Chamada dos Sentimentos Carinhosos do Dia





Equipe:
Laís Buarque
lais-buarque@hotmail.com
Valquíria Barcellos
kikabarcellos@uol.com.br

Grupo social:
Tereza Cláudia Medella Dias
c.dias11@yahoo.com.br

Escola Municipal Rubem Braga
Praça General Alcio Souto, 37 - Lagoa, Rio de Janeiro - RJ CEP: 22471-310 - Telefone: +55 21 2538-1065

Resumo:

O projeto foi feito com a Professora Cláudia, na Escola Municipal Rubem Braga, que é responsável por uma turma de maternal, onde as crianças têm de quatro à cinco anos de idade. A Escola oferece para as crianças café da manhã, almoço e lanche da tarde. Dentre as atividades diárias que pratica com as crianças estão: desenho; pintura; leitura de histórias; filmes; criação de poemas; escrita de nomes e brincadeiras. Este ano, em especial, a professora trabalhou com as crianças fotos e cinema, onde as crianças assistiram filmes, viram fotos, aprenderam à filmar, tirar fotos e o que acontece por trás do processo de filmagem e fotografia. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Professora Cláudia, reconhecemos como tema para o projeto: “Mais carinho, mais história porque é maneiro” A atividade da professora que mais se relacionou com a frase foi o seu costume de segunda-feira pela manhã, ao fazer a chamada com os alunos, pedir que eles procurassem reconhecer seus nomes escritos em papel em uma pilha, e quando reconheciam os nomes, pedir que eles lhe contassem um por um como foi o fim de semana deles, como eles estão se sentindo naquele dia, estimulando que as crianças demonstrem mais suas emoções e aprendam à se expressar melhor. A partir das observações feitas com o resultado dos experimentos feitos em sala com a professora, decidimos produzir um protótipo que trabalhasse a interação da professora com as crianças, de uma forma que aproximasse os dois, mas que também incluísse o aprendizado diário das crianças, e que fossem incluídas no trabalho de forma que fosse divertido para elas. O nome dado ao protótipo final foi "Chamada dos Sentimentos Carinhosos do Dia". Fizemos cinco almofadas de carpete amarelo, com diâmetro de uma fôrma de pizza, e nelas pintamos cinco emoções diferentes, feliz, triste, vergonha, doente e raiva. Depois, fizemos doze números de feltro vermelho, de 5x5cm e escrevemos com tinta preta números de zero à nove, repetindo os números um e dois, para marcarem os dias do mês, fazendo um tipo de almofada cheia de espuma, com velcro costurado na parte de trás para poder fixar à base. Produzimos também os meses do ano, de aproximados 7x17cm, também escritos com tinta preta sobre feltro vermelho, com espuma e com velcro costurado na parte de trás. Depois de produzirmos os meses, começamos à fazer os elementos do clima do dia, como nuvens, sol, gotas de chuva e um raio, feitos com o mesmo princípio das almofadas, costuramos velcro na parte de atrás e enchemos com espuma. Fizemos depois vinte e quatro suportes para os nomes das crianças, utilizamos carpete amarelo de 7x17cm com 6x16cm vazados para que os nomes pudessem ser observados, costurados para parecerem envelopes. Na parte de dentro, fizemos cartões de PS para serem encaixados, onde a professora poderia escrever os nomes das crianças do ano e depois apagá-los da forma que achar melhor. Por último, fizemos a base da chamada com o tecido brin, produzimos quatro bolsos na parte de baixo para serem guardadas as partes da chamada. Na parte de cima, escrevemos na esquerda "dia"e colamos o velcro para as crianças colarem os dias e o mês. Na direita, escrevemos "hoje está" e também colamos velcro para as crianças montarem o clima do dia como preferirem. À baixo dos dois, colamos os velcros que segurariam os nomes. A parte de cima da chamada possui uma cortina feita com fio de polipropileno (corda de varal) para encaixarmos em cima do quadro da professora. A professora chama as crianças para sentarem em roda perto do quadro e pergunta que dia é hoje. Quando as crianças encontram os números, eles colam na chamada no local indicado. Depois, pede para que as crianças procurem o mês atual para colarem na chamada. Após terem colado os dias e o mês, as crianças montam o clima do dia. Espalhadas as almofadas dos sentimentos no chão no meio da roda, a professora mostra para os alunos os seus nomes e cada um reconhece o seu. Depois que eles reconhecem seu nome, a professora pede para que elas escolham uma almofada do sentimento, que estejam sentindo no dia, e colem seus nomes em cima. Após colocarem o seu nome, a professora pergunta para cada um o porquê da escolha daquele sentimento, e as crianças por fim contam uma história sobre o motivo por trás de sua escolha.

Laís Buarque:

Essa experiência foi muito boa para mim, por ter me ensinado à ter mais compromisso com horários, responsabilidade com as crianças, e mais paciência para explicar e ensinar, observando a maneira com que a professora passa seu conhecimento para elas, com calma, atenção e paciência. Agradeço à professora por ter nos dado essa oportunidade de fazer esse projeto com ela e com as crianças durante esse período. Por nos deixar fazer parte do carinho que ela têm com cada criança. Foi muito inspirador para mim, ver como o seu jeito de ensinar é paciente com as crianças que possuem mais dificuldade e um pouco mais duro com aquelas que são um pouco preguiçosas. Isso gerou em mim uma nova perspectiva sobre como lidar com crianças e ser mais paciente no dia-a-dia. À minha dupla Valquíria por ter me ensinado muitas coisas, como pensar nos outros antes de nós mesmos, tomar cuidado com o que dizemos perto das crianças, mas acima de tudo sobre como trabalho em equipe deve realmente funcionar, as duas partes fazendo o trabalho juntas, fiquei muito feliz por esse projeto ter me presenteado com uma amiga.

Valquíria Barcellos:

Agradeço à parceira Claudia por termos tido a chance de trabalhar esse semestre, tendo a chance de acompanhar um trabalho que admiro e ver o seu carinho com os alunos e pela a profissão. Isso resultou em mim grande alegria e satisfação por conhecê-la. A convivência com ela enriqueceu meus conhecimentos para a vida. À dupla Laís por ter chance de ser sua dupla. Foi divertido estar ao seu lado, além do fato que ela me ensinou muitas coisas novas e por ter me mostrado um ponto de vista diferente sobre o que fazemos. Fico muito feliz por acabar o projeto com uma amiga.

Avaliação da Profª Tereza Cláudia Medella Dias:

As alunas Valquíria e Laís, estudantes de Desenho Industrial da PUC estiveram em visita no Espaço de Desenvolvimento Infantil Rubem Braga para desenvolver o projeto de criação: Chamada dos Sentimentos Carinhosos do dia para a turma E.I 22. Alunas envolvidas, comprometidas e responsáveis; desenvolveram excelente relação com as crianças e com a regente da turma. O trabalho foi realizado com sucesso, atendeu as expectativas das crianças e da professora.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Vanusa Maria de Melo

e-mail: anabranc@puc-rio.br

English Version