Conectando e criando!





Equipe:
Carolina Pércia de carvalho
carol@noosfera.com
Manoela de Oliveira Silva da Costa
manoeladeoliveiraad@gmail.com

Grupo social:
Josete Balbino da Silva
jobalbino2@hotmail.com

Creche Jacó Inácio Gomes
Estrada das canoas, 720 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, 22610-210

Resumo:

O projeto foi realizado na creche municipal Jacó Inácio Gomes em São Conrado, onde acompanhamos as aulas da professora Josete Balbino da Silva. As crianças chegam àna creche de manhã e saem àa tarde. Na turma que acompanhamos, haviam 18 crianças de três anos, a professora Josete e a ajudante Isabel. As aulas eram realizadas a partir de histórias que iam mudando periodicamente e as atividades eram relacionadas com a história que estava sendo contada. Ao contar a história de João e Maria, a professora fez uma atividade sobre a cor do vestido da bruxa, preto, as crianças receberam uma folha A4 dividida em dois, uma parte com uma marcação vermelha e outra com uma marcação preta, elas receberam também vários papeis cortados, pretos, que haviam pintado no dia anterior. N, na atividade, elas tinham que colar os papéis pretos na parte do papel A4 que estava com a marcação preta. Outra atividade que vimos, foi uma encenação de uma parte da história da branca de neve;, uma de cada vez, as crianças vestiam a roupa da branca de neve e encenavam a parte que a bruxa vai oferecer a maçã, as crianças comiam a maçã e "desmaiavam" no colchão que tinha do lado delas. A função da Josete é de co-formadora de sujeitos pensantes. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Josete reconhecemos como tema para o projeto: “em diferentes momentos as crianças interagem com o outro... cantam, pulam,sujam, fazem parte do mundo Na atividade em que onde as crianças brincavam com massinha elas estavam interagindo com o outro e se sujando e assim ela faziam parte do mundo. Após levarmos alguns experimentos para a Josete e pedir que ela os organizasse os experimentos de acordo com os que mais se aproximavam do seu objetivo em sala de aula até aqueles com pouca utilidade, concluímos que o nosso objetivo era fazer coisas que juntasse o contar história e o brincar. Como objeto final ficou decidido, depois de mais algumas experimentações, que seriam módulos coloridos que pudessem se unir entre si para formar jogos e cenários para as histórias, nesses módulos, pode-se prender também imagens dos personagens das histórias contadas pela professora. O enchimento dos módulos é feito de espuma e papel paraná para dar sustentação, a capa é feita de sacaria, todos os módulos possuem imãas para que possam unir-se entre si e para que as imagens fiquem presas a eles. As imagens também possuem imãas e são plastificadas. Os módulos estão sendo usados pela Josete e pelos alunos para contar histórias.

Carolina Pércia de carvalho

No projeto 1002 tivemos o privilégio de ter aulas em um ambiente diferente da sala de aula tradicional, uma barraca com chão de areia e almofadas de folha. E, esse ambiente é acolhedor, igualitário, livre e promove uma maior interação entre as pessoas que estão lá. Através de cada agradecimento nos mostramos um pouco mais para quem nos ouve e para nós mesmos, aprendi que é muito importante prestar extrema atenção nas pessoas com quem trabalhamos, aprendi também a prestar extrema atenção em mim. Com insistência e cobrança dos professores Ana e Vicente, aprendi que, ao experimentar materiais, temos ideéias de novos materiais que podem ser ao resposta do que precisávamos. Tive a oportunidade de conhecer profissionais magníficos que nos mostraram coisas novas e com isso me fizeram descobrir novos hobbies, que quem sabe um dia não viram uma profissão. Foi muito bom trabalhar com a minha dupla Manoela e poder conhecê-la um pouco mais. A Josete e as crianças são muito divertidas, foi maravilhoso conviver com eles. Irei sentir falta de cada momento. Agradeço a Josete pelo seu modo de se relacionar com as crianças, por ser mãe, educadora e amiga;, o amor e o respeito que as criançasessas têem por ela é evidente. Esse comportamento sempre gerou fascinação em mim por gostar de lidar com crianças, mas, ao mesmo tempo, não saber como agir em certas ocasiões. Agradeço a Manoela pelo enorme companheirismo e força de vontade ao longo do projeto, ela é uma mulher muito forte e amiga. Seu companheirismo e força sempre me deixaramou tranquila, pois sabia que estaria comigo até o fim.

Manoela de Oliveira Silva da Costa

No projeto 1002, tivemos a oportunidade de sair da caixa como um ambiente de sala para ter aulas em um ambiente diferente , uma tenda com paredes de bambu com chão de areia e almofadas de folha, u ambiente livre para uma interação mais cativante entre os alunos. E também saímos da caixa na liberdade de expressar o que sentimos e aprendemos através de cada agradecimento que faz com que nos descobrimos um pouco mais aprendi a importância de prestar extrema atenção em tudo e nas pessoas com quem convivemos. Buscar o novo, experimentar, criar foram passos importantes que aprendi com os Professores Ana e Vicente e também com os colaboradores que contribuíram muito para o desenvolvimento do projeto. Aprendi a lidar com alguns obstáculos e com uma parte de mim totalmente desconhecida, descobri fraquezas e habilidades, chorei e sorri, explodi e me reinventei e todas essas sensações me fizeram crescer e amadurecer. Sou muito grata a minha dupla que me permitiu conhece la mais e fundamentar uma amizade, uma pessoa incrível. Eu pude conhecer profissionais de outras areas interessadas em nosso trabalho como a Diretora Adjunta da Creche que se chama Valéria que nos recebeu e acolheu com muito carinho, mas o que mais sentirei saudade será das crianças, cada nome e cada rosto estão marcados em mim. Todos os momentos do processo de desenvolvimento tiveram seu grau de importância e essa foi uma experiência riquíssima de troca de conhecimento e carinho. Agradeço a Josete por tratar todos com carinho, por me ensinar os momentos de ter paciência, calma como se conquistar respeito e com certeza ganhou a minha admiração. Agradeço por me mostrar o quanto o simples pode significar muito para alguém, por me ensinar que com imaginação, criatividade e experimentando posso ir aonde eu quiser. Agradeço a Isabel assistente da Josete no turno da manhã na creche por nos receber com muito carinho e por também se interessar e participar nas atividades que realizamos e me ensinar que quando se gosta do que faz nos dedicamos. Agradeço a Carolina pela confiança, pelo companheirismo pela vontade em todo o percurso que percorremos. Sua Calma me tranquilizou, seu companheirismo nos aproximou e sua dedicação foi fundamental para conseguirmos alcançar nosso objetivo.

Josete Balbino

Inicio este texto confessando que receber alunos da PUC na minha sala tem um tom especial... Já que traz à tona meu próprio processo de formação, visto que foi nesta Universidade que estudei e me formei. Sabemos que o projeto é um processo de aprendizagem indispensável a qualquer profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira. O projeto possibilita o diálogo entre a teoria e a prática, pois, na medida em que o acadêmico tem contato com as tarefas que o projeto lhe proporciona, começa então a assimilar tudo àquilo que tem aprendido. Assim, nesta perspectiva, percebi envolvimento por parte das alunas com o trabalho desenvolvido na sala. Ambas estavam sempre muito solíicitas e atentas para o desenvolvimento do trabalho realizado e para as demandas do grupo. Todas as semanas traziam novidades, objetos que como mágica se transformavam em nossas mãos em recursos pedagógicos para a abordagem das diferentes áreas do conhecimento, como por exemplo: o jogo de encaixe das formas geométricas (matemática) e placas de almofadas com encaixe para gravuras que juntas formavam história (sequencia lógica de um texto: começo, meio e fim). Obviamente, que numa realidade de uma cCreche pública, numa sala com 18 crianças de 03 anos de idade e apenas dois adultos para atender todas as demandas físicas, psicológicas e pedagógicas, nós não aproveitamos as muitas possibilidades que as meninas traziam semanalmente, mas somos conscientes da importância do papel de uma parceria como essa, ou seja, o olhar de fora, o olhar do estudante sobre a prática cotidiana de uma instituição de formação.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC / 2015.1
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Vanusa Maria de Melo

e-mail: anabranc@puc-rio.br

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