Desenhando e Escrevendo: A história das

crianças contada no tapete







Equipe:
Ana Beatriz Negri
bia_negri@hotmail.com
Ana Beatriz Negri
ninabmalta@gmail.com

Grupo social:
Clarisse Magalhães de Oliveira
clarissedeoliveira@gmail.com

CIEP Presidente Tancredo Neves
Rua do Catete, 77, Catete, Rio de Janeiro – RJ / CEP: 22220-000

Resumo:

O projeto foi realizado no CIEP Presidente Tancredo Neves, no Catete, com a intercessora Clarisse de Oliveira, professora do primeiro ano do Ensino Fundamental. Lá, observamos suas aulas e fizemos registros que nos ajudaram muito para o desenvolvimento do projeto. A partir de tais observações e do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Clarisse, reconhecemos como tema para o projeto: “Com a presença do amor da turma, as crianças desenham a história hoje” que focava principalmente na questão da história da criança, aquela que estava apenas começando a escrever, pois estava sendo inserida em um mundo letrado e numerado. Por ser a fase a alfabetização, todas as atividades realizadas por Clarisse em suas aulas faziam relação com essa inserção dos alunos, algo que nos deu uma grande variedade de ideias que poderíamos trabalhar ao longo do projeto. Após a primeira experimentação, chegamos à conclusão de que deveríamos fazer algo dinâmico, que estivesse sempre em movimento / mudança, além de algo que envolvesse grupos de alunos, incentivando a interação entre eles. Como protótipo final, construímos um tapete de 1,20m de largura por 1,20m de altura no formato de um octógono feito basicamente de brim e plástico cristal, um plástico flexível. Como atividade complementar ao tapete, costuramos letras e números de nylon dublado e argolas feitas a partir de mangueiras de espessuras diferentes. O objeto apresenta como objetivo principal auxiliar o aprendizado das crianças, que estão na fase da alfabetização, de forma divertida e coletiva.

Ana Beatriz Negri

O projeto 1002 foi com certeza uma experiência especial para a minha vida. Tive a oportunidade de trabalhar em um ambiente completamente diferente daquele que estava acostumada, além de estar sempre rodeada por pessoas incríveis. Em cada etapa do processo aprendi algo novo, não só sobre o projeto em si mas sobre mim mesma, minhas capacidades e limitações. Trabalhar com a Nina também foi um prazer e acredito que o projeto tenha nos unido ainda mais. Ter ao meu lado alguém que me incentivava, me divertia e acalmava foi muito importante e não tem nada melhor que um amigo para fazer isso com a gente. Toda a experiência do projeto serviu para que eu entendesse o processo de criação, o qual vai muito além de apenas pensar e fazer e, por isso, sei que vou levar o que aprendi para o resto da minha vida. Agradeço à Nina por estar sempre presente nos momentos fáceis e difíceis do projeto e por ter sido como um motor que me impulsionou para não desistir e por em prática minhas ideias. Isso gerou em mim uma certa calma por saber que tinha ao meu lado alguém com que eu poderia contar a qualquer momento. Agradeço à Clarisse por ter nos acolhido super bem no CIEP, sempre com um sorriso no rosto e boa vontade, que gerou em mim entender que a felicidade é transmitida e que, se presente em algum lugar, é facilmente identificada. Talvez esse tenha sido o motivo pelo qual escolhemos este local para a realização do projeto e hoje posso dizer que ele com certeza foi realizado com muito felicidade envolvida.

Nina Bruno Malta

Nesse período, me foi introduzido um novo olhar em diversos aspectos, tanto no processo criativo, quanto na configuração de uma sala de aula. A nossa sala entre árvores, me permitiu a experiência de um espaço horizontal, fazendo alunos e professores se relacionarem de maneira igualitária, com respeito, sorrisos e compreensão. Isso foi totalmente novo para mim, um espaço de aprendizado sem cadeiras, sem quadro negro, com uma proposta de gratidão e criação livre. No processo criativo, o diferencial foi a confecção baseada nos instintos, no emocional, no fluxo de inspiração ao estar em contato com os materiais. Materiais em sua maioria reaproveitados, que sugerem uma ideologia consciente para produção dos experimentos, que não passam de estudos no encadeamento do projeto. Pude compreender que percorrer as etapas do projeto é substancial para o entendimento do todo; nunca chegaríamos ao experimento final se não trilhássemos cada degrau da orientação dos nossos professores. Agradeço à Clarisse pela sua dedicação. Desde os primeiros encontros pude observar seu empenho em ajudar e fazer dos seus alunos pessoas melhores, independente das dificuldades que alguns vivenciam. A forma com que se dirige as crianças demonstra, mesmo sendo a autoridade em sala, que as respeita e procura entender o motivo de suas dúvidas, agindo no foco da questão. Dedicação essa também aplicada a nos ajudar no desenvolver do projeto em si, mostrando-se sempre disponível, colaborando da melhor forma e incorporando nossos experimentos nas suas aulas, tornando a aprendizagem mais divertida. Com isso, aprendi que pessoas, antes desconhecidas para nós, podem vir a ser peças primordiais no mosaico do projeto. Agradeço à Bia, minha dupla, por tantas coisas que mal consigo enumera-las: me alertar sobre os prazos não só do Projeto, mas de quase todas as matérias; me incentivar quanto a confecção dos experimentos; ser compreensiva quanto as atividades que eu deveria realizar fora da PUC, que me faziam atrasar sempre; ser uma amiga para todas as horas e estar sempre empenhada, são apenas algumas atitudes que me fazem sentir muito grata e devem muita admiração. Com isso, aprendi que mesmo pessoas com personalidades, costumes e jeitos diferentes conseguem compartilhar, evoluir e trabalhar de maneira colaborativa , cooperando de forma mútua, pondo energia em cada atitude. Por esse motivo, fiquei tão feliz com o nosso resultado, pois através dele que pude perceber que o nosso trabalho gerou algo ímpar, que mesmo que com funções já exploradas, permitiu que as crianças do colégio compartilhassem do meu orgulho e da minha gratidão à Bia e ao projeto.

Clarisse Magalhães de Oliveira

O trabalho realizado foi interessante por propor um novo olhar no ambiente e cotidiano escolar. O aprendizado de diferentes conhecimentos foi contemplado com os objetos confeccionados pela dupla. Todas as ideias apresentadas para o trabalho em sala de aula foram interessantes, sendo difícil descartar ou classificar os melhores objetos. Foi muito produtivo e enriquecedor para a turma receber o projeto!!!

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC / 2015.1
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Vanusa Maria de Melo

e-mail: anabranc@puc-rio.br

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