Tapete que organiza grupos para aprender
do princípio, meio e fim
Equipe:
Nathalia Ferreira Lins de Oliveira
natlinsrj@hotmail.com
Carla Gomes de Sousa
carlagomees@hotmail.com
Grupo social:
Fabiana Diogenes
fabiana_marcellos@yahoo.com.br
Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório
Rua Professor Manuel Ferreira, 141 - Gávea, RJ
Telefone: 212746446
Resumo:
Ao iniciarmos o 2º período do curso de Design na PUC – Rio, optamos pelo Projeto Básico - Planejamento, desenvolvido pelos professores Ana Brando e Vicente Barros, a fim de darmos continuidade ao que aprendemos com o projeto básico 1001. Pois nos sentimos muito realizadas com o resultado final do mesmo. Apesar da mesma metodologia, percebemos que o novo projeto tinha sua complexidade, o que nos estimulou a almejar esse novo desafio. Na primeira semana nos deparamos com os nossos primeiros objetivos: procurar em escolas Municipais professores que estivessem dispostos a receber esse projeto, apesar de termos oito possibilidades, nós optamos pela professora Fabiana Diógenes, que não estava dentro das nossas opções. Ela já havia passado por essa experiência e se mostrou animada em repeti-la. Fabiana ensina as matérias básicas para o quinto ano (antiga quarta série) na escola municipal Desembargador Oscar Tenório. Com aproximadamente 30 alunos, com faixa etária de 10 a 11 anos. Suas aulas ocorrem semanalmente, na qual se busca formar alunos com o conteúdo didático e também com lições para a vida, indo além de uma sala de aula. Assim que chegamos, Fabiana se mostrou muito entusiasmada e nos acolheu muito bem, de forma que nos fez sentir parte da turma. Ela nos apresentou e explicou o projeto aos alunos. Com o decorrer da aula, nossa admiração pela nossa parceira aumentava, por essas novas práticas que nos foram apresentadas. Ela procura incentivar a leitura com autores como Ana Maria Machado e Avelino Guedes. Sendo assim, organiza os alunos em roda, quebrando os padrões de uma sala comum. Ficamos tão admiradas e surpreendidas que saímos de lá decididas de que já tínhamos nossa parceira. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Fabiana Diógenes reconhecemos como tema para o projeto: “Autonomia e imaginação com olhar generoso descobre histórias.” O conceito definido como objetivo para nosso projeto em função da experimentação das primeiras ideias foram objetos que não tivessem histórias prontas, pois segundo Fabiana “é preciso cada aluno montar, contar, organizar e encaixar do seu jeito, (os alunos são os autores)”. Como objeto final foi criado, tapetes em formas de hexágonos com setes cores, que unem toda turma e que pode ser usado também em pequenos grupos (4 alunos). Esse hexágonos contem bolsos com “Porta -textos/imagens” ( com 3 divisões) placas que podem ser reutilizadas a cada nova história. Esses “Porta textos/imagens” podem ser usados como auto portantes servem também para expor na parede. Os materiais utilizados para a construção foram:Tecido Brim (Cores: Laranja, Vermelho, Roxo, Azul, Preto, Vinho e verde), Acrilom, TNT, Botões, Papel Couro e Placas Eucatex/ caneta de Quadro branco. Para utilização desse objeto, Fabiana juntou os hexágonos (tapetes) no chão, formando uma grande roda com a turma. Nessa etapa, Fabiana utilizou as plaquinhas para que cada aluno colocasse uma palavra, dando continuação ao que foi escrito anteriormente. Ela separou os hexágonos, formando sete grupos com quatro alunos cada. Sendo assim, os alunos tinham como objetivo criar uma história com início, meio e fim nos “Porta texto/imagens”. Com a história pronta, ela expôs o trabalho na parede para que todos pudessem ver a criação de cada um.
Nathalia Lins
“Estou muito surpresa com o resultado final deste projeto, não imaginava que a caminhada seria tão longa. Apesar de todas as dificuldades, o trabalho se tornou prazeroso e de grandes aprendizados. Começando pelo ambiente, pelo fato da aula ser dada na barraca, foi uma experiência transformadora e que eu jamais irei esquecer. Os ensinamentos dados por Ana e Vicente, quanto à forma, materiais, observação e gratidão são lições que me fizeram crescer ainda mais como pessoa. Sou muito grata por tudo que vivi nesse projeto, pelas pessoas que conheci e que me ajudaram nessa caminhada.”
Carla Gomes
“Durante esse período me surpreendi bastante em minhas aulas com a Ana e Vicente, eles foram muito importantes para o meu crescimento como design, viver uma ótima experiência onde pude aprender várias coisas como ser determinada, organizada e persistente no qual irei levar comigo para sempre, esse projeto tenho certeza que me mudou muito, sou muito grata pela a experiência que obtive durante esses meses.”
Agradecimentos Nathalia Lins
Agradeço à nossa intercessora Fabiana por receber esse projeto e nos acolher tão bem, gerando em mim uma grande admiração por ela, a cada encontro, experimentação, e conversas. Agradeço por ser uma professora que faz a diferença com seus alunos. Agradeço por seus conselhos e dicas para o protótipo, se mostrando muito envolvida com nosso projeto. Agradeço a Carla por sempre estar ao meu lado, e ter se tornado uma grande amiga. Sua responsabilidade e serenidade foram essenciais para nossa parceria e conclusão de nosso trabalho. Foi a dupla ideal para esse projeto e para todos os momentos vivenciados.
Agradecimentos Carla Gomes
Agradeço a professora Fabiana por ter nos ajudado até o fim e ter comentado sobre nosso trabalho dizendo “meninas eu amei o trabalho final, ficou perfeito era o que eu queria”, isso gerou em mim muita satisfação e sentimento de dever cumprido , pois nos esforçamos muito para dar tudo certo no final e foi o que aconteceu, aprendi que no final todo esforço valeu a pena. Agradeço a minha dupla Nathalia por ser uma ótima dupla, além de termos nos estressado algumas vezes e durante nosso trabalho ela foi uma parceira muito companheira em todos os momentos, aprendi demais com ela durante esse período, no final deu tudo certo.
Avaliação completa da Intercessora
Participar desse projeto foi uma experiência muito enriquecedora e positiva a medida que me possibilitou um olhar reflexivo sobre a minha prática pedagógica.Acredito que o caminho para uma educação pública de qualidade é entender a criança como protagonista do seu aprendizado e foi dessa maneira que todo projeto foi desenvolvido.Desde a escolha das palavras até a formação do conceito a ideia da criança como produtora de conhecimento e em busca de descobertas era dominante.Gostaria de agradecer a dupla pela sensibilidade de transformar essa concepção em experimentos tão bem elaborados e coerentes com essa proposta.Foi difícil escolher entre o quente e o frio, pois tudo era muito bom.Cada experimento trazia múltiplos questionamentos:trabalhar em grupo? Trabalhar com imagem?Trabalhar com palavras? No fim percebemos que a prática educativa é dinâmica e nada melhor do que ouvir o que essas crianças tem a dizer.Fiquei muito feliz e emocionada com o resultado do projeto que certamente irá proporcionar a leitura no sentido amplo da palavra e irá desenvolver a criatividade, imaginação, conhecimentos e valores.
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AD
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Maria do
Socorro Calhau