A Grande Roda




Equipe:
Carolina Mano
cmjmano@gmail.com
Yuri de Murtas
ydemurtas@gmail.com

Grupo social:
Gabriela Martins Bernardes
gabi.babe@ig.com.br

Escola Municipal Tristão de Athayde
Rua Bráulio Medeiros, 405 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Resumo:

Realizamos o Projeto II na Escola Tristão de Athayde, na Barra Da Tijuca com a Professora de Maternal Gabriela Martins. Durante nossos encontros semanais, observamos suas atividades e obtivemos de suas falas, conjuntos de palavras que compuseram o universo vocabular da Gabriela, do qual reconhecemos a frase tema do projeto: “Os alunos brincam na grande roda, a escola e, com música e história, aprendem brincando”. O ponto chave da frase são suas últimas palavras, apreder brincando e a roda, atividade que Gabriela inicia sua aula, na qual é o momento em que cada um tem seu tempo de poder falar, de ser ouvido e de ouvir o outro. É também na roda que a Gabriela procura ensinar os alunos de forma lúdica. Por meio dos experimentos elaborados e relacionados na sanfona, definimos o Partido Adotado para o trabalho desenvolvido pela intercessora: Misturar, unir a roda as atividades nas quais o aprendizado é brincadeira. Essa definição nos mostrou que a roda seria motor que moveria todo o aprendizado através das brincadeiras alí feitas. Como protótipo final, construimos uma roda com 4 metros de diâmetro, dividida em 8 fatias, cada uma com uma cor do arco-íris em brim, costurado sobre o nylon dublado. Em cada fatia foi feito o matelacé para dar estrutura as fatias e foram colocados botões em suas extremidades, para que as fatias pudessem se separar e se juntar com maior facilidade. O protótipo apresenta como objetivo estabelecer fisicamente a roda, na qual as crianças podem aprender brincando, sempre de forma lúdica, podendo se separarem e se unirem em módulos para as diferentes atividades em sala.

Agradecimento Carolina

Eu agradeço à Gabriela por estar sempre presente, por sempre dar um jeito de por nossos experimentos a teste, por dizer quando não estava bom ou não entrava bem na aula. Ela me mostrou uma professora que acredita nas aulas que leciona e uma pessoa paciente e aberta para experiências (e experimentos, e variações, e observações...) novas e novos métodos Eu agradeço ao Yuri por ser responsável, muito mais que eu, e por estar sempre me apoiando, fazendo a sua parte e cobrando a minha, quando eu estava preocupada e estressada com os trabalhos de outras matérias. Sou grata também por aceitar fazer mais um projeto comigo e se por a disposição de me aguentar por mais um semestre!

Agradecimento Yuri

Agradeço à Gabriela por tudo que ela fez e representa. Diante de todas as adversidades e dos problemas da educação em nosso país, como salários baixos e pouco incentivo encontrar uma professor tão dedicada nos faz ter esperança num futuro melhor. Isso gerou em mim agir de qualquer forma, para que a educação seja algo para todos, e através do Design poder torná-la em algo mais interecessante e produtiva. Agradeço à Carolina por ter sido até o final do projeto uma dupla extraordinária, e uma pessoa inteligente e dinâmica, com quem pude dividir todas as emoções e experiências do projeto. Isso gerou em mim valorizar as amizades e a importãncia de outra visão junto a minha.

Gabriela Martins Bernardes

Foi um prazer fazer parte deste projeto. No início não sabia como eu e minha turma de maternal dois poderia ajudar e participar. Nos primeiros encontros foi um pouco estranho ter duas pessoas observando e anotando tudo nos seus bloquinhos. A curiosidade era grande. As crianças logo ficaram a vontade e sempre que chegavam perguntavam se era dia de Carol e Yuri. Logo nos primeiros experimentos já deu para perceber como essa experiência seria rica e lúdica e assim foi ficando. Cada vez mais difícil escolher entre um e outro. Tudo foi feito pensado nos meus pequenos e para mim foi ótimo fazer diferente o cotidiano da sala de aula. Tenham certeza que a roda irá colorir a manhã de muitas crianças e eu sempre me lembrarei dos momentos que passamos juntos. Obrigada!!!! Prof. Gabriela.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC / 2015.1
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Vanusa Maria de Melo

e-mail: anabranc@puc-rio.br

English Version