao resultado que queríamos. Sempre com calma, ouvíamos o que nossa parceira tinha a nos dizer, aprendendo também a escutar e aderir ideias novas ao nosso projeto.
Agradeço a professora Isabel por sempre nos abordar de forma construtiva e delicada, explicitando suas duvidas de forma cautelosa e nos ouvindo de forma aberta . Isso me fez pensar em todas as suas questões de maneira prática, objetiva e cuidadosa, tomando a liberdade de criar com segurança e sem medo da sua resposta. Agradeco a Olivia por ser organizada e me fazer sentir viva ao longo do processo. Sempre ouvindo o que eu tinha a dizer, Olivia complementava com algo construtivo e inovador. Diante de imensas dúvidas quanto ao processo, ela me passava segurança. Pude perceber que, por a Olivia ser minha dupla no segundo projeto consecutivo, nós desenvolvemos uma afinidade e amizade maior, facilitando o processo vivido.
Isabel Hennig
tenho que agradecer a convivência, acho que se posso falar algo é sobre aprender a reaprender a ensinar com cada nova troca enriquecedora que é esse trabalho de parceria, cumplicidade e afinidade educacional, artística e principalmente humana.
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente