Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

O LILD - Laboratório de Investigação em Living Design, do Departamento de Artes da PUC-Rio, vem desenvolvendo pesquisa na área do Desenho Vivo (Objeto, meio ambiente e sociedade), utilizando-se de materiais que se encontram prontos para o uso na natureza e disponibilizados pelos diferentes ecossistemas.

Bambu, terra, hortaliças e sementes, são exemplos de modelos vivos para investigação e desenho. Que, por sua vez, favorecem a troca de informações e conhecimentos a partir do contato direto com as mãos. Esses elementos são também capazes de participar do processo produtivo orgânico, pois promovem a revitalização do ambiente e das relações sociais.

Para o trabalho de campo nas áreas urbanas foi construído o Laboratório Itinerante de Pesquisa do Aprendizado com Modelos Vivos II, composto de um conjunto de tendas, que funcionam como micro-unidades de produção de pesquisa orientada, auto-sustentável.

Com uma estrutura auto-tensionada de bambu, cada tenda é sustentada por 4 apoios e coberta com tecido, ocupando um espaço de aproximadamente 1m2.

Equipamentos, ferramentas e utensílios vem sendo projetados e construídos privilegiando a utilização de materiais naturais, a partir das experimentações geradas pelo uso itinerante.

A forma desse laboratório recorda não somente a alegria dos dias de festa religiosa (féria) em praça pública, como também a liberdade e a permeabilidade com o entorno que as feiras de frutas e hortaliças promovem.

Com a intenção de sublinhar atitudes e atividades revitalizantes que ampliam a qualidade de vida, o Laboratório Itinerante de Pesquisa do Aprendizado vem sendo instalado onde é convidado a demonstrar o modo de fazer , a arte de cada produtor-pesquisador interessado em investigar o desenho vivo no desejo coletivo.

Em atividade, a "Feira do Desenho Vivo", como é chamada, expõe e oferece a transparência dos processos de produção, as técnicas utilizadas e os produtos resultantes.

Dessa maneira, não só é desvelado o processo de práticas revitalizantes ao público urbano interessado, como também promove o linguagear (formação da consciência a partir do diálogo, segundo o biólogo Humberto Maturana) sobre questões ambientais, auto-construção, saúde, ...

Com a participação da comunidade esse ato é transformado numa aula aberta, onde a pergunta do aprendiz desencadeia o movimento do aprendizado.

Essa prática vem revelando a importância da troca de experiências entre os produtores-pesquisadores e o público, como também entre a própria multidisciplinaridade dos pesquisadores, gerada pelas suas diferentes formações acadêmicas: geografia, desenho industrial, comunicação social, artes, serviço social, ...

A ação efetiva no mundo físico, o contato direto do corpo com a matéria viva e com o processo de fazer singular, resultam em cruzamentos de conhecimentos inesperados. Cada tenda transforma-se em uma unidade de produção de pesquisa viva, capaz de gerar sua auto-sustentabilidade.

Essa oportunidade evidencia a importância da experimentação de idéias no mundo físico, como também um retorno ao ambiente acadêmico onde o registro e a reflexão organizada são transformados em monografias, dissertações e teses de pós graduação, favorecendo sua sucessão e multiplicação.

São considerados produtores de modelos vivos aqueles que desenvolvem atividades que fortalecem as manifestações da vida adaptadas ao ecossistema local: quando as etapas de seus processos produtivos estão voltadas para o favorecimento do bem comum dos habitantes e do planeta como um todo (holos).

As Barracas da Feira do Desenho Vivo


SUCO DE LUZ DO SOL

 

...há uma árvore de vida que frutifica doze vezes. Cada mês ela dá seu fruto, e sua folhagem serve para a cura das nações. 

Apc 22,2  


DESENHO COM FRUTAS

 

Mais vale um prato de frutas com amor... Pr 15,17


DESENHO AQUECIDO

 

Nenhuma oferta de cereais, que fizerdes ao Senhor, será preparada com fermento; porque não queimareis fermento algum nem mel algum como oferta queimada ao Senhor.            Lv  2,11  


DESENHO COM HORTALIÇAS

 

Daniel tomou a firme decisão de não se contaminar com as iguarias ...que se nos dêem legumes a comer e água a beber.  Ao término dos dez dias, viu-se que eles tinham melhor aparência...     Dn 1, 12-15  


ÁGUAS COLORIDAS

 

Que vamos beber?O Senhor lhe indicou uma  espécie de árvore.

Ele jogou um ramo na água e a água tornou-se doce. 

Ex 15, 25


SURPRESA VIVA

 

Doce é a luz,

ver o sol deleita os olhos.     Ecl 11, 7 


 DESENHO NA PIZZA

 

...logo ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, porque qualquer que comer pão levedado, esse será cortado de Israel.

Ex 12,15        

 


DESENHO FERMENTADO

 

Mais vale um prato de legumes com amor...   Pr 15,17

 


DOCINHO DE FESTA     

 

Doce é a luz,

ver o sol deleita os olhos.     Ecl 11, 7

 


MASSA DE MODELAR COMESTIVEL

 

Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim, mas náo coma do fruto da ciência do bem e do mal.  Porque em qualquer tempo que comeres dele, certissimamente morrerás.           Gn 2,16-17 

 


SEMENTE GERMINADA    

 

Deus disse:  Eu vos dou toda erva que produz a sua semente sobre toda a superfície da terra e toda árvore cujo fruto produz a sua semente; tal será o vosso alimento

Gn 2,29

 


VERDURA ORGÂNICA COM TERRA

 

...plantai pomares e comei de seus frutos        Jr 29,5

 


 OBJETOS ITINERANTES

 

O reino dos céus é comparável a uma rede...junta o que é bom...

 Mt 13, 47

 


 HORTALIÇAS E SEMENTES ORGÂNICAS

 

Dá-nos semente para que vivamos...e o solo não será   desolado.       Gn 47, 19

 


 MATERIAL DIDÁTICO

 

O que recebeu a semente em terra boa é o que ouve a palavra e compreende então ele dá frutos e produz...             Mt 13, 23

 


FARINHAS COLORIDAS  

 

...logo ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, porque qualquer que comer pão levedado, esse será cortado de Israel.

Ex 12,15   

 

voltar

 

CONVITE AS ESCOLAS

 


 

Grupo de Formação em Empreendedorismo Ambiental Solidário

 


 

A BUSCA POR PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS: Um estudo de caso no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  Feira Desenho Vivo 

por Eduardo Riviello

 

Parte 1

Parte 2


Fotos da Feira do Desenho Vivo da PUC-Rio


Feira de Desenho Vivo na Bio Brasil Fair  Natural Tech  São Paulo 2010 


Feira de Desenho Vivo na Bio Brasil Fair  Natural Tech  São Paulo 2008 


Feira do Desenho Vivo no 2º Congresso  Vegetariano Brasileiro 2008  UNIBH - Belo Horizonte/MG


 

Feira do Desenho Vivo no 1º Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino Americano

Agosto 2006

 


36 ó Congresso Vegetariano Mundial

Florianópolis SC

novembro 2004

 


 

Fotos da Feira do Desenho Vivo representando a PUC na Feira da Providência - 2000

 


 


 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version

french version